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SEO para E-commerce: Aumente as Visitas da sua Loja Virtual e Venda Mais #35

Se você estiver iniciando seu e-commerce e não puder pagar uma consultoria, um bom curso de SEO para e-commerce pode ser a salvação do seu negócio, confira.

A Internet é uma grande vitrine virtual e um grande gerador de negócios. Muitas empresas estão faturando alto e as perspectivas para o futuro são excelentes.

Como todo o negócio promissor é também altamente competitivo. Muitos empresários acreditam, ou são levados a acreditar, que pelo simples fato de abrir um site na Internet os negócios irão prosperar por si só.

Ao abrir um site na Internet é extremamente necessário divulgá-lo, mostrá-lo aos potenciais clientes. Tal divulgação deve ser feita constantemente e seguindo critérios de organização das informações visando atingir o público-alvo. Atualmente uma das formas mais eficazes de divulgar sua loja virtual é bem posicioná-la nos sites de busca (Google, Bing, Yahoo, entre outros).

Essas estratégias são conhecidas como MARKETING DE BUSCA e englobam resultados de busca orgânica, ou seja, SEO e também, resultados de buscas pagos, conhecidos como links patrocinados.

Quando se fala dessas siglas, ainda existe certa confusão na cabeça de algumas pessoas.

Mas o que é SEO ?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de sites para Mecanismos de Busca. Ao investirmos nessa estratégia estaremos melhorando o nosso posicionamento nos resultados de busca orgânica.

Busca orgânica são os resultados que aparecem do lado esquerdo e não são diretamente manipuláveis, como informa o Google. Esses são os resultados que o Google julgou relevante para determinada busca, de acordo com um algoritmo que leva em conta centenas de fatores. Portanto, não existe uma cobrança por clique em busca orgânica.

Por que investir em SEO para e-commerce ?

Segundo estudo recente realizado pela Conversion (empresa brasileira especializada em SEO) e publicado pela Info, em mais de 100 milhões de visitas avaliadas, os resultados de buscas naturais geram mais visitas do que os links patrocinados, que representam 24,1% dos acessos, e também mais do que o tráfego direto, responsável por 17,2% das visitas.

O tráfego direto é considerado quando as pessoas digitam o endereço do site no navegador, sem passar por outros sites ou mecanismos de busca.

Ao considerarmos os sites de comércio eletrônico para apontar as fontes de tráfego que mais geram receita, a busca orgânica também lidera o ranking, com 34,6% das vendas das lojas virtuais. Em seguida estão os links patrocinados (23,5%) e o tráfego direto (20%).

 E quais são as melhores práticas de SEO para e-commerce ?

O assunto de SEO ou otimização de sites para mecanismos de buscas é bem amplo e para piorar: os motores de busca mudam constantemente seus algoritmos.

As recentes atualizações do robô de buscas do Google passaram a melhor pontuar e posicionar os sites nos quais os usuários possuem maior envolvimento.

Permanecer mais tempo no site e ter uma experiência de compra positiva representam novos pontos levados em consideração, que além de aumentar seu Page Rank (Page rank é um indicador do peso de sites)contribuem para o aumento nas taxas de conversão.

Quais são as características de SEO que devo implementar em um e-commerce?

O SEO é uma estratégia que deve ser pensada desde o planejamento inicial da loja virtual. Desse modo durante a escolha da plataforma você já deve estudar se a mesma possui as bases de recursos necessários para as configurações de SEO.

Não se esqueça de pesquisar bem esse ponto e questionar o fornecedor sobre as funcionalidades já inclusas na plataforma.

Abaixo, montei um guia, com 05 conjuntos dos principais fatores que você deve considerar e implementar em seu e-commerce para que consiga aproveitar todo o potencial das buscas orgânicas, são eles:

– SEO para E-commerce: Fatores de indexação

– SEO para E-commerce: Fatores ON Page

– SEO para E-commerce: Fatores OFF Page

– SEO para E-commerce: Fatores de Conteúdo

– SEO para E-commerce: Outros Fatores.

