Última atualização em 17 de abril de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Os números do ecommerce brasileiro não param de crescer. Pelo menos é isso o que mostra o mais recente SpendingPulse, o indicador de varejo da Mastercard.
>> “Como Montar seu Ecommerce do Zero”: Confira a Palestra 100% Gratuita!
Segundo a pesquisa, as vendas totais do varejo seguem caindo, mas agora com alguns indicadores de retomada da confiança por parte do consumidor. Por outro lado, o ecommerce atingiu o 8º mês consecutivo de ganhos, com crescimento recorde desde 2014.
Confira detalhes sobre as estatísticas que estão animando diversos empreendedores ao redor do país!
Leia mais: Como definir a persona da sua loja virtual? Confira um Guia Completo
Números do Varejo: boas e más notícias
De acordo com o SpendingPulse, as vendas totais do varejo, com exceção dos segmentos de automóveis, materiais de construção e restaurantes, encolheram 2,3% em janeiro (a comparação é feita em relação ao mesmo período do ano passado).
Ao contrário do que uma análise mais apressada pode nos mostrar, a notícia não é tão ruim assim: a queda total de vendas no primeiro semestre de 2017 foi de 2,8%, enquanto o mesmo período de 2016 trouxe um encolhimento de 4,6% para o setor varejista.
“O ambiente econômico desafiador e o desemprego crescente impactam negativamente, mas já é possível ver claros sinais da retomada da confiança por parte do consumidor. Existe a possibilidade de haver uma retomada gradual por parte do varejo nos próximos meses”, afirmou Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, em entrevista ao portal Ecommerce Brasil.
Números do Ecommerce: novo recorde em 2017
Enquanto as vendas totais do varejo ainda sofrem com o longo período de recessão econômica, os números do ecommerce não param de crescer.
Segundo o relatório, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 26,7% em fevereiro (comparativamente ao mesmo período do ano passado). Foi o maior crescimento registrado pelo setor desde fevereiro de 2014.
Quando comparado aos três primeiros meses de 2016, o primeiro trimestre de 2017 trouxe um crescimento de 19,3% ao ecommerce nacional, ajudando a bater a marca de 8 meses consecutivos em uma crescente de vendas.
Os setores com melhor desempenho nesse período foram Eletrônicos e Móveis. Vestuário, Hobbies & Livraria e Produtos Farmacêuticos ficaram abaixo do desempenho total do varejo online.
***
Quer continuar aprendendo muito sobre comércio eletrônico e negócios? Então não deixe de dar o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro no tema, fala um pouco mais sobre como começar uma operação de vendas através dos marketplaces:
Palestra Online Gratuita: “Como Montar seu Ecommerce do Zero”
Depois de ler informações tão animadoras, é natural que você fique bastante interessado em maiores informações sobre como vender pela internet…
Se é o seu caso, recomendamos que assista à palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, que está disponível gratuitamente e já revelou a mais de 10 mil empreendedores qual é o caminho mais simples e prático para se começar um negócio online no Brasil.
Não tem segredo: basta acessar o site e reservar a sua vaga, é tudo 100% Online e Gratuito. Bons estudos!