Última atualização em 7 de setembro de 2018 por
Quer saber quais são são os setores que mais faturam e os que mais vendem online no Brasil? Veja o mais recente levantamento, Webshoppers 38, maior estudo do Ecommerce nacional:
Webshoppers 38
O Webshoppers é o mais completo estudo sobre Ecommerce no Brasil. O levantamento é feito semestralmente, e a edição mais recente trouxe alguns dados muito relevantes para o comércio eletrônico.
Segundo o Webshoppers 38, que analisou o primeiro semestre de 2018, Saúde, Cosméticos e Perfumaria ultrapassou Moda e Acessórios e é o setor que mais vende online no país. Em relação a faturamento, Telefona e Celulares se manteve com as maiores receitas do mercado digital.
Panorama do Ecommerce
O Webshoppers 38 levantou que o Ecommerce teve um crescimento de 12,% no faturamento. Isso significa que o comércio digital movimentou R$23,6 bilhões nos primeiros seis meses de 2018.
O número de pedidos também teve alta, de 8%. Ao todo, foram realizados 54,4 milhões de pedidos online.
Outros dados importantes são o crescimento da representatividade dos marketplaces no Ecommerce nacional, 8% superior ao mesmo período do ano passado, e o aumento de 3,8% no tíquete médio do comércio virtual.
Setores que mais vendem
Atualmente, o segmento Moda, Cosméticos e Perfumaria representa 15% do volume de vendas online brasileiro. Em segundo lugar, Moda e Acessórios aparece com 14,5%. Casa e Decoração completa o pódio, com 10,9%
Confira o Ranking dos 10 setores com maior volume de vendas online no primeiro semestre de 2018, segundo o Webshoppers 38:
- Saúde, Cosméticos e Perfumaria (15%)
- Moda e Acessórios (14,5%)
- Casa e Decoração (10,9%)
- Eletrodomésticos (9,8%)
- Telefonia e Celulares (7,7%)
- Esporte e Lazer (7,7%)
- Livros, Assinaturas e Apostilas (7,6%)
- Informática (5,1%)
- Eletrônicos (3,8%)
- Alimentos e Bebidas (2,2%)
Categorias que mais faturam
Em relação ao faturamento, o Webshoppers 38 indicou que os maiores faturamentos do Ecommerce continuam com Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos e Eletrônicos. Veja o Top 5:
A lista dos 10 setores que mais faturaram no primeiro semestre de 2018 ainda conta com: Saúde, Cosméticos e Perfumaria (6,2%), Moda e Acessórios (6%), Esporte e Lazer (4,2%) e Acessórios Automotivos (2,4%). Fechando o Top 10 está a categoria Livros, Assinaturas e Apostilas. O faturamento foi de 2,3% do total nacional.
Setores em crescimento
Alguns destaques do Webshoppers 38 foram:
- Eletrônicos: alta de 17% no número de pedidos e 30% no faturamento
- Saúde, Cosméticos e Perfumaria: aumento de 33% no volume de vendas e de 45% em receita
- Casa e Decoração: o faturamento aumentou 29%, enquanto o número de pedidos subiu 11%
- Esporte e Lazer: alavancado pela venda de camisetas de times e suplementos, registrou crescimento de 35%
Perfil dos consumidores
Segundo o Webshoppers 38, o público feminino se tornou maioria nas compras online. Hoje, as mulheres são responsáveis por 51,5% das transações, enquanto homens representam 48,5%. No mesmo período do ano passado, as estatísticas estavam empatadas.
A idade média dos consumidores brasileiros se manteve em 43 anos.
Poder aquisitivo
Em relação às classes sociais que mais consomem, o público A e B foram responsáveis por 4,8% e 13% das compras virtuais, respectivamente. A classe C é a que mais consome online, com 35,8% do total. Em seguida, o público D aparece com 30%. Os consumidores do grupo E fizeram 16,4% das compras na internet.
De onde são os clientes
Todas as regiões brasileiras apresentaram alta nas compras online. Sudeste se manteve em primeiro lugar, com 61,2%. Norte e Nordeste representaram 2,7% e 12,4%, respectivamente. O Centro-Oeste foi responsável por 6,8% das transações do Ecommerce.
O sul do paísl teve aumento de 24% em comparação com o primeiro semestre de 2017. Segundo o Webshoppers 38, a região fez 16,9% do total de pedidos online no período analisado
Como o cliente brasileiro compra online
Outro dado que já era esperado é o aumento do número de compras feitas a partir de dispositivos móveis no país. Com o crescimento do acesso a internet, tablets e celulares já correspondem a 32% das transações. As outras 68% foram realizadas a partir de computadores e notebooks.
Leia mais: Entenda o hábito de quem compra pelo celular e aumente suas vendas
Formas de pagamento
No primeiro semestre de 2017, 48,2% dos clientes preferiu pagamento à vista. O Webshoppers 38 identificou que esse número subiu para 52,1%.
De todas as vendas feitas no Ecommerce, 19,5% foram parceladas entre duas e três vezes, enquanto 28,5% tiveram entre 4 e 12 parcelas. A média do parcelamento total foi de 3,1.
PREVISAO do webshoppers para 2018
O estudo manteve a previsão de crescimento do Ecommerce para 12% em 2018.
Com Black Friday e Natal ainda por vir, o comércio eletrônico deve movimentar cerca de R$53,4 bilhões.
A previsão do aumento de pedidos e do tíquete médio se manteve em 8% e 4%, respectivamente.
Os números são animadores tanto para quem já atua no Ecommerce quanto para quem tem o sonho de empreender. Se você está em um dos dois grupos, conheça nossos cursos e adquira o livro Crie Seu Mercado no Mundo Digital.