Em um dia desses, no mês de junho passado, precisei comprar um livro… Como de costume, fui até o Google e realizei a busca por seu título. Analisei os vários retornos obtidos na busca e logo me interessei por um dos resultados do Google Shopping, que já me trazia a foto e o preço do livro, o qual estava bem atraente.
Ao clicar no link do anúncio fui direcionada para a página de detalhes do produto. Esse produto possuía apenas uma foto, de má qualidade, a qual me deixou muito em dúvida se esse era mesmo o livro que eu procurava. Também gostaria de saber qual era o número de páginas do livro e mais uma vez não encontrei a informação.
Ainda insistindo em tentar sanar minhas dúvidas e comprar nesse site mesmo, pensei: “Vou ver a opinião de outros compradores, pra ver se o livro é bom, se é o que busco…” e mais uma vez não encontrei nenhuma avaliação ou recomendação nessa página.
Resumindo a conversa: Mesmo tendo o melhor preço nos anúncios e tendo conquistado o meu clique até a sua página de detalhes do produto, essa loja virtual teve seu site abandonado e eu fui converter em outro e-commerce que me trouxe, além do preço, informação e confiança na hora da compra!
Sem dúvida alguma, as informações e a forma como elas são apresentadas na página de detalhes do produto fazem toda a diferença para a concretização da venda, ou seja, para, a conversão.
Algum tempo atrás eu já montei um Infográfico falando um pouco sobre esse assunto, porém, ao navegar pelos sites de lojas virtuais, percebo ainda muita deficiência nessas páginas e resolvi montar um GUIA COMPLETO, contendo 17 Boas Práticas para a Página de Detalhes do Produto que vão lhe ajudar a melhorar a sua taxa de conversão, ou seja, VENDER MAIS!
Um layout limpo ajuda a manter o usuário focado no produto. Muitos lojistas acham que é importante ter o máximo de informação toda junta, porém, nem sempre isso é indicado.
A sua página de detalhes do produto deve proporcionar uma boa experiência de navegação, com as informações relevantes em destaque, de forma a não deixar o usuário confuso, ou com vontade de abandonar seu site.
Ao escrever o texto do campo descrição procure ser objetivo, não precisa reinventar a roda. Apenas procure ser original, ou seja, não “copie e cole” apenas as informações que o fabricante lhe forneceu.
Sua linguagem deve ser voltada para seu público alvo, SUA PERSONA, e totalmente voltada a incentivar a compra. Experimente vender benefícios, ao invés de recursos!
Por exemplo, ao falar dos benefícios da máquina de lavar louças, diga: “Passe mais tempo com a sua família, enquanto a lavadora lava 12 serviços por você!”.
Fica muito mais atrativo do que dizer simplesmente: Lava até 12 serviços.
Além disso, se você caprichar nos textos descritivos, você estará contribuindo para uma melhora no ranqueamento das buscas nos resultados de buscas orgânicas do Google. Não se esqueça de destacar, deixando em negrito os principais termos e palavras-chaves relativos ao produto.
Organize as informações da página de detalhes do produto de modo a auxiliar o consumidor a encontrar o que procura, sanando suas dúvidas, sem perder muito tempo para isso.
Se o usuário tiver dificuldades ou perder a paciência terá uma grande chance de abandonar sua loja e todos os produtos que ele já tenha colocado no carrinho.
Deixe as principais informações claras, como: nome do produto, modelo, especificação, cor, quantidade, entre outros.
Quando for detalhar o seu produto mostre que sua loja virtual tem conhecimento e autoridade no assunto. Traga benefícios, vantagens, detalhes, formas de uso, comparativos entre similares. Não se limite ao óbvio ou apenas a imitar a concorrência, torne-se um “expert” em seu ramo.
PRÁTICA 05 – PÁGINA DE DETALHES DO PRODUTO – QUALIDADE E QUANTIDADE DAS IMAGENS
Uma imagem vale mais que mil palavras…. Esse jargão é velho, mais continua valendo. Procure incluir uma boa quantidade de fotos, de boa qualidade e bem preparadas.
