O SEO é uma ferramenta valiosa para posicionar seu negócio na primeira página do Google e atrair cada vez mais a atenção das pessoas para a sua loja virtual.
Com esse recurso é possível otimizar sua página, ficar entre os primeiros resultados de busca do Google e, consequentemente, ter mais chances para converter acessos em vendas!
E mais do que isso…
As ferramentas de SEO são cruciais na hora de aumentar o tráfego do seu Ecommerce, algo que todo empreendedor PRECISA estar atento…
Quer saber como utilizar as técnicas de SEO?
Acompanhe o artigo para entender o que é SEO e algumas dicas essenciais para ganhar destaque nas pesquisas do Google. Confira.
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português). É uma união de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web com o objetivo de posicionar da melhor maneira possível no Google os seus conteúdos publicados.
Na prática, o SEO é uma estratégia usada para colocar a sua página nas primeiras colocações nos resultados orgânicos no Google e, consequentemente, atrair mais cliques para o seu site. Ou seja, ajuda diretamente no tráfego orgânico do seu Ecommerce, recebendo visitas de forma espontânea sem necessariamente precisar gastar em anúncios pagos.
Dessa forma, quem vende online precisa ter em mente que usar a estratégia de SEO é ESSENCIAL…
Por que Resultados Orgânicos são Importantes?
Para ranquear o seu site na primeira página, você pode optar por anúncios pagos ou usar as técnicas de SEO para se destacar nos motores de busca de forma gratuita…
Independentemente de estar começando e ainda não ter como investir nas propagandas pagas do Google, o SEO é um grande aliado para qualquer empresa do Ecommercce. Entre as diversas vantagens de investir nesses resultados, estão:
- Não cobra para exibir o seu site;
- Normalmente possui resultados de cliques mais expressivos que as propagandas pagas;
- A taxa de conversão pode ser maior do que a dos anúncios pagos.
Por isso, não tem jeito: investir em técnicas de SEO no seu Ecommerce só vai fazer com que a sua loja ganhe mais visibilidade e até mesmo atinja mais vendas.
E para você ter uma ideia melhor sobre como fazer isso, separamos algumas dicas que vão fazer a diferença na hora de aplicar essa estratégia no seu negócio…
7 Dicas SEO Para se Destacar no Google
1. Crie Conteúdos de Qualidade
Não adianta produzir artigos e matérias para o blog da sua empresa com poucas informações ou dados irrelevantes. Algo que você precisa ter em mente é que o Google busca por conteúdos bem explicados e completos, com bastante informação relevante, bem escritos etc.
Uma boa forma de criar conteúdo de qualidade é conhecendo muito bem a sua persona!
- Leia Mais: 7 Dicas para Definir a sua Persona
A persona do seu negócio é uma representação fictícia do seu cliente, o que é ótimo para compreender melhor como funciona o comportamento dele e, consequentemente, produzir conteúdos que o atraia!
2. Atenção aos Tipos de Títulos
Existem dois títulos dentro de um conteúdo do seu site. O SEO title, que é externo e responsável por levar o leitor para um artigo do seu blog, por exemplo. E title tag, que é o título interno do seu blog, o que o leitor vê quando já tiver acessado o seu conteúdo.
Ambos são importantes, claro. Mas têm funcionalidades diferentes.
O objetivo do título interno é fazer com que o leitor tenha ainda mais interesse em ler o conteúdo. E o SEO title, serve para otimizar seus resultados de busca.
Assim, quando for criá-los, tente despertar o interesse do leitor, faça uma promessa, se for o caso, e não deixe de usar a palavra-chave, ok?
Lembrando que o título interno não possui limites de caracteres, mas o SEO title sim: 55 caracteres.
3. Não ignore a Meta-descrição
A meta-descrição é aquele texto que aparece bem abaixo da sua url no Google. Por isso, o uso de um texto persuasivo na meta-descrição também vai trazer todo o diferencial na hora de os usuários clicarem no conteúdo…
Na prática, esse pequeno texto não influencia diretamente no ranqueamento da sua página, mas faz toda a diferença na hora de achar a atenção para o clique, como citamos anteriormente.
