Está aí uma ferramenta que tem ganhado cada dia mais espaço entre as pessoas: o Telegram! Se você, empreendedor, ainda não sabe o que é o Telegram e como utilizá-lo em seu negócio, fique atento, pois este post é para você!
E sim, é verdade: não existe só o Whatsapp quando o assunto é troca de mensagens com os clientes…
Na verdade, Telegram surge nesse cenário para ajudar muito as empresas a atingirem e se comunicarem melhor com os seus consumidores.
Inclusive, o Telegram App tem diferenças bem pontuais desse seu mais forte concorrente…
Quer saber melhor sobre isso? Acompanhe os próximos tópicos e entenda TUDO sobre o que é o Telegram e como utilizá-lo no seu negócio!
O que é Telegram?
O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito que tem sido reconhecido como uma ótima opção para quem que precisa trabalhar com agilidade, segurança e privacidade.
Assim como os outros aplicativos de mensagem, a ferramenta permite que o usuário envie mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios…
Além disso, o Telegram pode ser utilizado em qualquer dispositivo, como smartphone, tablet e computador…
E outro ponto que chama a atenção para o aplicativo é o recurso de manter conversas de forma secreta…
Não é à toa que a ferramenta é conhecida pela sua alta capacidade de proteger mensagens e mídias, evitando que terceiros espionem mensagens facilmente.
Dessa forma, se você reparar bem, no geral, o Telegram é bem parecido com o Whatsapp. Mas isso não significa que as ferramentas sejam iguais…
Diferenças Entre Telegram e Whatsapp
Tanto o WhatsApp quanto o Telegram são plataformas de mensagens instantâneas projetadas para tornar a comunicação rápida e fácil…
E, claro, existem algumas semelhanças entre as duas ferramentas…
Por exemplo:
Os dois aplicativos têm suas versões de mobile e web. Na prática, isso significa que as conversas podem ser gerenciadas em vários dispositivos, um recurso altamente valorizado pelos usuários…
Além disso, ambos exibem confirmação de leitura e entrega de mensagens, além de oferecer aos usuários a opção de criar bate-papos em grupo e fazer chamadas de voz, por exemplo.
Contudo, apesar de algumas semelhanças, há algumas diferenças entre o WhatsApp e o Telegram que não podem deixar de serem citadas…
- Envio de Mensagens Para Grupos e Canais
Sim, existem essas duas possibilidades de envio de mensagens no Telegram…
E o ponto alto disso é que, enquanto os grupos do Whatsapp têm um limite de cerca de 250 usuários, o Telegram disponibiliza um limite avassaladoramente maior: de 200 mil participantes!
Outro fator interessante é que o Telegram permite que você restrinja o acesso aos usuários a mensagens anteriores…
E mais:
Também dá para fixar mensagens e tornar um grupo público, por exemplo.
Já nos canais, o aplicativo deixa que os usuários enviem mensagens para um número ilimitado de pessoas…
E, logo abaixo de cada mensagem – no canto direito – há uma espécie de contagem sobre quantos usuários visualizam sua mensagem.
Isso é ótimo, principalmente porque te dá uma ideia se o conteúdo publicado está engajando ou não os usuários…
- Uso de Bots (Robôs Autônomos)
Quem trabalha utilizando os aplicativos de mensagens instantâneas para vender sabe o quanto as mensagens automatizadas podem auxiliar no atendimento, não é mesmo?
Mas os bots não fazem a diferença só por isso…
E entre os que são permitidos dentro do Telegram, estão:
- Criação de enquetes;
- Chatbots para envio de mensagens automatizadas;
- Pesquisa no Google.
Importante: Lembrando que não é porque você vai instalar mensagens automatizadas que todo o atendimento que o cliente precisa será feito por esses robôs…
Pelo contrário, na maioria das vezes, as pessoas precisam de informações além das que esses chatbots são capazes de fornecer.
Por isso, é indicado usar o serviço, mas com cautela, apenas para fazer um contato inicial, esclarecer dúvidas mais comuns, encaminhar o cliente para outro canal etc.
- Armazenamento na Nuvem
Está aí um grande diferencial entre as duas ferramentas: a capacidade de armazenar dados na nuvem…
Um fato que comprova bem isso é que, no Whatsapp, os arquivos enviados podem possuir até 100MB. Já no Telegram, o tamanho máximo é de 1,5 GB.
Para o dia a dia, não tem jeito… Isso faz muita diferença!
Principalmente porque o armazenamento na nuvem é uma das maneiras mais eficazes de ter acesso a todos os dados sem utilizar nenhum espaço na memória do dispositivo.
Diante disso tudo, não dá para não questionar:
Será que o Telegram é mesmo um aplicativo mais seguro?
Telegram App é Seguro?
O principal ponto de venda do Telegram é a segurança.
A empresa afirma que todas as suas atividades — incluindo bate-papos, grupos e mídias — são criptografadas…
E esse sistema é baseado na criptografia de ponta a ponta, além de uma combinação simétrica AES de 256-bits, RSA 2048-bit e a troca de chaves seguras Diffie-Hellman.
Resumindo?
O resultado de todos esses termos técnicos é a promessa de um serviço de mensagens que mantém em plena segurança todos os dados dos usuários…
Então, se você está pensando em adotar o Telegram em seu Ecommerce, saiba que tanto as suas informações quanto a de seus clientes poderão ficar devidamente seguras!
Vale a Pena Usar o Telegram nos Negócios?
Não dá para negar: o Telegram é uma ótima aposta a ser usada nas estratégias de um Ecommerce…
Na prática, junto com outros canais, o Telegram se apresenta cada vez mais como uma ferramenta importante para a conversão de clientes.
Entretanto, há um desafio: o aplicativo ainda não é amplamente utilizado pelas pessoas, como o Whatsapp…
E o que você pode fazer para reverter isso?
Convidar o seu público a entrar nos grupos e canais da sua empresa!
A partir disso, você precisa pensar em uma estratégia de criação de conteúdo para atrair e engajar todos os usuários…
Ou seja, no fim das contas, o aplicativo não é tão popular quanto o Whatsapp – que, recentemente, inseriu a opção de carrinho de compras no aplicativo, diga-se de passagem…
Mas, mesmo assim, o Telegram tem se mostrado uma ótima para conversar com a audiência da sua empresa…
Por meio de enquetes, divulgação de notícias e tantos outros conteúdos, os clientes acabam conhecendo mais sobre o seu negócio, e isso faz toda a diferença!
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