PicPay para Empresas: a nova conta digital da fintech

Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A fintech PicPay anunciou que vai abrir contas de pagamento para pequenos negócios até março. Essa é uma das iniciativas que a fintech colocará em prática para se estabelecer como grande marketplace financeiro do país. A ideia é que o PicPay tenha todos os serviços e produtos de um banco normal até o final 2020.

O que é o PicPay?

A fintech capixaba nasceu em 2012 com o objetivo de facilitar as formas de pagamento e, hoje, é o maior aplicativo de pagamentos do Brasil. Ela conta com cerca de 14 milhões de usuários, sendo 3,9 milhões ativos. 

O aplicativo funciona como uma carteira eletrônica. Com ele, é possível enviar e receber dinheiro, pagar boletos, comprar crédito para o celular, rachar a conta com um amigo – basta que as pessoas tenham um perfil ativo no app -, entre outras funções.

Foco no crescimento

A meta da empresa é chegar a 20 milhões de contas até o fim do ano.

De acordo com o presidente do PicPay, Gueitiro Genso, que trabalhou no Banco do Brasil por mais de 30 anos e assumiu o comando do PicPay em 2019, o fator determinante do sucesso no mercado de pagamentos está em fazer o público concentrar as transações financeiras na plataforma. Dessa forma, a empresa terá uma maior escala e rentabilidade.

Para alcançar seus objetivos, a fintech pretende contratar 6 mil novos funcionários até o final do ano. Isso inclui a contratação de cerca de 100 cientistas de dados, que trabalharão para ampliar a estrutura de hub – processo que transmite uma informação para vários receptores ao mesmo tempo – de transações da companhia.

Todas as novidades visam concentrar as operações tanto de pessoas físicas quanto de pequenos negócios na mesma plataforma, de forma que facilite as transações, atraia mais pessoas e seja competitivo com outras empresas que também oferecem abertura de contas digitais.

Toda a prateleira de produtos financeiros do PicPay é composta de ofertas de terceiros, diferente de outros grupos como Nubank, Banco Inter, Mercado Pago e Mercado Livre – que já trabalham com produtos financeiros próprios. Nos últimos meses, a fintech fechou parcerias com a Cielo e Linx.

Essa estratégia, segundo o diretor, faz a empresa se concentrar na meta de ser um grande hub de transações. Além disso, evita o consumo de capital.

Para Genso, toda essa estratégia deve ajudar a empresa a se manter lucrativa e a multiplicar a receita líquida para cerca de 1,3 bilhões de reais. No último ano, o crescimento do PicPay foi de 415% em relação a 2018 e o faturamento líquido chegou a 333 milhões de reais.

Mudanças na forma de pagamento

Nos últimos anos, as campanhas de abertura de contas digitais no país têm aumentado. Todo esse movimento tem a ver com as mudanças de consumo das pessoas que estão cada vez mais exigentes e procurando formas mais simples de realizarem as compras.

Segundo a pesquisa feita pela FIS, líder global em tecnologia financeira, 29% das compras do varejo online brasileiro são feitas por meio de dispositivos móveis. Essa mudança de hábito está impactando o uso das carteiras digitais, tanto em compras online quanto em lojas físicas.  

Nos últimos dois anos, cerca de 10% de todas as transações do Ecommerce no Brasil foram feitos com as carteiras digitais.

Estar a par dessas mudanças é essencial para quem quer vender online. Se deseja saber mais sobre meios de pagamento e quais são os preferidos dos clientes, confira o artigo abaixo:

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