O que é Telegram e Como Usar no Ecommerce

Está aí uma ferramenta que tem ganhado cada dia mais espaço entre as pessoas: o Telegram! Se você, empreendedor, ainda não sabe o que é o Telegram e como utilizá-lo em seu negócio, fique atento, pois este post é para você!

E sim, é verdade: não existe só o Whatsapp quando o assunto é troca de mensagens com os clientes…

Na verdade, Telegram surge nesse cenário para ajudar muito as empresas a atingirem e se comunicarem melhor com os seus consumidores. 

Inclusive, o Telegram App tem diferenças bem pontuais desse seu mais forte concorrente…

Quer saber melhor sobre isso? Acompanhe os próximos tópicos e entenda TUDO sobre o que é o Telegram e como utilizá-lo no seu negócio!

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O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito que tem sido reconhecido como uma ótima opção para quem que precisa trabalhar com agilidade, segurança e privacidade. 

Assim como os outros aplicativos de mensagem, a ferramenta permite que o usuário envie mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios

Além disso, o Telegram pode ser utilizado em qualquer dispositivo, como smartphone, tablet e computador…

E outro ponto que chama a atenção para o aplicativo é o recurso de manter conversas de forma secreta

Não é à toa que a ferramenta é conhecida pela sua alta capacidade de proteger mensagens e mídias, evitando que terceiros espionem mensagens facilmente.

Dessa forma, se você reparar bem, no geral, o Telegram é bem parecido com o Whatsapp. Mas isso não significa que as ferramentas sejam iguais…

Diferenças Entre Telegram e Whatsapp

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram são plataformas de mensagens instantâneas projetadas para tornar a comunicação rápida e fácil… 

E, claro, existem algumas semelhanças entre as duas ferramentas…

Por exemplo: 

Os dois aplicativos têm suas versões de mobile e web. Na prática, isso significa que as conversas podem ser gerenciadas em vários dispositivos, um recurso altamente valorizado pelos usuários…

Além disso, ambos exibem confirmação de leitura e entrega de mensagens, além de oferecer aos usuários a opção de criar bate-papos em grupo e fazer chamadas de voz, por exemplo.

Contudo, apesar de algumas semelhanças, há algumas diferenças entre o WhatsApp e o Telegram que não podem deixar de serem citadas…

  1. Envio de Mensagens Para Grupos e Canais

Sim, existem essas duas possibilidades de envio de mensagens no Telegram…

E o ponto alto disso é que, enquanto os grupos do Whatsapp têm um limite de cerca de 250 usuários, o Telegram disponibiliza um limite avassaladoramente maior: de 200 mil participantes!

Outro fator interessante é que o Telegram permite que você restrinja o acesso aos usuários a mensagens anteriores…

E mais:

Também dá para fixar mensagens e tornar um grupo público, por exemplo. 

Já nos canais, o aplicativo deixa que os usuários enviem mensagens para um número ilimitado de pessoas…

E, logo abaixo de cada mensagem – no canto direito – há uma espécie de contagem sobre quantos usuários visualizam sua mensagem. 

Isso é ótimo, principalmente porque te dá uma ideia se o conteúdo publicado está engajando ou não os usuários…

  1. Uso de Bots (Robôs Autônomos) 

Quem trabalha utilizando os aplicativos de mensagens instantâneas para vender sabe o quanto as mensagens automatizadas podem auxiliar no atendimento, não é mesmo?

Mas os bots não fazem a diferença só por isso…

E entre os que são permitidos dentro do Telegram, estão:

  • Criação de enquetes;
  • Chatbots para envio de mensagens automatizadas;
  • Pesquisa no Google.

Importante: Lembrando que não é porque você vai instalar mensagens automatizadas que todo o atendimento que o cliente precisa será feito por esses robôs…

Pelo contrário, na maioria das vezes, as pessoas precisam de informações além das que esses chatbots são capazes de fornecer. 

Por isso, é indicado usar o serviço, mas com cautela, apenas para fazer um contato inicial, esclarecer dúvidas mais comuns, encaminhar o cliente para outro canal etc. 

  1. Armazenamento na Nuvem

Está aí um grande diferencial entre as duas ferramentas: a capacidade de armazenar dados na nuvem…

Um fato que comprova bem isso é que, no Whatsapp, os arquivos enviados podem possuir até 100MB. Já no Telegram, o tamanho máximo é de 1,5 GB. 

Para o dia a dia, não tem jeito… Isso faz muita diferença!

Principalmente porque o armazenamento na nuvem é uma das maneiras mais eficazes de ter acesso a todos os dados sem utilizar nenhum espaço na memória do dispositivo

Diante disso tudo, não dá para não questionar: 

Será que o Telegram é mesmo um aplicativo mais seguro?

Telegram App é Seguro?

O principal ponto de venda do Telegram é a segurança.

A empresa afirma que todas as suas atividades — incluindo bate-papos, grupos e mídias — são criptografadas…

E esse sistema é baseado na criptografia de ponta a ponta, além de uma combinação simétrica AES de 256-bits, RSA 2048-bit e a troca de chaves seguras Diffie-Hellman.

Resumindo?

O resultado de todos esses termos técnicos é a promessa de um serviço de mensagens que mantém em plena segurança todos os dados dos usuários

Então, se você está pensando em adotar o Telegram em seu Ecommerce, saiba que tanto as suas informações quanto a de seus clientes poderão ficar devidamente seguras!

Vale a Pena Usar o Telegram nos Negócios?

Não dá para negar: o Telegram é uma ótima aposta a ser usada nas estratégias de um Ecommerce…

Na prática, junto com outros canais, o Telegram se apresenta cada vez mais como uma ferramenta importante para a conversão de clientes.

Entretanto, há um desafio: o aplicativo ainda não é amplamente utilizado pelas pessoas, como o Whatsapp…

E o que você pode fazer para reverter isso?

Convidar o seu público a entrar nos grupos e canais da sua empresa!

A partir disso, você precisa pensar em uma estratégia de criação de conteúdo para atrair e engajar todos os usuários…

Ou seja, no fim das contas, o aplicativo não é tão popular quanto o Whatsapp – que, recentemente, inseriu a opção de carrinho de compras no aplicativo, diga-se de passagem…

Mas, mesmo assim, o Telegram tem se mostrado uma ótima para conversar com a audiência da sua empresa…

Por meio de enquetes, divulgação de notícias e tantos outros conteúdos, os clientes acabam conhecendo mais sobre o seu negócio, e isso faz toda a diferença!

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