SEO para Youtube: 11 dicas para melhorar o ranqueamento dos seus vídeos

Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Aqui, você vai aprender todas as estratégias que vão deixar os seus vídeos nas primeiras posições no Youtube. Ou seja, seu canal vai passar a ter maior engajamento, mais visualizações e, claro, mais resultados no seu negócio. Aprenda aqui como fazer SEO para Youtube para conquistar inscritos e até mesmo ganhar dinheiro com a plataforma.

O que é SEO

seo para youtube

Antes de tudo, é importante explicar o que é SEO. 

Search Engine Optimization é um conjunto de ações que posicionam melhor o seu vídeo quando as pessoas forem pesquisa-lo.

Digamos que você tem um E-commerce de moda Fitness e, como forma de gerar engajamento, criou um canal na plataforma que fala sobre exercícios físicos, academia, receitas saudáveis etc.

Assim como os resultados para pesquisas do Google, os vídeos que estão nas primeiras posições do Youtube são os que têm mais chances de serem assistidos por quem está fazendo buscas.

O SEO ajuda justamente com isso. Aplicando as estratégias, seu conteúdo ficará melhor posicionado e passará a ter mais visualizações.

Confira aqui quais são esses métodos que melhoram o seu posicionamento para aplicá-los hoje mesmo!

1 – Palavra-chave

Antes de tudo, você precisa definir qual será a palavra-chave do seu vídeo. Afinal, é com ela que os usuários vão encontrar o seu conteúdo. 

Digamos que você tenha um E-commerce de moda fitness e quer postar um vídeo com uma receita de bolo vegano. Pense como as pessoas vão procurar esse conteúdo no Youtube.

Certamente vão procurar opções como “bolo vegano”, “receita de bolo vegano”, “como fazer um bolo vegano”… ou seja, a palavra-chave é bolo vegano.

Nesse artigo, você vai aprender a colocá-la praticamente em todos os lugares antes de postar um vídeo, porque é com ela que o robô do Google vai avaliar se o seu vídeo fala sobre o tema que o usuário está procurando.

2 – Thumbnails

seo para youtube thumb

A capa do seu vídeo (também conhecida como Thumbnail) é a primeira coisa que chama a atenção do usuário. Se elas não forem bem feitas e não conseguirem demonstrar o que as pessoas vão encontrar ao assistir, você pode perder algumas visualizações.

Por isso, crie imagens personalizadas com letras grandes e com o rosto de quem aparece no vídeo. Uma dica é usar o Photoshop ou o Canva, que é uma plataforma gratuita e simples de usar.

Para inserir a sua Thumb na hora de configurar o vídeo, clique no botão “miniatura personalizada” e faça o upload da sua imagem.

3 – Nome do Arquivo

Esse é um detalhe que muitas pessoas ignoram…

Lembre-se sempre de renomear o nome do seu arquivo antes de colocá-lo no Youtube com a palavra-chave do seu vídeo.

Esse é um dos fatores que o robô do Google lê para avaliar se o seu conteúdo é o que o usuário está procurando.

Os vídeo nomeados com as palavras-chaves tendem a ganhar uma vantagem no ranqueamento.  

4 – Título 

Além da Thumbnail, o título também funciona como uma porta de entrada. Ali, você deve inserir a palavra-chave para que o usuário e o robô do Google entendam rapidamente sobre o que é o seu vídeo.

Para ter um título que chame atenção, siga essas dicas:

  • Títulos com mais de 70 caracteres não são vistos completamente, por isso, evite extrapolar desse número;
  • Evite ser misterioso demais. Os usuários precisam entender o tema do vídeo;
  • Use a palavra-chave para um bom ranqueamento;
  • Procure a palavra ideal no Google Trends.

5 – Descrição

seo para youtube descrição

Esse também é outro fator importantíssimo para o SEO.

Os textos da descrição ajudam o robô do Google a entender sobre o tema do seu vídeo e se ele é relevante para o usuário.

Por isso, faça um resumo sobre o que as pessoas vão encontrar ao assistir ao conteúdo. E, claro, use bastante a palavra-chave para facilitar a identificação.

O ideal é fazer uma descrição é de 300 palavras. Além disso, lembre-se de usar esse espaço para fazer um CTA.

