Mercado pet: uma realidade lucrativa

Última atualização em 20 de dezembro de 2018 por Lucas Lombardi

O mercado brasileiro de animais de estimação é o terceiro maior do mundo. Segundo a Euromonitor International, os pets movimentam 108 bilhões de dólares pelo globo anualmente, com o Brasil sendo responsável por 5,14% desse montante. Ou seja, o mercado pet nacional representa mais de U$ 6 bilhões. Com números tão animadores, pode ser a hora de você aproveitar sua paixão por animais para ganhar dinheiro!

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Mercado Pet no Brasil

Atrás apenas de EUA e Reino Unido, o Brasil é um destaque no cenário mundial. Em território nacional, o segmento de comida para Pets é o que mais fatura, representando 67,3% do total. Em segundo lugar, estão serviços como banho e tosa, com 16,8%. Logo após, o setor chamado de pet care: equipamentos, acessórios e produtos de beleza, tem 8,1% do faturamento total. Em seguida, produtos veterinários correspondem a uma fatia de 7,8%.

mercado pet

Ecommerce Pet

As vendas de produtos destinados a animais de estimação no Brasil dobrou em 2017. Muito desse crescimento se dá pela facilidade de acesso à internet e popularização de marketplaces, que são uma excelente oportunidade para quem quer empreender no mercado Pet. As classes C, D e E são responsáveis por comprar 60% dos produtos. Assim sendo, fica claro que o brasileiro vê seus bichinhos como membros da família e estão dispostos a gastar com eles. Além dos marketplaces, há uma crescente nas vendas realizadas pelas redes sociais, com destaque para Facebook e Instagram.

A possibilidade de vender online, sem precisar pensar nos gastos de ter uma loja física é um grande atrativo. Aluna do cruso Viver de Ecommerce, a publicitária Ísis Valencise Magri decidiu abrir seu próprio negócio há um ano. Incomodada por ter que ir trabalhar fora e deixar seus cachorros sozinhos em casa, ela começou a Tutok e passou a vender também no Mercado Livre, Elo7, Facebook e Instagram: “Hoje, o Instagram é a plataforma que mais dá retorno para a empresa. Postamos fotos diariamente e fizemos parcerias com ONGs para divulgar os produtos. Dessa forma, conseguimos vender também para Petshops, além de pessoas físicas”, explica.

Variedade de produtos

Existe uma infinidade de produtos que dão retorno no mercado pet. De ração e coleiras até camas, roupas e acessórios, as pessoas compram de tudo um pouco para os bichinhos. Hoje, esse segmento tem muitas empresas vendendo itens semelhantes, por isso aposte em vender itens diferenciados, que chamem atenção pela qualidade e bom gosto.

Foi isso que fez a designer Bruna Stramosk, dona da King Dog Moda Pet. Desde a faculdade, ela já tinha decidido que queria criar roupas exclusivas para animais de estimação. Hoje, ela também fabrica camas, e acessórios exclusivos, de fabricação própria, pelos marketplaces e tem uma loja virtual quase pronta para ser lançada. “A qualidade de nossos produtos é o grande diferencial, pois são produzidos artesanalmente! Com a ampliação das vendas e aumento da produção, pretendo terceirizar alguns setores para poder crescer, mas jamais vou abrir mão da qualidade que temos até agora”, diz a empreendedora.

 

mercado pet

Os Clientes

O mercado pet tem uma particularidade: são dois clientes em potencial em uma mesma venda. Os produtos são direcionados para os bichos, mas quem escolhe e realiza a compra são seus donos. Assim sendo, quem quer empreender nesse setor tem que oferecer produtos de valor para os animais, mas que encantem pessoas. Além disso, é fundamental que o atendimento ao cliente seja excepcional. Donos de animais são exigentes e costumam tratá-los como se fossem filhos. Tanto Íris quanto Bruna quanto concordam que o atendimento ao cliente e ter atenção aos detalhes faz toda diferença para conquistar o público.

 

“Estamos sempre acompanhando as tendências de mercado e buscando inspirações e conceitos modernos para a criar e produzir os itens. Percebemos alguns fatores que poderiam nos destacar dos concorrentes, como entregar as caminhas bem embaladas para que os petshops possam expor nas vitrines. Fizemos uma pesquisa e, na comparação entre uma cama embalada  e uma sem embalagem, 75% das pessoas preferiram as nossas!”, conta Ísis Valencise Magri. Bruna Stramosk também tem uma dica de sucesso: “É um mercado que vem crescendo a cada dia. Como apaixonada por animais, o que tenho feito até agora é tratar meus clientes da melhor forma possível, oferecendo o serviço que eu gostaria de receber”.

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