Ecommerce Criativo: conheça lojas virtuais inusitadas e de sucesso

Última atualização em 24 de julho de 2018 por Lucas Lombardi

Ter um Ecommerce criativo pode ser uma ótima solução para driblar a alta concorrência. No ambiente virtual, a necessidade de se destacar em faz “pensar fora da caixinha” ser fundamental para o sucesso. Além disso, muitos empreendedores têm dúvidas na hora de escolher o nicho e os produtos que vão vender. Veja exemplos de empreendedores que tiveram sucesso com ideias inusitadas:

 

Ecommerce criativo

 

Oprovolone

O setor de Alimentos é um dos que mais movimenta as vendas virtuais. Entretanto, Adriana Paes decidiu por uma abordagem bastante específica: uma loja especializada em provolone desidratado. Ela conta que foi demitida da empresa em que trabalhava e passou a buscar uma nova fonte de renda. Como seu marido já vendia o produto de forma autônoma, mas a própria Adriana era muito tímida e não se sentia apta a negociar cara a cara com lojistas e distribuidores, decidiu criar o Ecommerce criativo Oprovolone, em novembro de 2017.

A empreendedora fez o curso Ecommerce do Zero e também o Viver de Ecommerce, com Bruno de Oliveira.”No início, as pessoas achavam estranho, tanto que eu sou a única que vende apenas queijo dentre todos os alunos do Bruno”, conta Adriana. Mesmo assim, ela continuou com seu projeto e conseguiu resultados excelentes. Antes dos cursos, vendia 90 kg de provolone por mês. Hoje, a média é de 140 kg, mais de 55% de aumento no faturamento

No início, as vendas eram feitas apenas por indicação. Depois, o negócio foi sendo expandido para Mercado Livre e Facebook também, além da loja online. Mas não é só o retorno de vendas que deixa Adriana orgulhosa.  “Oprovolone vende hoje pelo Brasil inteiro. Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul… Vendo até mesmo queijo para mineiro! E o melhor, consegui confiança para abrir novos clientes pessoalmente também”.

Para ela, os segredos do sucesso são ter um produto de qualidade e ser criativo: “Criatividade é tudo. Para quem tem uma ideia diferente, vá em frente! Acredite em você, busque sua liberdade e trabalhe com que te dá prazer”.

 

ecommerce criativo

Cadê Minha Boia?

A engenheira Raissa Gaboardi estava insatisfeita com a profissão. Sua mãe, que já tinha trabalhado por seis anos com infláveis, sugeriu um negócio de boias divertidas. Elas se uniram e criaram a Cadê Minha Boia, em agosto de 2017. A princípio, nem todo mundo entendeu bem a iniciativa de começar um Ecommerce criativo: “Quando contei a ideia, muitos familiares se espantaram. Por ser uma área muito diferente, eles não entendiam minha escolha. Mas meus amigos acharam a proposta bem inovadora também”.

Mesmo assim, Raissa decidiu abrir a loja. Ela acredita que sua criatividade foi primordial para o sucesso. Escolher um nicho bastante segmentado e oferecer um produto que o cliente não encontra por facilidade são características que diferenciam sua loja online das demais. Devido à sazonalidade da procura por boias divertidas, ela aproveitou a baixa temporada para aprimorar o negócio, entrando no Viver de Ecommerce em maio de 2018. No primeiro verão da Cadê Minha Boia, o faturamento bateu os R$ 40 mil, com média de cinco vendas diárias. Para dezembro, ela pretende vender R$ 100 mil em boias divertidas.

Além de controlar de perto o financeiro da empresa, Raissa faz do atendimento ao cliente um fator crucial do negócio: “Para quem quer abrir um Ecommerce, minha dica é: facilite o processo de compra do seu cliente. Hoje, muitas pessoas não querem acessar a loja virtual para comprar ou ver preços. Então, faça a venda pelo canal que seu cliente preferir (Whatsapp, Instagram, e-mail). Assim, você traz comodidade ao seu cliente e ele pode, as vezes, se sentir mais seguro comprando direto com um atendente”.

 

Ecommerce criativo: outros exemplos

  • Rent-a-Chicken: Empresa americana aluga galinhas para quem quer comer ovos frescos, produzidos diretamente no seu quintal.
  • Pet Butler: com 30 anos de mercado na América do Norte, a empresa envia um funcionário para limpar o cocô do seu cachorro.
  • Laranjas Online: Localizada em Sorocaba, entrega laranjas fresquinhas direto na casa do consumidor.
  • Walking Party: Empresa que organiza festas e baladas dentro de ônibus.

 

E você? Tem uma ideia de Ecommerce criativo? Assista a essa aula grátis e comece a tirar seu Ecommerce do papel!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.