Última atualização em 10 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
As formas de pagamentos sempre foram uma preocupação para quem vende tanto no varejo físico quanto no online. Contudo, no ano passado, em que o isolamento social era uma regra, disponibilizar meios de pagamentos variados foi a solução encontrada para nenhuma oportunidade de venda ser perdida. E o resultado disso? Uma alta avassaladora dos pagamentos com cartões…
Isto é, a opção de pagar com cartão de crédito ou débito existe há um bom tempo. Mas é inegável o papel CRUCIAL que esse meio de pagamento ganhou no decorrer dos últimos meses…
E mais do que isso…
Na prática, as empresas que ainda não haviam disponibilizado esse tipo de pagamento, tiveram que correr atrás do tempo perdido para evitarem os mais variados prejuízos.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar números sobre o crescimento do uso de cartões como forma de pagamento no varejo, além de também pontuar se isso aconteceu da mesma forma no Ecommerce. Acompanhe!
Pagamentos com Cartões Chegam a R$ 2 Trilhões
De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos realizados por meio de cartões atingiram uma quantia bem expressiva no ano passado…
Sim, foram R$ 2 trilhões no total!
Na prática, isso representa um aumento de 8,2% em relação a 2019…
Além dissi, as respectivas modalidades de cartões atingiram os seguintes valores e percentuais:
- Crédito: R$ 1,18 trilhão (crescimento de 2,6%);
- Débito: R$ 762,4 bilhões (alta de 14,8%);
- Pré-pago: R$ 45,3 bilhões (aumento de 107,4%).
Mas não só isso…
Ainda segundo o relatório, ao todo, foram realizados 23,3 bilhões de pagamentos via cartões. Ou seja, 3,6% a mais do que em 2019.
Em relação às compras feitas em outros países, houve uma queda de 60%, o menor percentual obtido nos últimos 16 anos. Em números, a quantia foi de R$ 16,8 bilhões…
E as transações feitas por estrangeiros aqui no Brasil diminuíram em 48,3%, atingindo R$ 10,6 bilhões.
Contudo, esses resultados animadores foram além do varejo físico. Isto é, analisando o setor de Ecommerce, dá para perceber que o uso de cartões nas compras online também teve uma alta bem significativa…
Transações Com Cartões Também Crescem nas Compras Online
O levantamento da Abecs também apontou que os compradores online também utilizaram bastante os cartões como forma de pagamento em 2020…
Houve um crescimento de 32,2%, registrando uma quantia de R$ 435,6 bilhões nas compras pela internet, por aplicativos e outros meios de compras não presenciais…
Na última edição da Black Friday já ficou perceptível o quanto os aplicativos estavam em alta no gosto do consumidor. Para você ter uma ideia, ao longo do evento, houve uma aumento de 72% nas vendas realizadas por meio de aplicativos – em um comparativo com o mesmo período de 2019.
E mais do que isso…
Outro dado que chamou a atenção foi o uso de pagamento por aproximação. Em outubro do ano passado, por exemplo, um estudo feito pela Visa Consulting & Analytics, informou que o uso de pagamento por aproximação no Brasil cresceu 40% só no 1º semestre de 2020…
Agora, parece que essa tendência de crescimento continuou firme até o fim do ano…
Isto é, essa modalidade que possibilita o pagamento sem precisar encostar na máquina de cartão, aumentou 469,6% na comparação com 2019, marcando R$ 41 bilhões. E entre as funções mais usadas pelos compradores, estão:
- Débito: R$ 19,5 bilhões;
- Crédito:R$ 18,8 bilhões;
- Pré-Pago: R$ 2,7 bilhões.
Sendo assim, isso tudo só reforça o quanto 2020 foi um ano atípico e cheio de desafios para os empresarios…
Um Ano de Adaptações e Mudanças
Você pode reparar: o próprio crescimento absurdo do Ecommerce comprova o quanto o ano passado foi diferente. Óbvio que o setor estava crescendo fortemente ano após ano…
Mas, em meio à pandemia, Ecommerce teve uma expansão de 40% no número de usuários, chegando a 41 milhões no total – isso só no 1º semestre…
Ao todo, foram 7,3 milhões de pessoas fazendo compras pela internet pela primeira vez!
Ou seja: não dá para ignorar o quanto esse cenárioo é significativo…
Basicamente, quem vendia exclusivamente em lojas físicas se viu “obrigado” a investir na digitalização dos negócios. Por outro lado, as empresas que já vendiam online também precisaram se adaptar para suprir a alta demanda.
Assim, em meio a tudo isso, nunca fez tanto sentido o BOOM das transações por cartões e outros meios de pagamento sem contato, como por aplicativos e aproximação…
E o mais importante disso tudo e que PRECISA ficar no radar dos empresários: a tendência é esse cenário animador continuar! Principalmente porque a estimativa é que o Ecommerce fature cerca de R$ 100 bilhões ao longo de 2021.
Sendo assim, só para resumir…
Se você por algum motivo ainda não atualizou os meios de pagamento do seu negócio (isso sem falar na necessidade de vender online, caso você seja lojista físico), faça isso o mais rápido possível…
As oportunidades de vendas só tendem a crescer e quem não for capaz de dar conta da alta procura estará perdendo, literalmente, a chance de lucrar ainda mais.