7 Dicas para montar um ecommerce de moda acima da média

Última atualização em 21 de janeiro de 2019 por Matheus Almeida

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Como visto ao longo dos últimos anos e, segundo o último relatório WebShoppers, o que muitos já imaginavam acabou se confirmando: o mercado de “Moda e Acessórios” segue entre as as categorias líderes em volume de vendas no Ecommerce.

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Segundo o estudo divulgado pela Ebit, um dos nomes mais respeitados quando o assunto são estatísticas do comércio eletrônico, “Moda e Acessórios” foi responsável por 14,5% dos pedidos online no ano passado — ou 6% do faturamento total.

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Se você é um dos muitos empreendedores interessados em montar um ecommerce de moda nos próximos meses, fique com a gente até o final, pois no texto de hoje trazemos 7 dicas muito eficientes para que você supere a concorrência.

Vamos lá!

Ecommerce de moda: como criar uma loja virtual que vende de verdade?

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1 – Encontre o seu nicho

Ao definir que quer mesmo montar um ecommerce de moda, seu próximo passo precisa ser encontrar um micro nicho dentro desse mercado.

Não é recomendado, por exemplo, que você foque em homens e mulheres, crianças e adultos, esportistas e executivos… O que você precisa fazer, especialmente se estiver trabalhando com recursos limitados, é encontrar um público “ideal” e resolver todos os problemas dele.

Note que não basta definir que o seu público é o público masculino. É interessante delimitá-lo por idade, hobbies, cargo profissional, escolaridade etc.

Leia mais: Nicho de mercado: como escolher o seu?

2 – Valide os seus produtos

Depois de encontrar um público e uma boa linha de produtos, chegou a hora da validação, ou seja, o momento em que você terá a certeza de que o mercado realmente precisa do que sua marca está oferecendo.

Em vez de ter todo o trabalho de montar uma loja virtual antes mesmo de saber se os produtos têm demanda, comece vendendo em marketplaces (como o Mercado Livre ou Enjoei) e redes sociais.

Se tudo estiver correndo bem, aí sim é recomendado que você utilize os lucros dos primeiros meses para investir em uma plataforma e criar um novo canal de vendas.

3 – Promova diferenciais

Sendo um mercado tão procurado pelos clientes, “Moda e Acessórios” chama bastante atenção de empreendedores do mundo inteiro. Sendo assim, você terá que aprender a lidar com a concorrência de forma inteligente.

A maneira mais simples de oferecer mais valor que os concorrentes é criando diferenciais…

Seja com preços mais baixos, linhas exclusivas ou mesmo um atendimento excepcional, um bom diferencial chama a atenção e faz com que os consumidores se lembrem de você.

4 – Trabalhe forte em suas redes sociais

Nossa quarta dica, apesar de valer para qualquer negócio, é especialmente relevante para quem deseja montar um ecommerce de moda.

Através de imagens postadas no Facebook ou Instagram, por exemplo, é possível despertar uma forte sensação de desejo nos clientes, favorecendo a compra por impulso.

Valorize a fotografia e trabalhe forte nas edições de imagem. Você perceberá um aumento considerável no engajamento dos clientes com a sua marca.

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5 – Ofereça um atendimento incrível

Apesar de já termos falado sobre atendimento na dica 3, vale a pena reforçar: um atendimento de ponta simplesmente apaixonará os seus clientes.

Principalmente se você é um pequeno empresário, estar sempre à disposição dos clientes — seja via email, telefone ou rede sociais — e tratá-los com atenção é uma estratégia e tanto para se diferenciar dos grandes players do mercado.

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6 – Crie um blog

Apesar de não ser considerada uma ferramenta tão determinante para muitos segmentos, o blog é uma ótima pedida para quem está à frente de um ecommerce de moda.

Se você não é tão bom escrevendo, pode contratar freelancers por um preço bastante interessante. A partir daí, crie conteúdos que vão ao encontro das principais dúvidas dos seus clientes. Por exemplo:

  • 4 Erros bobos que você está cometendo ao se vestir no sábado à noite
  • Uma pergunta simples que vai mostrar se você está exagerando nos acessórios
  • As 10 tendências em moda masculina para 2017

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Outra dica importante: utilize a ferramenta Keyword Planner para descobrir o que os usuários mais procuram no Google. Assim, além de aumentar imediatamente o tráfego do seu site, você ainda aumenta suas chances de passar a ser encontrado nas primeiras páginas do buscador.

7 – Entenda tudo sobre o que você vende

E, por último, uma estratégia poderosa para se diferenciar de grandes ecommerces como Dafiti e C&A.

Não se contente em apenas vender… Esteja sempre disposto a aprender mais sobre o que você vende, tornando-se uma verdadeira autoridade no assunto.

Vai trabalhar com moda para executivos? Então saiba quais são as principais dúvidas desses homens e esteja sempre disposto a respondê-las em todos os seus canais de atendimento.

Vai vender moda fitness? A lógica é a mesma: entenda o que cada tipo de consumidor mais gosta, quais peças têm maior aprovação, quais são tidas como menos confortáveis para a academia etc.

Ao comprarem de você, os clientes precisam ter a sensação de que compraram com um especialista e fizeram um excelente negócio.

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Depois de tantas dicas sobre como montar um ecommerce de moda acima da média, você ainda pode continuar aprendendo muito com o vídeo abaixo!

Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em varejo online, fala um pouco sobre como você pode começar sua loja virtual do absoluto zero.

Quer aprender mais sobre como é possível começar uma loja do absoluto ZERO?

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Um grande abraço,

Matheus Almeida

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