Última atualização em 27 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros
É isso mesmo… Agora a Via Varejo se chama apenas “Via”. A novidade pegou o todo o mercado de surpresa e também refletiu mais algumas mudanças pontuais no posicionamento da varejista.
Na verdade, a alteração de nome da Via Varejo tem como objetivo a companhia ser conhecida como a “melhor Via de compras” para os consumidores brasileiros. E isso acontece justamente após a recente mudança de nome de uma de suas empresas, a Ponto Frio, que passou a ser apenas “Ponto”.
Ou seja, a varejista está passando por um período de significativas mudanças. Tudo para crescer no mercado e retomar ao topo do mercado… Tanto que, junto com o anúncio da mudança de nome, também informou ao mercado a compra de uma importante empresa…
Quer entender tudo isso em detalhes? Acompanhe os próximos tópicos…
Grupo Via Varejo Também Muda Logo, Cores e Tem Um Novo Posicionamento
Em fato relevante divulgado ao mercado, a agora chamada “Via” anunciou a reformulação de sua marca, com mudanças no logo, tipografia e cores.
A companhia ressalta que está atenta ao futuro, afirmando não ser a mesma Via Varejo de ontem, nem a Via de amanhã. A ideia por trás das mudanças é a busca pela inovação a todo momento. E mais do que isso…
A antiga Via Varejo afirma não ser mais uma empresa de varejo apenas. É agora uma companhia que tem buscado unificar barreiras físicas e digitais das lojas, sites e apps, fazendo associações com startups que dão mais velocidade aos seus sistemas logístico e tecnológico…
E, ao mesmo tempo, também acelerando a entrada de novos sellers em seu marketplace todos os dias.
Assim, no documento oficial, a Via ressalta o foco em ser a primeira opção para os consumidores do país:
“O novo posicionamento da empresa reforça a estratégia da companhia de ser reconhecida como a melhor Via de compras todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem. A Via que revoluciona, inclui e transforma, inspirada por pessoas e negócios”, afirma.
Mas está enganado quem pensa que as novidades a respeito da Via acabam por aqui. A varejista também anunciou a aquisição de mais uma empresa…
Celer Agora Faz Parte da Via
Em outro fato relevante emitido no mesmo dia, a Via anunciou a aquisição da Celer Processamento Comércio e Serviço, plataforma de soluções de pagamentos, por meio de sua controlada Lake Niassa Empreendimentos e Participações.
A empresa de Bank-as-a Service (Baas), hoje já conta com cerca de outras 200 fintechs integradas, que oferecem contas digitais integradas a serviços de pagamentos para mais de 24 mil estabelecimentos cadastrados…
De acordo com a varejista, a chegada da Celer ampliará os serviços financeiros disponibilizados aos vendedores do marketplace, como:
- Adquirência e gateway para vendas físicas e online;
- Conta digital banQi completa e integrada ao PIX;
- Plataforma de antecipação dos recebíveis;
- Gestão da agenda financeira.
Assim, a incorporação da Celer nos negócios da varejista pretende facilitar a interação financeira entre o seller e as lojas físicas…
O valor da aquisição da fintech não foi revelado, mas dá para perceber que foi um investimento coerente com os objetivos da Via. Aliás, as últimas ações do grupo reforçam bem essa ideia…
O Grande Foco da Via Varejo: A Liderança do Mercado
Só no ano passado, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, e a Banci, companhia que presta serviços de conta digital…
Também adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce. E depois comprou uma cota de participação na Distrito, companhia que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.
Recentemente, a companhia lançou uma nova plataforma de logística, a Envvias. E estendeu a campanha de “Comissão Zero” para atrair ainda mais vendedores para seu marketplace…
Diante disso, não há como negar: a agora Via reafirma o que todo o mercado já sabia: a varejista quer mesmo disputar de igual para igual com as líderes do setor…
Na verdade, a relevância que o grupo liderado pela família Klein sempre teve no varejo é algo indiscutível… Por isso, acompanhar toda a transformação digital e a retomada da varejista tem sido algo animador para todo o mercado em si. Principalmente para quem vende em seu marketplace… As últimas ações comprovam isso.
Gostou da matéria? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.