Permita que elas sejam vista com zoom, em vários ângulos, de forma a passar confiança sobre a escolha do produto.
Sempre que possível, use pontos de referência para identificar a dimensão do produto.
E seu comércio eletrônico for do ramo de Moda e Acessórios é indicado fazer fotos com pessoas vestindo os produtos e mostrando suas formas de uso.
O vídeo é um derrubador de fronteiras na decisão de compra de um produto. A simples inserção de um pequeno vídeo nas suas páginas de detalhes de produtos pode aumentar em até 30% a taxa de conversão.
Um vídeo tem 50 vezes mais chances de aparecer na primeira página de resultados de busca do Google do que uma página de texto. Sem contar que o YouTube é o segundo maior motor de busca, perdendo apenas para o Google.
Escolha alguns produtos de seu site, os produtos chaves, crie e adicione vídeos ao seu canal do Youtube e veja a diferença no volume de vendas com o passar do tempo.
Que tal aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce em 30%? Se você acha que custa caro ou dá muito trabalho fazer pequenos vídeos, VEJA AQUI como é possível produzir vídeos com qualidade e melhorar seu posicionamento , sem gastar muito para isso. Vale muito a pena!
A aparência e a cor do botão comprar somam pontos na hora do fechamento da venda.
O botão deve estar em uma posição de destaque, estratégica, e ter aparência intuitiva de botão. Os demais links da página de detalhes do produto devem ser apresentados por meio de textos ou imagens que se diferenciem do formato do botão comprar.
Não se esqueça de dar uma atenção especial a questão da cor, se tiver dúvidas releia o post 27, que fala sobre a influência das cores no botão Comprar.
Além disso, você pode fazer testes em relação ao texto usado no botão. Algumas sugestões incluem: Comprar, Colocar no carrinho, Adicionar ao Carrinho, Comprar Agora, Comprar com desconto, etc. Assim ficará mais fácil identificar se seu público converte mais para um texto ou para outro.
Permita que o usuário realize o cálculo do frete sem ter que sair da página de detalhes do produto, quanto menos chance do usuário querer sair dessa página, menos chance dele navegar em sites concorrentes.
De preferência, permita que o cliente informe seu CEP e saiba quanto vai custar e quanto tempo vai levar para receber seu produto.
E não se esqueça de práticas preços competitivos de frete, de forma a incentivar ainda mais a conversão.
Nada decepciona mais um cliente, do que querer comprar um produto e descobrir lá na finalização da compra, dentro do carrinho, que o site não possui a opção de pagamento que ele gostaria.
Não deixe de fornecer uma boa variedade de opções de pagamento, em locais bem visíveis ao consumidor.
Indicações de amigos e conhecidos através das redes sociais são um dos fatores de maior conversão para uma loja virtual, além de ser um ótimo canal para se comunicar com seus potenciais clientes e gerar relacionamento.
Facilite estas indicações através da inclusão dos botões de Curtir do Facebook e Tweeter na página de detalhes do produto para que as pessoas os indiquem de maneira rápida e automática.
Também é possível melhorar a indexação dos links de sua loja virtual, visto que as informações publicadas nas redes sociais estão cada vez mais disponíveis nos resultados orgânicos do Google.
Disponibilize vários canais de comunicação para seus clientes.
Use tudo que estiver ao seu alcance: redes sociais, chats, call Center, e-mail de contato, etc, de forma a auxiliar imediatamente o cliente em caso de dúvida.
PRÁTICA 12 – PÁGINA DE DETALHES DO PRODUTO – DEIXE O CARRINHO DE COMPRAS SEMPRE VISIVEL
Procure deixar o carrinho de compras visível em todas as páginas, de preferência, destacado e no topo do site.
Dessa forma o cliente pode acompanhar a quantidade de itens da compra, sem ter que executar vários cliques para isso.
