O que é ticket médio e como aumentar o seu

Última atualização em 30 de maio de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

o que é ticket médio

O ticket médio do seu ecommerce nada mais é que o valor médio de cada compra efetuada nele. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento da operação pelo número de vendas em um determinado período de tempo:

Ticket médio = faturamento/número de vendas

Por exemplo: se um comércio eletrônico fez 40 vendas e faturou 10 mil reais em certo mês, temos um ticket médio de R$250 nesse período de tempo.

Apesar de simples, o cálculo dessa métrica pede acompanhamento constante: a ideia é entender o comportamento do seu cliente e oferecer a ele produtos que antes estavam passando despercebidos.

Qual é um bom ticket médio?

Assim como em tantas outras questões do mundo dos negócios, a resposta aqui é “depende”. Obviamente, um ecommerce de móveis planejados tende a ter um ticket médio muito maior que um ecommerce de acessórios masculinos… Por outro lado, isso não quer dizer, necessariamente, que a primeira operação fature mais que a segunda.

De qualquer forma, o último relatório Webshoppers divulgado pela Ebit mostrou que, no Brasil, o ticket médio do ecommerce ficou por volta dos R$417 em 2016.

Leia mais: Como vender pela internet sem ter loja virtual?

Como aumentar seu ticket médio?

Vamos agora à pergunta de um milhão de dólares: “já entendi o que é ticket médio… Mas o que fazer para aumentá-lo?”.

Bem, se você realmente entendeu o conceito de ticket médio, já deve ter percebido que, para aumentá-lo, precisará aumentar os valores que cada cliente está disposto a gastar com você. Sendo assim, algumas das melhores estratégias são:

Trabalhar com combos

Se você não quer simplesmente aumentar os preços da sua loja, trabalhar com combos de produtos é inevitavelmente uma das melhores saídas para o negócio.

Um cliente que compra um videogame, por exemplo, pode também estar atrás de um controle extra ou de mais alguns jogos. Que tal preparar um combo e oferecer algum desconto para incentivar a compra?

Essa talvez seja a estratégia mais utilizada pelos ecommerces do mundo inteiro na hora de aumentar o seu ticket médio. Dê o play no vídeo abaixo e confira o especialista Bruno de Oliveira falando um pouco sobre isso:

Oferecer frete grátis (com condições)

Outra tática que também pode ser utilizada é o oferecimento de frete grátis a partir de um determinado valor em compras.

Por exemplo: um cliente que já tenha R$320 no carrinho, provavelmente vai ficar bastante tentado a comprar mais alguma coisa se souber que em compras acima de R$400 o frete é por conta do lojista.

Faça promoções inteligentes

Por fim, vale a pena desenvolver promoções que tenham como objetivo final alavancar o ticket médio do seu ecommerce. Nesse caso, descontos progressivos ou chamadas como “Leve 3, pague 2” costumam ser bastante eficientes… Reflita sobre o que pode funcionar para você!

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