Outro ponto importante: saiba que inserir a palavra-chave trabalhada nesta etapa também é indicado! Além disso, seja objetivo e use CTAs (Call To Action), como por exemplo: “Clique e Confira!”. É o que vai te ajudar a atrair a atenção do usuário para o seu site.
4. Faça Descrições de Produtos
Investir em uma boa descrição dos produtos também é indispensável quando o assunto é SEO. É nesta etapa que você vai inserir palavras-chave referentes ao conteúdo para assim ranquear o seu site dentro do Google e de outros buscadores.
Além disso, disponibilize informações do seu produto, como o material do qual ele é feito, tamanho, cor, peso, número de estoque, valor, formas de pagamento e parcelamento etc.
Também vale usar a descrição para dar dicas de uso do produto para o cliente. É uma boa oportunidade para ser criativo e persuasivo!
5. Use Imagens da Maneira Correta
As imagens dos produtos são cruciais para as vendas online. Assim, além de pensar em tirar fotos incríveis, você também pode focar na otimização do SEO…
Para isso, uma boa dica é nomear o arquivo da imagem com a palavra-chave na hora de fazer o upload. É isso que vai ajudar a sua loja a ser encontrada no Google de forma mais fácil pelos usuários!
6. Utilize o Google Search Console
Quando o assunto é SEO não há muito como escapar: é preciso analisar dados! E o Google Search Console é uma ferramenta do Google perfeita para isso…
E um ponto importante é que assim que você faz o cadastro e acessar o Search Console, o seu site é automaticamente mapeado pelo Google. Isso é excelente, pois o Google vai saber que esse site é seu e vai sugerir otimizações a serem feitas para melhorar o ranqueamento…
Ou seja: a ferramenta disponibilizada pelo Google permite entender como ele está lendo o seu site, quais as melhores palavras-chaves, se há problema de indexação etc. Insights valiosos na hora de fazer mudanças para melhorar o desempenho da sua loja virtual dentro do Google!
7. Tenha Atenção ao Tempo que a Página Leva Para Carregar
É mais comum do que você imagina um cliente acessar uma loja virtual e desistir da compra porque o carregamento está lento ou, simplesmente, não acontece.
Para isso não acontecer no seu negócio de jeito nenhum, dê uma atenção extra à otimização da velocidade de tempo de carregamento do site…
Isso é importante porque é um dos critérios mais relevantes para o Google na hora de pontuar o SEO do seu site. Aliás, uma boa dica é reduzir o tamanho das imagens expostas na página, por exemplo. O site TinyPNG é um bom recurso nesse sentido.
Portanto, já deu para perceber o quanto estar entre os primeiros das pesquisas no Google é crucial para o sucesso do seu negócio, certo? Mas se você ainda tem dúvidas quanto a isso, não tem problema. Vamos aprofundar um pouco mais essa questão…
Por que usar Técnicas SEO na sua Loja Virtual?
As estratégias de SEO bem feitas são as grandes responsáveis pelos cliques na sua página e a quantidade de novos consumidores conhecendo a sua empresa…
Mas, para isso acontecer, além das dicas que demos, é preciso que você use as ferramentas de SEO de forma contínua, sempre que for adicionar um produto ao catálogo do seu Ecommerce ou publicar um artigo no blog, por exemplo.
E é preciso deixar algo claro: os resultados não aparecem da noite para o dia, mas é inegável o quanto eles fazem a diferença quando começam a surgir. É um trabalho de formiguinha, que exige dedicação, atenção e paciência…
Só assim vai ser possível deixar a sua loja no topo das pesquisas e na primeira página do Google. É isso o que você deseja para o seu negócio, certo?
Assim, ter uma página bem ranqueada no Google significa que mais consumidores clicarão na sua loja e, quanto mais visualizações você tiver, maiores serão as chances de aumentar as vendas feitas no seu site.
Por isso, não perca tempo e invista hoje mesmo em técnicas de SEO para destacar a sua empresa da concorrência ao ficar no topo das pesquisas do Google!
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