Última atualização em 5 de julho de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Já não há mais dúvidas: o futuro chegou. Algumas coisas que eram inimagináveis há poucos anos, hoje fazem parte da nossa rotina. E o mundo não para de evoluir: você sabe o que é o Amazon Prime Air?
Ao que tudo indica, em pouco tempo será comum avistarmos drones sobrevoando nossas cidades à procura do seu destinatário. Ao menos é isso que promete a Amazon, que está bastante avançada no projeto.
O objetivo é passar a trabalhar com entregas super rápidas pelos ares, utilizando drones para isso. Quem já conhece a tecnologia, sabe: existe bastante potencial nela.
Diferentemente do que acontece no Brasil, as leis americanas de regulamentação de drones são mais flexíveis, o que permite com que empresas como a Amazon pensem seriamente em investir nessa logística para suas entregas.
Apesar disso, o projeto vem deixando muita gente de queixo caído. Confira algumas perguntas frequentes sobre o Amazon Prime Air:
amazon prime air: Como vai funcionar?
O projeto ainda está em fase de testes e não existem previsões sobre quando os primeiros drones devem começar a entregar os produtos da Amazon.
Veja mais: Como montar um ecommerce de sucesso partindo do zero?
Por outro lado, algumas coisas já estão estabelecidas. Segundo as informações disponibilizadas por altos funcionários da empresa, os drones deverão pesar em média 30 kg. Porém, só conseguirão transportar produtos com um peso máximo de 2,3kg.
Isso não deve ser um problema, já que a maioria das coisas vendidas pela Amazon pesam menos de 2kg.
Os drones podem colidir com balões ou aviões?
Uma das perguntas mais comuns sobre o novo projeto da Amazon é se os drones possuem senso de direção suficiente para desviar de aeronaves e outros obstáculos no ar.
Para esta pergunta, Paul Misener, vice-presidente da Amazon para políticas públicas globais, responde que os protótipos já têm a capacidade de reconhecer objetos próximos a eles e, consequentemente, traçar uma rota que evite quaisquer contatos.
Veja o vídeo lançado pela Amazon onde a gigante do ecommerce mundial explica um pouco mais sobre o “Amazon Prime Air”:
Quanto custará utilizar o serviço?
Se você ainda não entendeu, o objetivo do projeto é contemplar algumas entregas emergenciais. Depois de ser feita a encomenda, o drone tem até 30 minutos para chegar à casa do consumidor.
Apesar de os valores ainda não terem sido divulgados, fica subentendido que, no começo, enquanto o serviço não se populariza, os preços devem ser mais elevados.
Leia mais: Como planejar e montar um ecommerce de sucesso?
Ao que tudo indica, a Amazon está apostando todas as suas fichas nos drones. Para a empresa americana, eles serão uma forma muito popular de entrega em poucos anos.
Você também pode ler a entrevista completa (em inglês) com Paul Misener sobre o Amazon Prime Air.
Conheça o ecommerce na prática
Você se interessa por lojas virtuais? Então chegou a hora de entender tudo sobre o mundo dos ecommerces!
Conheça o Ecommerce na Prática, principal portal com conteúdo prático sobre ecommerce do Brasil.
Inscreva-se também em nossa LISTA VIP, por onde você receberá conteúdos exclusivos sobre como montar um ecommerce de sucesso em 6 etapas!