Balanço Via Varejo: Grupo Reverte Prejuízo Com Lucro Milionário

Última atualização em 11 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

O balanço da Via Varejo mostrou o quanto a corrida pela liderança do setor tem tomado novos rumos. Isto é, varejistas que antes estavam enfrentando grandes dificuldades para se adequarem à necessária transformação digital, agora estão conseguindo bons resultados nesse sentido. 

Ao que tudo indica, o 3º trimestre foi bem positivo para a Via Varejo. Após enfrentar um alto prejuízo no ano passado, a varejista parece estar retomando ao seu lugar no mercado

O caminho ainda é longo, claro. Mas é fato que as últimas iniciativas da companhia estão surtindo bons resultados.

Quer entender melhor tudo isso? Acompanhe os tópicos a seguir…

Neles, vou apresentar em detalhes os números referentes ao 3º trimestre da varejista, e explicar algumas estratégias da companhia para ampliar sua atuação no digital. 

balanco-via-varejo
(Imagem: Divulgação)

Balanço Via Varejo 2020: Lucro Líquido Superior a R$ 500 Milhões

A Via Varejo divulgou seus resultados referentes ao 3º trimestre deste ano e os números chamaram bem a atenção do mercado…

O documento referente ao balanço Via Varejo informou um lucro líquido de R$ 590 milhões nos meses de julho a setembro…

Ou seja, a varejista conseguiu reverter um prejuízo de R$ 346 milhões apontados no mesmo período de 2019…

E, no acumulado dos primeiros 9 meses de 2020, o lucro líquido atingiu R$ 667 milhões, o que também reforçou a superação do prejuízo, que, no mesmo período do ano passado, foi de R$ 558 milhões. 

Além disso, a varejista cita que sua receita bruta foi de R$ 9,296 bilhões, atingindo uma alta de 40,7%…

Já a margem bruta anunciada no balanço Via Varejo foi de 35,4%, reportando uma alta de 5,5 pontos. 

Entretanto, esses não foram os únicos resultados do balanço da Via Varejo…

Dá só uma olhada:

  • Ebitda Ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização): R$ 1,196 bilhão, atingindo uma alta de 443,6%;
  • Margem Ebitda: 15,3%, representando um aumento de 11,4 pontos percentuais;
  • Dívida Financeira: R$ 4,5 bilhões, ou seja, marcou mais do que o dobro, já que o mesmo período do ano passado foi de R$ 2,1 bilhões.

E mais:

O balanço Via Varejo mostra que o grupo bateu um recorde em seu GMV (Volume Bruto de Mercadorias Vendidas)…

A varejista simplesmente atingiu R$ 10 bilhões, o que simboliza um aumento de 18,5%…

Contudo, desse valor total, 41% foi obtido através das vendas online.

E, falando em desempenho no Ecommerce, o balanço da via varejo tem mais informações bem animadores nesse sentido…

Ecommerce da Via Varejo Cresce Mais de 219%

É isso mesmo: o Ecommerce do Grupo Via Varejo teve um crescimento de 219%

Além disso, o ganho de market-share do 1P foi de 294% no comparativo o mesmo período do ano passado…

E isso já indicou todo o potencial de crescimento para o 3P, que registrou uma alta de 83%.

No GMV, o Ecommerce da Via Varejo teve um aumento de sua participação de 18% (referentes ao 3º trimestre do ano passado) para 41% neste ano. 

Mas não só isso…

As vendas pelos aplicativos, por sua vez, marcaram 27% do GMV online, as pelo mobile, registraram 80%.

Sobre isso, o relatório afirma:

“Os números dos últimos três meses nada mais são que o resultado da jornada de transformação que envolve toda a Companhia e descrevem um importante movimento em nossa estrada rumo à inovação, à tecnologia e ao futuro.”, ressalta.

Ou seja: os resultados foram extremamente positivos. Mas isso não foi à toa…

A verdade é que a varejista tem feito fortes investimentos ao longo de 2020 … 

Resultados do Balanço Via Varejo Fazem Sentido com as Estratégias da Varejista?

É seguro dizer que o futuro o qual a Via Varejo se refere no balanço começou no 3º trimestre. 

Em outubro, a companhia adquiriu a I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…

Além disso, recentemente, a Via Varejo anunciou a compra de participação na Distrito, empresa que faz o que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. 

Antes do 3º trimestre, a varejista comprou a AsapLog, companhia focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

E também lançou as seguintes ações para as Casas Bahia:

  • Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
  • Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
  • Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.

Diante de tudo isso, não há outra resposta mais coerente que: sim, os resultados do balanço Via Varejo fazem total sentido com as estratégias da companhia

Na verdade, isso mostra o quanto a Via Varejo está correndo atrás do tempo perdido após ter ficado 3 anos à venda pelo grupo francês Casino.

Esse período turbulento foi determinante para a companhia perder espaço no varejo… A Magazine Luiza foi a principal varejista que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas.

Hoje, com uma estratégia bem similar à famosa Magalu – que é a aquisição de empresas para expandir ainda mais a participação no mercado -, a Via Varejo vem retomando a busca pela liderança no setor…

E, ao que tudo indica, voltará a ser um dos mais importantes players do mercado, tanto para seus clientes quanto para os vendedores de seu marketplace. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.