Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Quer alavancar seus resultados? Confira 4 técnicas de vendas simples que você pode começar a aplicar hoje mesmo:
Técnicas de Vendas e sua importância
No mercado digital, normalmente o cliente pesquisa o produto ou serviço em que está interessado (ou é impactado por anúncios e conteúdos) e toma a decisão de comprar ou não.
Mas, muitas vezes, a pessoa entra em contato com o Ecommerce antes de fechar a transação para tirar dúvidas ou fazer questionamentos.
Nesse momento, talvez você precise conhecer algumas técnicas de vendas para dar o “empurrãozinho” que falta para o fechamento da transação.
Um pequeno deslize pode colocar tudo a perder e fazer aquela pessoa desistir de comprar… Por isso, preste atenção nas 4 técnicas de vendas apresentadas e faça bom proveito delas na hora de interagir com possíveis clientes.
1 – Utilize Linguagem Positiva
A positividade é contagiante. Por isso, essa é uma das técnicas de vendas mais efetivas.
Você teria mais vontade de comprar de um vendedor com um largo sorriso no rosto, que está te apresentando vários pontos interessantes sobre um produto ou de uma pessoa desmotivada, que tem uma postura indiferente?
Eu, certamente, escolheria o primeiro.
Em uma conversa via chat ou email, apesar de ser um ambiente com menos interação, é possível sentir se o vendedor está se comunicando de forma positiva, indiferente ou negativa.
Usar pontos de exclamação e emojis podem ser boas táticas para passar entusiasmo.
Além disso, evite expressões negativas… “Não posso fazer nada” e até um simples “não” passam a indiferença que pode te fazer perder a venda.
Invista em encontrar soluções e responder sempre com positividade.
2 – Auxilie o cliente a entender o que ele precisa
Muitas interações são dúvidas. Pensando assim, o trabalho de pré-venda é fundamental.
É importante se mostrar disponível e ser prestativo SEMPRE para garantir uma relação de confiança e reciprocidade.
Não importa se você já respondeu a mesma pergunta mil vezes para outras pessoas.
Naquele momento, o que importa é que aquela dúvida é única para esse cliente.
Por isso, dedique tempo a instruir e direcionar a pessoa até a decisão de compra.
Uma pré-venda bem realizada reduz drasticamente o índice de insatisfação e de devolução.
3 – Nunca subestime o cliente
A confiança é a chave.
Jamais subestime seu cliente e trate-o sempre com o máximo de respeito.
E não importa se é uma pessoa simples ou pouco instruída, se não sabe se expressar ou comete erros ortográficos.
Você, como dono de negócio, está ali para entender o que o seu cliente precisa e garantir a satisfação com a transação, desde o atendimento até o recebimento do produto ou prestação do serviço.
4 – Seja resiliente
Ser resiliente é uma das técnicas de vendas que vai além da negociação.
Trata-se de uma postura capaz de levar você e seu negócio ao sucesso.
A resiliência é a capacidade de lidar com situações negativas e transformá-las em positivas.
No mundo das vendas, é normal ouvir “não” diversas vezes.
E cabe a você criar novas abordagens para conseguir converter as reações negativas em vendas concretizadas.
Ser resiliente também é entender que as críticas e objeções ao seu produto jamais podem ser levadas para o lado pessoal.
Nada de ser grosseiro ou responder de forma ríspida a alguém que se recusa a comprar.
O caminho é tentar desconstruir o argumento dessa pessoa com positividade, dados e proatividade.
Hora de colocar as técnicas de vendas em prática
Agora que já conhece algumas técnicas de vendas que vão te ajudar a fazer o seu negócio decolar, é hora de criar novas oportunidades e gerar mais interação com possíveis clientes.
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