6 – CTA

O Call To Action é uma chamada de atenção. Ou Seja, ela funciona como um estimulador para convencer as pessoas a darem o próximo passo.

Pode ser te seguir nas suas redes sociais, ver outro vídeo, ir para a sua loja… quem vai decidir é você.

Na sua descrição, escreva um texto que estimule os usuários a fazerem uma das ações que podem beneficiar o seu negócio. 

Afinal, você não quer perder aquele usuário. O objetivo de ter um canal no Youtube é justamente engaja-lo para que ele fique por perto e, eventualmente, compre do seu E-commerce.

Além disso, o CTA funciona para manter o usuário por mais tempo no Youtube, gerando visualizações para os seus vídeos. E quanto mais eles forem vistos, melhor fica o seu ranqueamento nas pesquisas da plataforma.

Por isso, para cada vídeo, escolha uma ação que faça sentido com o tema do vídeo e mostre para a sua audiência de que esse deve ser o próximo passo.

7 – Tela final

seo para youtube página final

Isso também funciona como um CTA. 

As telas de final são as imagens clicáveis que te direcionam para outro link. É possível adicionar até 4 elementos durante os últimos 20 segundos.

Você pode divulgar um vídeo, botão de inscrição do canal e links de websites aprovados.

Foque na divulgação de outros conteúdos com o mesmo tema do vídeo assistido para que as pessoas permaneçam interessadas no seu conteúdo.

Assim, você mantém o usuário por mais tempo no Youtube e gera mais visualizações.

8 – Playlist

Outro ponto importante é a criação de playlists que funcionam como uma pasta que mantém vários vídeos do mesmo assunto juntos.

No exemplo de moda fitness, é possível criar uma playlist para cada tema. Uma de receitas saudáveis, outra sobre exercícios, Ioga, divulgação de produtos…

Para o SEO, isso faz muito diferença, pois o robô entende que você tem bastante conteúdo sobre assuntos variados. Isso o faz entender que o seu canal é completo e pode ser bem relevante para o usuário, e a sua posição melhora. 

9 – Tags

As tags do Youtube funcionam como as hashtags do Instagram quem ajudam-o a identificar o tema do vídeo. Por isso, elas não podem faltar.

Use a palavra-chave e variantes dela. Uma boa ideia para pesquisar tags é analisar os vídeos dos concorrentes. Veja quais que eles usaram nos vídeos que têm o mesmo assunto do seu. 

10 – Faça legendas

Para melhorar mais ainda o ranqueamento, uma boa dica é fazer legenda em todos os seus vídeos.

É por elas que os robôs entendem sobre o que é falado e procuram pela a palavra-chave.

Por isso, outra dica é pensar justamente nisso antes de gravar. Quanto mais vezes você fala a palavra-chave, maior pode ser o seu ranqueamento.

Mas tome cuidado para não ficar algo forçado. Precisa ser o mais natural possível para não espantar os usuários quando forem assistir aos vídeos.

11 – Responda aos comentários

seo para youtube comentários

Responda ao máximo de comentários possível no seu vídeo. Quanto mais curtidas e respostas ele tiver, mais a plataforma vai entender que foi um conteúdo de sucesso e que pode agradar às pessoas. 

Venda em TODAS as redes sociais

Antes da internet existir e o E-commerce ser uma opção, para empreender era preciso de um altíssimo investimento.

Abrir uma loja física significa contratar funcionários, pagar contas, aluguel…

Hoje, com um simples computador e algumas horas do seu dia é possível vender qualquer coisa de onde estiver. Principalmente pelas redes sociais.

Além do Youtube, existem várias redes sociais – com funções diferentes – que podem ajudar a vender: Instagram, Linkedin, Facebook, Twitter…

São plataformas gratuitas, com uma base gigantesca de usuários e com várias ferramentas que te dão todo o suporte possível.

E você pode aprender qual delas se encaixa no seu negócio e como lucrar com elas.

Nós temos um artigo que mostra quais são as principais redes sociais para vender e como é possível se beneficiar delas. Confira aqui e comece já a engajar mais ainda a sua audiência.

Quais são as principais redes sociais para vender?

 

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