Última atualização em 5 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros
Parece que a Via Varejo é mais uma empresa que decidiu dar mais atenção às medidas sustentáveis. Em meio a alta produção e aos excelentes resultados obtidos trimestre após trimestre, a companhia precisou pensar em estratégias voltadas à sustentabilidade.
E é verdade: a Via Varejo tem tido um excelente desempenho no varejo em geral…
Só no 4º trimestre do ano passado, o grupo atingiu um faturamento de R$38,8 bilhões. Ou seja: não é à toa que a empresa quer se tornar mais sustentável…
Para saber como será a adoção de veículos elétricos em sua logística e como a iniciativa funcionará, basta acompanhar os próximos tópicos do artigo.
Via Varejo Coloca Carros Elétricos Esse Mês Para Realizar Entregas
A Via Varejo acaba de anunciar que vai colocar em circulação 10 veículos elétricos para realização de entregas, havendo a possibilidade de dobrar esse número futuramente.
A iniciativa, que acontecerá apenas em São Paulo por enquanto, contará com caminhões e vans… Todos com as seguintes especificações:
- Baterias duram por até 300 quilômetros;
- Capacidade para transportar até 720 quilos.
Mas não é só isso…
Carros elétricos também serão utilizados, mas fazendo apenas entregas na Zona Sul de São Paulo.
Com essas medidas, a empresa espera atuar no varejo dando uma atenção especial para as questões de sustentabilidade…
O Foco é Ser Mais Sustentável
O principal foco da Via Varejo é reduzir as emissões de carbonos até 2025 e, claro, fazer com que seus processos de logística fiquem cada vez mais sustentáveis…
Contudo, é preciso ressaltar que não é de hoje que a Via Varejo tem se preocupado com pautas ligadas ao meio ambiente. Hoje, a companhia já conta com um programa de economia circular e também logística reversa…
Exemplo disso é que a Via Varejo dobrou o número de lojas físicas com pontos de coletas para o descarte de eletrônicos…
E, atualmente, já são 400 locais para os consumidores descartarem produtos de forma correta e segura.
Além disso, a rede varejista também faz a coleta de embalagens no ato da entrega – quando os clientes autorizam – e entrega tudo para 11 cooperativas responsáveis pela reciclagem dos materiais.
Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, afirmou em entrevista recente à Exame que mais de 5 mil toneladas já foram recicladas e 250 famílias beneficiadas com o programa, que leva o nome de Reviva.
Dessa forma, fica claro os esforços da Via Varejo em apostar em matrizes energéticas mais limpas. Sobre isso, inclusive, o executivo ressaltou:
“Já temos todas as lojas de Minas Gerais e 57 lojas no Rio de Janeiro são abastecidas unicamente com energia solar. Fazemos isso para reduzir nosso impacto”, afirmou.
E todas essas iniciativas fazem muito sentido…
Principalmente em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, claro. Mas também porque diversas companhias do setor estão atentas à adoção de medidas mais sustentáveis…
Via Varejo Não é a Única a Investir em Sustentabilidade
Recentemente, o Mercado Livre anunciou a utilização de mais de 70 carros elétricos em sua logística, sendo 51 deles destinados apenas ao Brasil…
E mais…
A companhia mais valiosa da América Latina divulgou que também irá financiar os veículos elétricos para seus entregadores.
Além disso, outra empresa que também adotou medidas mais sustentáveis foi a Amazon. A varejista norte-americana já conta com veículos elétricos em sua malha logística e pretende zerar as emissões de carbono até 2040.
Sendo assim, fica nítido que as estratégias da Via Varejo nesse sentido são coerentes e, ao mesmo tempo, também contribuem para a expansão de sua atuação no mercado…
E a tendência é que mais empresas adotem iniciativas mais voltadas para diminuição dos impactos ao meio ambiente, já que o setor simplesmente não para de crescer.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.