Última atualização em 9 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Em 2018, a Black Friday movimentou mais 3 bilhões de reais no E-commerce. Este ano, a expectativa é de um aumento em 18% e os empreendedores já estão se preparando para o grande dia. Para que o seu negócio também esteja pronto, eu trouxe 7 dicas para você se preparar e vender muito na Black Friday.
Como vender muito na Black Friday
1 – Invista em marketing
O marketing é um dos pontos essenciais na preparação da Black Friday. Se os clientes não souberem que a sua loja participará da promoção, podem acabar gastando todo o dinheiro na loja dos seus concorrentes.
Por isso, o seu investimento em marketing deve começar antes. Assim, vai despertar interesse das pessoas, deixando-as com vontade de comprar.
Trabalhe com email marketing, redes sociais, anúncios pagos e várias estratégias antes da Black Friday para convidar as pessoas a ficarem atentas e conseguirem ótimas promoções no seu E-commerce.
Quando chegar o dia, a sua grande preocupação deve ser com o abandono de carrinho. Lembre-se que praticamente todos os negócios também terão outras promoções, por isso, pode acontecer do cliente desistir de comprar na hora H..
Porém, existe uma estratégia perfeita para lidar com esse problema: o remarketing. Esta é uma forma de impactar novamente alguém que já engajou com seu conteúdo anteriormente.
Duas ferramentas que podem te ajudar nas campanhas de remarketing são: o Google Ads e o Facebook Ads.
2 – Organize o estoque
Não tem nada pior do que receber pedido de um produto que não tem mais no estoque. Aliás, até tem: o cliente achar que conseguiu o produto que queria e, no dia seguinte, receber um email de aviso de compra cancelada.
Devido ao grande número de compras na Black Friday, é possível que você se perca na organização do estoque e erros desse tipo aconteçam.
A melhor forma de evitar isso é usando um sistema de ERP, especialmente se vende em diversas plataformas diferentes.
ERP significa Enterprise Resource Planning e é uma ferramenta que centraliza processos distintos, como anúncios em canais de vendas, recebimento de pedidos, controle de estoque e muito mais.
O ERP atualiza automaticamente o catálogo do E-commerce quando um produto esgotar. Por isso, se ainda não tem um, contrate pelo menos durante o mês da Black Friday. .
3 – Atente-se à margem de lucro
As promoções são o coração da Black Friday. Se elas não forem bem aplicadas, os clientes não pensarão 2 vezes antes de visitar o concorrente.
Sabendo disso, alguns empreendedores colocam preços baixíssimos nos produtos, sem pensar na margem de lucro.
Isso é errado.
Para ter sucesso, é importante calcular sua margem de lucro e entender quanto precisa vender para compensar as promoções.
Fique acompanhando de perto os competidores para ter uma melhor noção do quanto o mercado está oferecendo pelos os produtos, mas tome muito cuidado para não entrar em guerra de preço.
A sua precificação não pode ser baseada nos outros. Pense em quais itens a sua persona se interessaria mais em comprar e quais tipos de ofertas fazem mais sucesso: desconto progressivo, frete grátis, kits, brindes…
A promoção certa com o preço certo é a combinação que vai te garantir lucro na Black Friday.
4 – Tenha um atendimento preparado
Um estudo do Google mostrou que 78% das pessoas compram novamente após uma boa experiência na Black Friday.
Por essa razão, a sua equipe de atendimento precisa estar 100% preparada para lidar com qualquer situação durante o dia.
A tendência é que o seu negócio receba mais clientes do que costume. Com isso, mais mensagens e dúvidas também podem surgir.
E todas elas precisam ser respondidas.
Para ter um bom atendimento e conquistar os clientes, o foco precisa estar na resolução dos problemas deles. Cabe a você por fim às dúvidas e garantir as vendas.
E já que na Black Friday o movimento será maior, vale a pena contratar algumas pessoas ou pedir ajuda a amigos e familiares para aumentar o time de atendimento.
5 – Reforce o seu site
A grande demanda, além de gerar mais mensagens para serem respondidas, também vai exigir que a sua loja virtual consiga aguentar um alto número de visitas.
Na Black Friday, o seu site precisa estar preparado para receber uma grande quantidade de clientes sem travar de forma alguma.
Caso isso aconteça, você pode perder vendas por abandono de carrinho e por deixar os clientes desconfiados com a segurança do seu negócio.
Por isso, teste a velocidade do seu site. O Google tem uma ferramenta gratuita chamada PageSpeed Insights que pode te mostrar se a sua loja virtual está boa ou não.
Se a resposta for não, vale a pena entrar em contato com o provedor de serviço e corrigir esse problema.
6 – Seja transparente
Essa dica é importante para qualquer época do ano, mas na Black Friday ela passa a ser prioridade.
Sabe o famoso “isso é bom demais para ser verdade”? Esse ditado se torna uma objeção na época da Black Friday.
Mesmo que os brasileiros estejam mais confortáveis para comprar online, as pessoas ainda podem desconfiar, principalmente em épocas de grandes promoções.
E a melhor forma de conquistar confiança dos clientes é sendo transparente. A honestidade nesses momentos é essencial para o consumidor entender tudo sobre o seu negócio.
Deixe bem claro o prazo de entrega, quanto custa o frete, política de trocas e devolução, quem é você, quem é a sua marca…
Para facilitar o processo, se coloque no lugar do cliente. Ninguém vai querer inserir dados pessoais em um site desconhecido com poucas informações sobre o processo de compra.
7 – Mobile Fist: seu site pelo celular
Segundo o levantamento da Webshoppers, 31,3% de todos os pedidos no E-commerce no ano passado foram feitos através de uma tela de celular, o que significa R$ 16,7 bilhões.
Ou seja: para garantir que o seu negócio atinja toda a sua audiência, é importante que as pessoas consigam comprar pelo celular facilmente.
Você pode entrar em contato com desenvolvedores e web designers em plataformas de freelancer, como o Workana e o 99frelas, para deixar a sua loja virtual acessível pelo mobile.
Aproveite todo o potencial da Black Friday
A Black Friday é essencial para todos os lojistas, principalmente quem vende online. É uma das melhores datas para vender e se surpreender com os próprios resultados.
Por isso, preparamos um Workshop especial com técnicas, dicas e estratégias para sua loja se preparar para a data. Vamos abrir o jogo e te mostrar as melhores formas de alcançar lucro real na Black Friday, tudo em aulas ministradas pelo Bruno de Oliveira, maior especialista em Comércio Digital do país.
Em 2018, vários alunos participaram do nosso Workshop Black Friday e direcionamos todos eles a aplicarem as melhores estratégias.
Conclusão: tivemos resultados surpreendentes!
Inscreva-se no Link abaixo e fique por dentro do que vai acontecer durante o Workshop Black Friday 2019!
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