Como vender produtos geek na internet? Dicas para a sua loja online

Última atualização em 5 de setembro de 2018 por Lucas Lombardi

Se, no passado, os nerds eram considerados desajeitados, hoje as coisas mudaram bastante. Rebatizados como geeks, esse público tem forte potencial mercadológico e, acima de tudo, muita influência sobre os comportamentos dos mais jovens.

Se você se considera um “nerd” ou admira o mundo geek e quer trabalhar com ele, existem algumas opções: você pode, por exemplo,criar conteúdos para a web, envolver-se com ficção científica ou… Vender produtos geek na internet!

Gostou da ideia? Então continue com a gente e descubra como fazer isso.

vender produtos geek na internet

 

O que é um geek

Um geek nada mais é que alguém muito interessado pela cultura pop e tecnologia. Consequentemente, eles acabam tendo o seu estilo de vida e consumo enviesados por games, rpg, literatura, quadrinhos e entretenimento em geral.

O termo geek já foi usado de forma pejorativa, mas hoje é um estilo de vida como outro qualquer. Talvez até mais que isso, pois essa cultura tem se mostrado cada vez mais presente e mais rentável. Basta ver todo o esforço que a Disney fez para comprar a Marvel e todos os super-heróis da companhia.

 

vender produtos geek na internet

Quem é o geek brasileiro?

Nós já demos uma definição bastante genérica (e estereotipada) sobre quem é o geek. Porém, se você quer vender para esse público, precisa conhecer tudo sobre ele.

Vamos avançar um pouco mais na pesquisa sobre o público nerd no país.

Segundo levantamento feito pelo Geek Power (Omelete), o geek brasileiro:

  • Tem entre 18 e 34 anos de idade
  • Mora no sudeste (60%)
  • Tem ensino superior completo ou sendo finalizado
  • Possui renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos
  • Está acostumado a fazer compras online (91%)

 

vender produtos geek na internet - homem de ferro

 

É isso mesmo: mais de 90% dos geeks compram em lojas virtuais e marketplaces. Enquanto alguns públicos ainda têm dificuldade para manusear notebooks e smartphones, o público nerd é pioneiro em entender e dominar as novas tendências em tecnologia.

Além disso, como você já deve saber, o Ecommerce facilita e muito a vida dessas pessoas, que, na internet, têm vantagens como a praticidade, variedade de opções e informações detalhadas sobre os produtos.

Leia mais: Os 10 maiores mercados de ecommerce no Brasil

 

Como encontrar o seu micro nicho?

Se você quer vender produtos geek na internet, precisa se especializar. Como você pôde perceber no tópico anterior, esse público não é tão homogêneo quanto parece, variando em idade, classe social, geografia etc.

Será mesmo que um consumidor geek de 34 anos, programador de uma grande empresa e com renda de 10 salários mínimos terá os mesmos interesses de um geek de 18 anos, blogueiro, que ainda recebe pouco menos de 3 salários mínimos por mês? É preciso pensar em tudo isso.

vender produtos geek na internet

Mais questões para refletir:

  • Quais características diferenciam o seu cliente?
  • Você se especializará em games, literatura, entretenimento ou venderá de tudo?
  • Quais produtos vender? Canecas, camisetas, chaveiros, revistas, cadernos, bonés, acessórios, colecionáveis… 

 

Existe um mundo de produtos a serem comercializados, então defina quais serão as suas especialidades.

vender produtos geek na internet - tênis

Seja autêntico

Se já é importante ser autêntico em qualquer outro segmento, isso fica ainda mais evidente quando se é um empreendedor em busca de vender produtos geek na internet.

Já que os seus clientes dominam vários assuntos e são fortemente atraídos por novidades, você vai precisar ser criativo para despertar seu interesse.

Tenha redes sociais movimentadas, pense em campanhas originais, faça parcerias com influenciadores e qualquer outra ação “fora da caixinha” para chamar a atenção do seu público.

Além disso, um passo chave é criar conteúdo autêntico na internet. Seja com um blog, canal do Youtube ou podcast, expor suas ideias certamente é uma das formas mais baratas e eficientes de demonstrar originalidade e atrair os consumidores desse mercado.

vender produtos geek na internet

Cases para conhecer e se inspirar

E, antes de montar uma loja online para vender produtos geek na internet, vale a pena conhecer outras lojas virtuais que já estão fazendo sucesso!

Separamos 3 cases para você conhecer e se inspirar:

vender produtos geek na internet
Reprodução: lojamundogeek.com.br

 

vender produtos geek na internet
Reprodução: nerdstore.com.br

 

vender produtos geek na internet
Reprodução: nerduniverse.com.br

Por onde começar a vender produtos geek na internet?

Se você quer começar a vender, mas não sabe como fazer, assista a essa aula gratuita com Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do Brasil: Clique aqui para começar sua aventura no comércio digital.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.