PRÁTICA 13 – PÁGINA DE DETALHES DO PRODUTO – MOSTRE QUE O PRODUTO ESTÁ DISPONIVEL OU INDISPONIVEL
Muitas lojas virtuais se esquecem dessa de dispor dessa informação, o que acaba surpreendendo de maneira negativa o cliente na hora do fechamento do carrinho, no caso do produto estar indisponível.
Se você possuir poucas unidades em estoque é indicado até informar que o número de unidades é reduzido. E se o produto acabou e você esta aguardando reposição, retire o botão “Comprar” e dê opções para que ele seja avisado quando o produto voltar a estar disponível. Mas faça isso de uma forma clara, não deixe a informação camuflada.
Parece óbvio, mas nem sempre é assim. As informações mais importantes precisam ser posicionadas no topo da página, de preferência, antes da “dobra” ou rolagem da página. Isso vale também para o botão Comprar, (o famoso “Call to Action”), que deve aparecer em destaque no topo.
As informações mais secundárias podem vir na sequência e não terá tanto problema se o usuário precisar usar a barra de rolagem.
Conteúdo de caráter mais técnico e detalhado poderão aparecer mais abaixo da página e serão úteis para usuários mais avançados naquele assunto, pois estarão interessados em mais detalhes.
Os nomes dos produtos, que também são utilizados nos títulos da página tem uma importância semelhante a das imagens, visto que é natural, darmos uma olhada por cima nas informações, antes de decidir se vamos nos aprofundar na leitura das informações.
Por isso, é importante valorizar e destacar os principais títulos da página, sendo esse seu título principal, visível no topo em destaque. A palavra-chave mais importante precisa, necessariamente, estar nesse título.
Uma grande parcela de visitantes, os mais desconfiados, decide pela compra depois de ler os comentários e indicações de outros consumidores.
Adicione a sua página de detalhes do produto um espaço para essas informações para que outros usuários visualizem a opinião dos produtos e tenham maior confiança em realizar uma compra.
Depois de seguir todas as 16 práticas indicadas acima não significa que o trabalho terminou. Mesmo que você tenha realizado tudo conforme indicado, você precisará sempre reotimizar essa página, e em especial, seu conteúdo.
Muitas informações do texto, como detalhes técnicos, dados e estatísticas, acontecimentos importantes etc, precisarão ser atualizadas com o passar do tempo. Dependendo do conteúdo, ele pode ficar desatualizado, perdendo sua relevância.
Mais uma vez vale a premissa dos testes, muitos testes. Insira mais conteúdo, altere a posição de alguns elementos, mude a cor do botão comprar, altere a frase do “Call to Action”, tentando melhorar cada vez mais os resultados.
Hummm… mas não eram 17 boas práticas? Pois é, nada melhor do que ter uma carta na manga, algo para cativar e fidelizar seu potencial cliente (ou leitor, ehehe).
Fazer o uso de linkagem interna na página de detalhes do produto, permite que o usuário encontre rapidamente mais informações relevantes e relacionadas àquele produto, contribuindo também para o aumento no Page Rank de seu e-commerce, o que significa: Melhor posicionamento no retorno das buscas do Google Orgânico!
Isso pode ser realizado de formas diferentes:
– Relacionando produtos similares logo abaixo do produto em destaque;
– Relacionando produtos com categorias ou
– Linkando um produto para o outro produto, ou categoria, dentro do campo descrição, por meio do uso de texto âncora em destaque.
O uso dessas práticas fará toda a diferença na taxa de conversão de sua loja virtual, visto que, dificilmente o cliente vai entrar em contato com o lojista para mais informações do produto.
O ambiente de internet facilita muito a comparação com outros sites de e-commerce e detalhar sua página de detalhes do produto pode reter o consumidor por mais tempo, conquistá-lo e incentivá-lo a finalizar a compra! Ai é só partir pro abraço!
Isso tudo sem contar, a melhora na satisfação do seu cliente, que terá uma boa experiência de compra, similar a de estar em uma loja física, tocando e analisando o produto desejado.
Espero navegar pela sua loja virtual e ver uma revolução na página de detalhes do produto! 🙂
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Um grande abraço e sucesso!
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