Última atualização em 16 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você ainda acredita que precisa ter um estoque pra vender para todo o país? Ou que os produtos da sua loja virtual precisam ser itens palpáveis?
Se esse tem sido o seu pensamento, e talvez ele seja a causa para você ainda não ter ingressado no comércio eletrônico. alegre-se.
Você está equivocado!
A internet e o comércio eletrônico proporcionaram uma expansão sem precedentes nas vendas de uma determinada classe de itens. Que são os infoprodutos, extremamente vantajosos para quem vende e para quem compra.
Saiba nas próximas linhas exatamente o que é infoproduto. Sua relação com o ecommerce e como ele pode aumentar o lucro de uma loja virtual.
O que é infoproduto, e como ele pode ser vendido?
Algumas pessoas definem infoprodutos como sendo simplesmente produtos digitais. No entanto, essa definição só está parcialmente certa. Essa confusão é causada principalmente por conta do formato de distribuição dos infoprodutos nos dias atuais, que é digital em sua maioria.
A definição mais precisa para o que é infoproduto é sendo um produtos informação. Materiais informativos que podem ser distribuídos sem limitação de quantidades de modo pago ou gratuito.
Os infoprodutos possuem o objetivo de educar seus consumidores, resolver algum problema ou dor deles através da informação. Um exemplo de infoproduto é um e-book com receitas para universitários que moram longe de casa. Nesse caso, o infoproduto geralmente vai apresentar pratos baratos e rápidos para estudantes com pouco dinheiro (maioria dos casos) e sem muito tempo.
Agora que você sabe o que é infoproduto, vamos conhecer alguns formatos de infoprodutos no mercado.
Tipos de infoprodutos que você deve conhecer em detalhes
Os infoprodutos podem ser apresentados, distribuídos e vendidos em diferentes formatos. Confira agora alguns dos formatos mais comuns para um infoproduto.
- E-books: Um dos formatos mais populares de infoproduto. Os e-books são livros digitais, geralmente editados em PDF ou ePub. São fáceis de se produzir em relação a outros infoprodutos e podem ser comercializados a um bom valor. Distribuídos gratuitamente, são boas opções para aumentar a lista através de um blog por exemplo;
- Videoaulas: É o infoproduto sob a forma de um vídeo educativo. O formato de videoaulas é muito usado em cursos online. E a entrega de um conteúdo neste formato torna o produto mais valioso em muitos casos;
- Webinários: Os webinários são conferências ao vivo onde o produtor ou produtores do infoproduto podem apresentar sua solução a um público seleto. Mais que isso, podem sanar dúvidas ou educar seu público, preparando para a compra de um infoproduto em outro formato, como um e-book;
- Audiobooks e Podcasts: Nem sempre é possível dispor de tempo para ler o conteúdo de um infoproduto. Assim, muitos produtores disponibilizam seus infoprodutos sob a forma de áudio. Em geral, os podcasts são gravações de conteúdos como entrevistas, debates sobre um tema. Já os audiobooks são meramente o ato de gravar em áudio a leitura de um livro e então editar para futura disponibilização.
Utilizando esses formatos, um empreendedor pode desenvolver, divulgar e comercializar seus infoprodutos pela rede tendo bons resultados.
E ele pode inclusive aplicá-los em um ecommerce com bom retorno. Como você verá a seguir.
Infoprodutos no ecommerce, de que forma eles podem ser vendidos e ajudar a loja virtual a lucrar mais
O ecommerce é usado majoritariamente para venda de produtos físicos. No entanto, depois de entender o que é infoproduto e seus formatos, fica claro que é possível usá-los numa loja virtual.
Como mencionado pouco antes neste artigo, os infoprodutos podem ser disponibilizados de forma paga ou gratuita. E ambas podem ser utilizadas para lucrar mais dentro de uma loja virtual.
Por exemplo, se a sua loja virtual vende roupas, você pode vender ou agregar um ebook com dicas de combinações de peças. Caso esse e-book seja agregado a compra, você pode usar do email marketing apontando o e-book gratuito após a compra de um certo valor em roupas.
Já se for um e-book para a venda, ele pode aparecer descrito entre os produtos. Bem como ter um anúncio sempre que seu cliente está para finalizar a compra.
O mesmo pode ser feito com outros formatos de infoprodutos. O que abre um amplo leque de opções para estratégias que aumentem o lucro e até mesmo o ticket médio da sua loja. Algumas dessas você verá em um artigo exclusivo neste blog, muito em breve.
Ecommerce na prática, o portal técnico para o lojista virtual
Você acaba de saber o que é infoproduto e como ele pode alavancar os resultados de um ecommerce.
Agora, gostaria de convidar você para aprender ainda mais sobre ecommerce e vendas pela internet.
Nosso outro blog, o Ecommerce na Prática, traz semanalmente conteúdo técnico sobre o comércio eletrônico. Sejam dicas e técnicas de venda, marketing, gestão e outros pontos essenciais para o seu negócio digital.
Para ter acesso a tudo isso, basta clicar aqui e conhecer também o Ecommerce na Prática.
Sucesso, até logo.