Última atualização em 20 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Sempre que uma empresa de grande porte adota um plano de crescimento ambicioso, é normal um certo alvoroço no mercado.
É o que tem acontecido recentemente. A multinacional americana de lojas de departamento Wal-Mart está gradualmente adotando um projeto de crescimento novo. Mais do que isso, um plano bastante ambicioso. Onde o modelo de negócios, estrutura e outros fatores tradicionais da companhia estão sendo postos em análise.
Aparentemente, o pequeno varejo e lojas com produtos até 1,99 estão exercendo pressão em seu modelo de megalojas. Levando a empresa a concentrar a maioria dos seus investimentos futuros no comércio eletrônico.
Entenda neste artigo os detalhes sobre esse plano de crescimento da empresa agora.
A adaptação do Wal-Mart, um modelo que está sendo superado
O modelo de operar com megalojas do Wal-Mart, que praticamente criou o mesmo, está apresentando sinais de obsolescência. Ou pelo menos de que chegou ao seu limite, exigindo uma adaptação na forma da empresa operar.
Esses sinais têm ficado evidentes em função de dois fatores principais. O primeiro dele é a operação da Amazon, sua concorrente. E o segundo é o aumento do número de lojas com produtos até 1,99 dólares.
Tal concorrência gerou um declínio histórico na projeção de lucro para a empresa esse ano. Sem falar de uma decorrente queda livre no preço das ações na Bolsa.
E isso gerou a Wal-Mart uma necessidade de pensar em um plano de crescimento diferente do que a companhia trabalha. Mas que é tão ambicioso quanto o tamanho das suas megalojas.
Adentrando cada vez mais no comércio eletrônico, o plano para voltar a se expandir robustamente
De acordo com o CEO do Wal-Mart, Doug McMillion, essa mudança vai causar impactos sensíveis nos lucros da empresa a curto prazo. A razão para isso é a de que altos investimentos precisarão ser feitos para reinventar a companhia. Causando assim um patamar de crescimento bem acima do que a empresa vem tendo nos últimos anos.
Uma das apostas para a realização desse plano é através de uma expansão do modelo de ecommerce. E parte dessa expansão baseia-se em um serviço que permite que os clientes comprem o que desejam pela internet. Depois tudo que precisam fazer é ir até a loja e retirar suas compras.
Além disso, os investimentos em centros de distribuição e melhoria no frete estão sendo pesados. A estratégia é poupar tempo e entregar cada vez mais rápido.
Mudanças na expansão física e melhoria de qualidade
Além disso, a empresa optar por diminuir a sua expansão em novas megalojas, também chamados de super centros, para investir em outros setores.
Dentre eles, um aumento nos salários dos funcionários. Junto a isso, outra parte do dinheiro investido será destinado a treinamento dos trabalhadores, em capacitações para melhorar a qualidade das lojas já existentes.
O que isso nos ensina?
O novo plano de crescimento do Wal-Mart mostra a empreendedores, empresários de todos os ramos que é preciso estar atento às mudanças no mercado e se adaptar.
E que em alguns momentos é preciso diminuir seus lucros, aplicando em melhorias para sua operação, para ganhar ainda mais na frente.
Modelos tradicionais são bons, ainda mais quando foram praticamente criados por uma empresa. Mas o tempo sempre cobra suas mudanças para que os negócios continuem a prosperar.
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Até breve!