O mínimo que você precisa para começar a vender na internet

Última atualização em 20 de fevereiro de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

o mínimo para começar a vender na internet

Você sabe qual é o mínimo necessário para começar a vender na internet?

Ao contrário do que muita gente vai deduzir, este não é um texto sobre valores financeiros exatos… O que vamos discutir hoje são as ferramentas e a estrutura mínima que você precisa para montar um ecommerce profissional e começar o seu negócio na internet.

Sempre quis saber sobre isso? Então continue com a gente até o final!

O mínimo necessário para começar a vender na internet

Quem quer começar a vender seus produtos online precisa ter a consciência de que possuir canais de tráfego, canais de atendimento e canais para finalização de pedidos é essencial.

Uma loja virtual, por si só, não faz tudo isso. Ao criar um site, você apenas está expondo os seus produtos e dando uma opção de finalização de vendas ao cliente… Mas quais clientes?

Se você não investir em tráfego, ninguém visualizará suas ofertas e o seu negócio vai patinar.

Portanto, uma loja virtual não entra nessa estrutura mínima que você precisará para começar. Na verdade você só precisa de:

Um mini planejamento

Ao invés de perder semanas planejando o seu ecommerce e escrevendo um mirabolante plano de negócios, por que não definir as questões mais importantes em poucas perguntas?

São elas:

1 – O que vou vender? (Produto)
2 – De quem vou comprar? (Fornecedores)
3 – Para quem vou vender? (Clientes)

Definido os 3 pilares PRODUTO, FORNECEDORES e CLIENTES, você terá em mãos um mini planejamento bastante direto e enxuto para começar o seu negócio na internet!

Contas em redes sociais

Lembra que falamos sobre gerar tráfego ali em cima? Na internet, as vendas funcionam mais ou menos como no varejo físico: se você consegue um bom movimento em sua loja, mais pessoas estarão expostas aos produtos e, consequentemente, mais vendas acabarão acontecendo.

Redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube são excelentes geradores de tráfego. Seja através de posts de conteúdo, reviews de produtos ou até por meio de anúncios, você consegue alcançar milhares de pessoas pagando muito pouco ou NADA por isso.

Contas em marketplaces

No início da empresa, é bastante interessante que você trabalhe apenas com marketplaces. Não tenha o trabalho de criar uma loja virtual se você ainda nem validou o negócio.

O Mercado Livre, por exemplo, é um marketplace que funciona bem para quase todos os nichos. É possível vender desde quadros até sapatos por lá… E o melhor de tudo: você não paga nada para cadastrar seus produtos (o pagamento é feito via comissão sobre as vendas).

Para quem trabalha com artesanato, outra boa opção de marketplace é o Elo7.

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Um estoque inicial

E é claro que, se estamos falando sobre o mínimo para começar a vender na internet, precisamos citar o estoque inicial.

Diferente do que tantos empreendedores pensam, você também não precisa de milhares de produtos para começar o seu ecommerce! Que tal escolher apenas 10 produtos e comprar 5 ou 10 peças de cada um deles?

Desde que você tenha 2 ou 3 fornecedores a quem possa recorrer quando o estoque esgotar, essa é uma estratégia que vai te proporcionar baixo investimento inicial e agilidade para cortar a enrolação e começar a ter resultados o mais rápido possível!

Canais de atendimento

Por fim, é necessário contar com alguns canais para atender e sanar as dúvidas de clientes e potenciais clientes. Para isso, você pode utilizar:

  • Mensagens diretas na fanpage
  • Perguntas no Mercado Livre
  • WhatsApp
  • Telefone fixo
  • Email

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Forneça diversas opções de canais de atendimento e não se esqueça: encantar os clientes com um tratamento incrível é o primeiro passo rumo a um ecommerce de sucesso!

E aí, o que achou das nossas dicas de hoje? Deixe um comentário abaixo do texto e vamos continuar conversando!

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