Vender Semi joias Online: Tudo Que Você Precisa Saber

Última atualização em 21 de dezembro de 2021 por Felipe Vannucci

O mercado de semi joias representa uma grande oportunidade de negócios. Essa pode ser a sua chance de começar a vender pela internet. Confira tudo que você precisa saber para vender semi joias online:

vender-semi-joias-online

O que são semi joias?

As semi joias são um intermediário entre joias e bijuterias. Elas são muito mais baratas que joias, mas com qualidade infinitamente superior a bijuterias. Semi joias são feitas de metais mais comuns e depois banhadas ou folheadas com uma série de camadas de metais nobres, como ouro e prata. As pedras costumam ser de materiais como cristais e zircônia, mas há diversas outras opções. Além da qualidade, semi joias também são uma boa pedida para pessoas que têm alergias aos materiais das bijuterias, mas não podem comprar joias caríssimas.

Por que vender semi joias Online?

Vender semi joias online é muito mais lucrativo do que encomendar peças e tentar revender pessoalmente. Com uma boa estratégia, você conseguirá trazer os clientes para perto e terá a possibilidade de vender seus produtos para o Brasil inteiro. O número de possíveis compradores aumenta de dezenas de amigos e conhecidos para milhões de brasileiros e brasileiras que a internet tem o poder de impactar.

Ao contrário de joias verdadeiras, o investimento inicial é muito menor. Isso é uma grande vantagem para pessoas que estão começando a empreender, pois permite ter um bom retorno sem gastar muito para começar a vender. Além disso, o mercado de joias é muito mais restrito, pois nem todo mundo tem poder aquisitivo para comprá-las de forma recorrente. Por outro lado, semi joias são muito procuradas e têm um público mais abrangente.

vender-semi-joias-online

mercado em crescimento

O mercado nacional de semi joias fatura R$ 600 milhões ao ano e o Brasil é um dos 15 maiores produtores do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), são 22 toneladas de peças criadas e comercializadas.  Além do mercado interno, o Brasil também exporta esses produtos, em especial para Alemanha, Canadá e Estados Unidos (que representam 70% das vendas externas).

Como escolher seu público-alvo

Semi joias têm um público em potencial enorme. Entretanto, quem está começando deve escolher uma persona, ou seja, um “comprador ideal” que quer impactar. Essa segmentação é o fator determinante para diferenciar você e a sua marca das diversas outras que trabalham no mesmo nicho de mercado. Pense em quem seria o cliente para quem você pretende vender. Abaixo, mostramos alguns exemplos de públicos bastante diferentes entre si:

  • mulheres de meia-idade que procuram semi joias tradicionais, que se parecem com a joias verdadeiras
  • Jovens descoladas, que buscam peças irreverentes e totalmente fora do padrão
  • Semi joias para crianças
  • Público religioso
  • Público masculino

São muitas as oportunidades para você abordar em seu negócio. Pesquise a viabilidade, crie um plano de negócios e comece, aos poucos, a vender e realizar testes para validar sua ideia.

A Escolha do fornecedor

Existem inúmeros fornecedores de semi joias disponíveis. Pesquise qual se encaixa melhor nas suas expectativas financeiras. A dica é sempre selecionar pelo menos três fornecedores diferentes, assim você pode ligar e negociar preços de foma mais segura, pois não ficará dependendo de nenhum deles. Em um nicho tão concorrido, é importante que seu fornecedor te entregue peças de qualidade impecável, pois é exatamente isso que seus clientes esperam.

A competitividade do mercado de semi joias também pede que você vá além das revendas tradicionais. Se informe sobre a possibilidade de encomendar algumas peças sob medida, exclusivas do seu negócio. Os consumidores estão sempre em busca de peças únicas e normalmente estão dispostos a pagar um pouco mais por produtos que eles não podem encontrar em outro lugar. Outra dica é sempre conferir a procedência do fornecedor de semi joias. Se possível, vá até a empresa conhecer os produtos antes de encomendar. Além disso, é importante estar sempre atento a todos os contratos que assinar para não sofrer nenhum tipo de prejuízo.

vender-semi-joias-online

Seja um empreendedor, não um revendedor

Existem alguns fornecedores que oferecem a opção para você se registrar como revendedor, recebendo semi joias por consignação e preços mais atrativos. Mesmo que considere esse modelo interessante, é muito importante que você diferencie seu negócio dos outros vendedores. Quando começar a vender, você será um empreendedor, dono do seu negócio. Comporte-se como tal! Pode até ser que o melhor caminho para você seja revender apenas semi joias de uma marca específica nesse momento inicial, mas quem quer crescer tem que estar sempre atento às oportunidades de mercado e realizar uma pesquisa constante sobre novos fornecedores. Conforme você for crescendo e se capitalizando, fica mais fácil negociar preços e condições melhores.

Como vender semi joias online?

Você não precisa ter uma loja virtual para começar a vender online. É possível ter um negócio lucrativo sem precisar gastar dinheiro com um site próprio, apenas utilizando a estrutura de plataformas gratuitas. Para quem está começando, a dica é começar a vender em marketplaces e pelas redes sociais, que são excelentes oportunidades de alcançar seu público. É fundamental que sua marca esteja presente no Mercado Livre, Facebook e Instagram, que são as principais portas de entrada para o comércio eletrônico.

vender-semi-joias-online

O porta a porta virtual

Hoje, não faz mais sentido ir de porta em porta para vender seus produtos e ter seu ponto físico é muito mais caro. Por isso, a melhor opção é vender semi joias online. Uma alternativa moderna para impactar o seu ciclo de conhecidos é utilizar o Whatsapp. É possível criar listas de pessoas que você conhece e que talvez se interessem pelas joias e enviar campanhas e ofertas. É um jeito interessante de divulgar seu produto para amigos, familiares e todos os seus contatos. Como toda estratégia de vendas, você tem que se preparar e mandar texto e fotos profissionais.

vender-semi-joias-online

Onde vender Semi joias online

Confira alguns canais interessantes e com boa possibilidade de lucro para vender semi joias:

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Mercado Livre
  • Elo7
  • Outros marketplaces

Agora que já sabe como vender semi joias online, assista a uma aula gratuita para aprender a criar seu negócio do zero!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.