Última atualização em 15 de março de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Montar uma loja virtual sem estoque é o sonho de diversos empreendedores que, sem muito dinheiro para investir, pensam em usar o estoque do fornecedor na hora de começar um negócio.
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Isso é possível? Perfeitamente, diversas lojas virtuais começam suas operações dessa maneira.
É fácil? Nem sempre. Por isso preparamos algumas dicas para você não errar! Confira:
1 – Alguns produtos são mais simples que outros
Na hora de planejar um ecommerce sem estoque, cada passo do planejamento precisa ser dado pensando nisso.
No momento de escolher o seu nicho de mercado, por exemplo, alguns produtos funcionam muito melhor que outros nesse modelo de operação.
Produtos de rápida fabricação e saída, como camisetas, por exemplo, facilitariam a sua vida. Já mercadorias de fabricação mais complexa e customizada, como móveis planejados, por exemplo, tornam-se quase inviáveis.
2 – Você pode confiar no seu fornecedor?
Não sinta-se feliz apenas por ter encontrado um fornecedor que aceite fazer esse tipo de parceria… Antes você precisa descobrir se essa empresa é confiável!
Ao montar uma loja virtual sem estoque é preciso enxergar uma coisa claramente: você estará completamente dependente desse parceiro (se ele errar, você também erra).
Por isso, não feche um acordo até confiar na empresa em questão. Se for preciso, vá pessoalmente conhecer a estrutura, fale com o gerente, dê um jeito de ser avisado sempre que determinado produto estiver acabando… É assim que você evitará futuras dores de cabeça.
Para saber mais como encontrar bons parceiros de negócios, leia o nosso artigo completo sobre fornecedores.
3 – Compre a prazo
Apesar do just in time¹ ser a lógica mais conhecida para quem decide montar uma loja virtual sem estoque, você também pode trabalhar com os recursos do fornecedor comprando a prazo.
É claro que, se a sua intenção for evitar a todo custo os gastos com estoque, essa deve ser a sua última opção — mas pelo menos tenha em mente que existe a possibilidade (via contrato ou cartão de crédito).
Just in time¹: essa lógica de vendas é aquela onde o lojista só vai até o fornecedor quando a venda já foi fechada.
4 – Atente-se para peças de coleção
Alguns mercados, como “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração”, sofrem ainda com uma complicação extra: as peças de coleção.
Imagine que você fez uma venda de determinado modelo de calça que está sendo oferecido em seu site.
Ao procurar o fornecedor, você descobre que as peças acabaram e não serão mais produzidas, pois faziam parte de uma coleção de inverno que já foi finalizada.
A não ser que você consiga encontrar o produto em outro lugar, você tem um grande problema em mãos, certo?
Existem duas saídas para evitar esse tipo de situação: ou você controla muito bem o estoque do fornecedor ou trabalha somente com peças de reposição fixa.
5 – Depois de algum tempo, monte o seu próprio estoque
Montar uma loja virtual sem estoque, como já dissemos, é completamente viável… Mas será o modelo ideal?
Nós recomendamos que, assim que suas primeiras vendas forem feitas, você logo comece a reservar recursos para montar um estoque próprio.
Pode até demorar algum tempo, mas contar com um estoque da sua empresa economizará tempo, dinheiro e certamente dará mais tranquilidade e independência à sua operação.
Se você quer continuar aprendendo mais sobre como montar uma loja virtual sem estoque, leia um texto completo sobre o assunto ou dê o play no vídeo abaixo!
Quem fala é Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce:
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