 

SEO para E-commerce: Fatores de indexação

Esses fatores representam a forma como o conteúdo de seu site é indexado pelos buscadores, o fato de não se atentar aos mesmos faz com que os buscadores tenham dificuldades em ver como seu site esta estruturado e fazer a leitura desses dados para determinar o seu posicionamento no retorno das buscas.

Você deve estar atento as principais questões:

– Estar cadastrado na Central de Ferramentas do Google para Webmasters e

– Fazer o envio de um Sitemap.

 

SEO para E-commerce: Fatores ON Page

Os fatores On Page representam o conjunto de ações realizadas dentro do site, visando otimizar a sua estrutura.

Você deve estar atento as principais questões:

– Fazer uso de url amigáveis;

– Configurar corretamente as metatags principais: Title e Description e

– Fazer uso correto de linkagem interna.

SEO para E-commerce: Fatores OFF Page

São os fatores externos a seu e-commerce que, quando combinados com a otimização interna do site (fatores on-page) melhoram seu posicionamento.

Veja os principais fatores do SEO Off Page:

– Número de links externos;

– Qualidade dos links externos e

– Linkagem nas Redes sociais.

SEO para E-commerce: Fatores de Conteúdo

Os fatores SEO de conteúdo incluem os elementos técnicos e redatoriais a serem considerados ao se escrever conteúdo para sites, para que se obtenha um bom posicionamento. Eles incluem:

– Produzir conteúdo único e exclusivo;

– Ter um blog informativo;

– Tomar cuidado para não usar conteúdo idêntico ao fornecido pelos fabricantes e

– Ter um espaço para avaliação dos clientes.

SEO para E-commerce: Outros Fatores

Todos os fatores citados acima são muito importantes e devem ser analisados com cuidado em seu e-commerce. Além desses, existem ainda, mais alguns outros fatores que devem ser levados em consideração, que incluem:

– Estar presente e ativo na grandes redes sociais;

– Analisar e comparar os resultados obtidos por meio de uma ferramenta de análise de dados, como o Google Analytics;

– Não fazer uso de técnicas Black Hat para tentar enganar o buscador.

Os resultados provenientes das estratégias de SEO são obtidos a médio e longo prazo, exigindo que cada um desses itens sejam revisados e melhorados constantemente.

SEO para sites de comércio eletrônico é diferente de SEO tradicional. SEO para e-commerce exige um consultor especializado em várias disciplinas, tais como: otimização de taxa de conversão, analytics, web design, desenvolvimento, marketing de mídia social e comunicação, usabilidade, experiência do usuário, entre outros.

Esse tipo de especialista geralmente tem um custo elevado mensal e por isso é interessante analisar a melhor hora de se investir em um trabalho de SEO.

Se você estiver iniciando seu e-commerce e não possuir um bom caixa inicial para investimentos em consultoria, convém que você ou seu gerente de loja virtual estejam buscando por um bom curso de SEO.

Com um PEQUENO INVESTIMENTO você poderá aprender os princípios de SEO, entender como os mecanismos de buscas funcionam.

Com o crescimento das vendas e fortalecimento de sua marca na internet é possível que você ache necessário contratar uma agência ou uma consultoria de SEO, e com o conhecimento adquirido no curso você conhecerá o processo e saberá se o trabalho esta sendo executado corretamente.

Vendo a necessidade desse tipo de informação e a importância para o sucesso de uma loja virtual, montei um curso de SEO, onde abordo em detalhes os 20 fatores de SEO para e-commerce, que podem estar prejudicando os acessos e as vendas de sua loja virtual.

As informações que apresentei nesse artigo são apenas a ponta do iceberg. Para se aprofundar mais no assunto e aumentar as receitas de seu site, sugiro que veja os detalhes do CURSO DE SEO PARA E-COMMERCE CLICANDO AQUI.

Se você ficou com alguma dúvida ou tiver mais alguma dica para os outros leitores, por favor, não deixe de adicionar aos comentários.

Um grande abraço e Sucesso!

Redacao Ecommerce de Sucesso

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