Celular ou computador? Entenda como são as vendas no Ecommerce

Última atualização em 28 de maio de 2020 por Webmaster

O consumidor brasileiro, hoje, está cada vez mais conectado e consciente de uma compra mais racional. Por esse motivo – e com a crescente popularização da banda larga e do acesso 4G -, vendas por celular e computador assumem um papel de protagonismo no Ecommerce.

Neste artigo, vou te mostrar como são as vendas no Ecommerce e por quê você deve atentar-se ao modo de compra do consumidor.

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Vendas pela internet no Brasil

Após duas décadas e meia de atuação enfrentando diferentes momentos econômicos, o mercado de Ecommerce demonstra certa maturidade para um crescimento mais homogêneo e consistente.

A economia brasileira segue em processo de recuperação e o comércio eletrônico exerce um papel fundamental neste momento, aparecendo, inclusive, como oportunidade para empreendedores que precisam de uma fonte de renda complementar.

São quase 25 anos desde que o esse mercado chegou ao Brasil. No ano passado, o faturamento foi de mais de 53 bilhões de reais e a previsão é de que passe os 60 bilhões em 2019.

Este mercado cresce a cada ano e, independentemente do segmento que você deseja atuar, o Ecommerce deve entrar em pauta nas estratégias do seu negócio.

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Celular ou Computador?

Mesmo enfrentando problemas de qualidade no fornecimento (41% dos brasileiros afirmam que sua conexão ainda é instável, três vezes menor que a média global), a parcela da população com menor renda opta por apenas um dispositivo: o smartphone.

Ter um smartphone, além de impulsionar as vendas da categoria de Telefonia/Celulares (atualmente com 18,2% de importância em faturamento no total Ecommerce), contribui para o crescimento do m-commerce (compras realizadas via dispositivos móveis: celulares, tablets, aplicativos).

Além disso, a vantagem que o mobile possui em relação ao computador é clara: a praticidade em comprar por um aparelho que está 100% do tempo conosco.

Para se ter noção, as vendas via dispositivos móveis representam 42,8% de todos os pedidos do Ecommerce do Brasil em janeiro de 2019. Enquanto o Ecommerce total cresceu 12% em 2018, o m-commerce cresceu 41% no mesmo período.

Mas como nem tudo são flores, esta forma de comprar pela internet vem arcando com algumas barreiras logísticas…

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Principais barreiras logísticas

A principal barreira logística de se comprar pelos smartphones é óbvia: comprar online requer conectividade para acessar a plataforma e nem todos os brasileiros possuem internet móvel de qualidade…

Tal barreira apresenta um benefício para as vendas pelo desktop, uma vez que a internet de casa costuma ser muito mais eficiente do que o 4G.

Porém, o conceito de ausência de limites que a internet proporciona para comprar de qualquer lugar, na prática, não acontece 100% no Brasil…

Segundo dados da Ebit, 41% dos brasileiros afirmam não ter uma conexão estável para realizar compras online.

E é neste sentido que ambas as formas de compra são prejudicadas no país.

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O aumento das vendas pelo celular

No Brasil, a web mobile está consolidada e os smartphones seguem ganhando relevância quando o assunto é compras online. 7 a cada 10 brasileiros já possuem um smarthphone e, consequentemente, tendem a consumir por meio dele.

As categorias responsáveis pela alta de pedidos no m-commerce são: perfumaria e cosméticos (com 112% de crescimento), moda e acessórios (com 59% de crescimento), esporte e lazer (com 40% de crescimento) e casa e decoração (com 38% de crescimento).

Uma particularidade das compras via dispositivos móveis é que são escolhidos produtos com um ticket médio de menor valor, quando comparado às compras via computador.

Além disso, os aplicativos de compra ganham cada vez mais espaço no mercado, ocupando a posição das lojas virtuais.

Os apps suprem cada vez mais a necessidade do consumidor atual de estar sempre arcando com facilidades, incluindo compras pelas próprias redes sociais. O que é um motivo de desvantagem para vendas pelo computador, uma vez que elas são muito mais utilizadas por meio de aparelhos celulares.

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Vendas pelo Computador

Ainda que a expansão da internet móvel e dos smartphones beneficie o mobile commerce, um sentimento de insegurança considerado como algo “cultural” ainda favorece as vendas pelo desktop.

A diferença ficou evidente durante a edição de 2017 da Black Friday, quando o tíquete médio percebido pela Ebit no Brasil somou 562 reais, contra 515 reais nas vendas fechadas através de dispositivos móveis (ainda que a distância entre ambos seja pequena).

Na Nuvem Shop, o mesmo movimento foi verificado: o tíquete médio de vendas nos dispositivos móveis fechou o ano em 200 reais, contra 258 reais quando considerados todos os pedidos feitos na plataforma.

Sendo assim, as compras pelo computador não se encontram em grande desvantagem uma vez que muitos brasileiros ainda optam por este meio.

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Vendas no Ecommerce: Celular ou Computador?

Acredito que, independentemente da situação atual do crescimento de vendas pelo celular ou computador, você como empresário precisa entender que qualquer negócio deve existir nos dois meios de compra.

E, mais do que isso, deve se adequar às constantes adaptações tecnológicas e mercadológicas, entendo que o seu canal de vendas online deve estar sempre funcionando de forma efetiva.

Sendo assim, esteja o seu negócio atuando nos marketplaces, redes sociais ou em loja virtual própria, você precisa se atentar à experiência de compra do seu usuário.

Então não pense em focar em vender apenas pelo celular ou computador… Foque nos dois!

Só assim você vai conseguir se posicionar de forma relevante no mercado.

Mas não se engane: para conseguir resultados interessantes, precisa seguir estratégias inteligentes.

E vamos te ajudar com essas estratégias!

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