Última atualização em 28 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros
Um novo relatório sobre mídias sociais e experiência do cliente foi divulgado recentemente pela Socialbakers. E os dados mostram que o investimento em anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram cresceram 60% de 2020 para o ano de 2021.
Para quem não conhece, a Socialbakers é uma plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais…
E, com suas análises, foi possível identificar um aumento bem expressivo após um ano em que essas duas redes sociais já haviam batido o recorde de investimento em suas plataformas.
Para entender com mais detalhes, acompanhe os próximos tópicos…
Socialbakers Destaca um Ótimo Momento Para o Marketing
O alcance dos publiposts no Facebook obteve um crescimento global considerável, chegando a 8% no mundo todo e 23% na América do Norte.
Assim, conforme as empresas foram percebendo que os espaços de divulgação de seus produtos estavam se tornando cada vez mais competitivos, o orçamento focado em publicidade nas plataformas digitais também registrou um crescimento de mais de 30%.
Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers, afirmou no estudo que este ano promete ser extremamente importante para quem trabalha com marketing de digital e experiência do cliente. Ou seja, para quem vende online:
“Pelo que já vimos somente no começo do ano, prevemos que 2021 será outro grande período para as equipes de marketing de mídia social, com o comércio social e os recursos de compra no aplicativo se tornando ainda mais importantes à medida que as marcas procuram novas maneiras de agilizar a jornada do cliente”, aponta o estudo.
Diante disso, os empreendedores que anunciaram nessas plataformas simplesmente dobraram seus investimentos nas redes sociais durante o primeiro trimestre de 2021, acompanhando o mesmo padrão do ano anterior…
Vale destacar também que em alguns setores específicos, os investimentos nas redes sociais foram impulsionados exponencialmente. Por exemplo, o ramo automotivo investiu cerca de 102% mais em publicidade na comparação anual…
Já para a indústria de bebidas alcoólicas, a plataforma Socialbakers destaca um aumento de 81%, enquanto o Ecommerce chegou a investir 66% mais.
E mais do que isso…
Neste mesmo trimestre também foi possível observar uma queda de 15% ano a ano nos patrocínios de influenciadores. Além de que as questões sociais foram priorizadas no Facebook durante esse período, com um aumento de 141% em páginas da plataforma mencionando pessoas negras…
Dessa forma, isso tudo só reforça o novo papel das redes sociais para quem trabalha no âmbito da internet…
O Poder das Redes Sociais
Está mais do que comprovado que as redes sociais deixaram de ser apenas canais de troca de mensagens, fotos ou vídeos. Hoje, esses espaços são poderosos aliados para quem está vendo de forma digital…
Algo que reforça isso é um outro estudo realizado pela Socialbakers que aponta que, ao longo dos últimos três anos, o Instagram se consolidou como a plataforma dominante sobre o Facebook quando se trata de engajamento…
No 4° trimestre 2020 essa tendência continuou e a lacuna entre as duas plataformas continuou a aumentar com o total de interações no Instagram em média 20x maior do que o Facebook…
Além disso, a pesquisa da Socialbakers ressalta que, em geral, o Facebook é ótimo para dirigir vendas e conversões, enquanto o Instagram é melhor para o marketing e a conscientização da marca, por exemplo.
Desse modo, o Facebook continua sendo o canal de referência para impulsionar conversões e cliques; ainda é menos caro e oferece segmentação adicional.
Lembre-se que, mesmo assim, o Instagram ainda possui uma forte presença no mercado digital. Principalmente por disponibilizar o Instagram Shopping, recurso que permite aos empreendedores terem uma loja no aplicativo…
Com a ferramenta, os usuários podem aprender mais sobre os produtos diretamente no aplicativo e comprar diretamente no Instagram (com Checkout) ou clicar para finalizar a transação no site da marca.
Além disso, outra rede social que vem ganhando seu espaço nas telas dos consumidores é o TikTok. E, ao contrário do Instagram ou do Twitter, por exemplo, o conteúdo do TikTok pode ser mostrado para usuários que não estão seguindo seu negócio…
Achou uma boa rede social para sua empresa? Pois é…
Semelhante ao YouTube, o conteúdo viral veiculado no TikTok é mostrado a qualquer usuário que o algoritmo considere adequado. E sua marca tem a chance de ganhar visibilidade além de seus seguidores e público principal.
Portanto, o uso das redes sociais está em constante mudança, alternando de acordo com o comportamento do consumidor, claro. E esse aumento exponencial que vimos só comprova isso…
Por isso, não tem jeito: é fundamental para as empresas de Ecommerce manterem uma compreensão abrangente e atual dessas plataformas para atuar e atingir seus clientes de forma ampla e eficaz, sem perder nenhuma oportunidade de venda.
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