Ricardo Eletro Fecha Lojas Físicas e Aposta no Ecommerce

Última atualização em 16 de março de 2021 por Maria Alice Medeiros

As vendas online tiveram um salto inimaginável há alguns meses… Entretanto, em um cenário oposto, lojistas do varejo físico se viram diante da necessidade de encerrarem suas atividades ou apostarem na reinvenção de seus negócios por meio dos canais digitais.  No caso da Ricardo Eletro, as duas coisas aconteceram ao mesmo tempo.

A verdade é que o alto índice de fechamento de lojas físicas trouxe atenção total para o comércio online

E a Ricardo Eletro foi uma das empresas que precisaram se adaptar aos novos hábitos do consumidor – o chamado “novo normal”. 

Em meio à pandemia, a varejista precisou tomar atitudes drásticas e se reinventar para sobreviver no mercado… Vou te explicar mais sobre o assunto ao longo do artigo. Acompanhe. 

Ricardo Eletro

320 Lojas Ricardo Eletro Fechadas

A Máquina de Vendas, controladora das varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar, Salfer e EletroShopping, entrou com pedido de recuperação judicial recentemente, na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo (SP). 

Com uma dívida avaliada em 4 bilhões de reais, a empresa anunciou que encerrará as atividades as 320 lojas físicas da rede – que já estavam temporariamente fechadas por causa da pandemia…

Em nota, a companhia informou “A Ricardo Eletro, assim como grande parte do setor varejista, vem enfrentando os impactos da pandemia de forma avassaladora […]. Um estrangulamento de caixa provocado pelas necessárias medidas de distanciamento social”.

A empresa também explicou que, desde janeiro, existe uma dificuldade no recebimento de produtos chineses para renovação de estoque devido a paralisação de fornecedores…

Diante desse cenário complexo, a Ricardo Eletro aposta agora em sua reorganização administrativa e financeira por meio da recuperação judicial e de novos caminhos…

O objetivo da companhia é superar a situação momentânea de crise e buscar alternativas para se adequar à nova realidade do varejo. Na prática, isso significa aproveitar o alto crescimento do Ecommerce nos últimos meses e traçar novas estratégias de vendas para a empresa, como vou te explicar a seguir. 

Ecommerce é o novo foco

Durante a pandemia, o site da Ricardo Eletro saiu de um número de visitas diárias de 50 mil para 350 mil acessos.

Não é à toa que, hoje, o objetivo da varejista é a digitalização do negócio…

Para não perder o boom das vendas no mercado digital nos últimos meses, a Ricardo Eletro também expandiu a linha de produtos de seu marketplace, passando a oferecer produtos médicos e alimentícios.

A abertura como marketplace é um modelo de negócio inédito no varejo da Ricardo Eletro, que vai permitir aos parceiros da marca utilizarem toda a estrutura da empresa para vender…

Com a aposta no digital, a companhia espera reverter esse quadro de crise e ranquear entre as líderes do mercado de varejo brasileiro.

Hoje, Magazine Luiza, Casas Bahia, Lojas Americanas e outras gigantes vem fazendo isso com maestria… Cabe agora a Ricardo Eletro seguir os mesmos passos. 

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