Última atualização em 15 de julho de 2020 por Webmaster
Apesar dos impactos econômicos gerados pela Covid-19, as marcas mais valiosas do mundo tiveram um aumento de 5,9% no seu valor total de mercado. E, entre as gigantes que encabeçam a lista, a Amazon se manteve em destaque, responsável por um terço do crescimento total e permanecendo em primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo…
De acordo com o estudo das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZ, divulgado pela WPP e Kantar, o valor total das marcas no Top 100 é de 5 trilhões de dólares…
Houve um crescimento de 277 bilhões de dólares em relação ao ano anterior. De acordo com os analistas, isso se deu ao fato que mesmo com a crise da pandemia, essas marcas se mostraram mais resistentes e menos voláteis.
A Microsoft, por exemplo, recuperou o seu 3º lugar, enquanto a Google caiu para a 4ª posição. O TikTok entrou no ranking pela primeira vez já no 79º lugar.
Confira aqui algumas das outras marcas mais valiosas do mundo e como que, mesmo com uma crise econômica, elas conseguiram crescer.
As 10 Marcas Mais Valiosas do Mundo
O valor total do ranking estava previsto para aumentar em 9% antes da pandemia. Porém, visando refletir os impactos econômicos da Covid-19, o ranking se baseou em avaliações sobre o desempenho do preço das ações desde abril de 2020.
O top 10 das marcas mais valiosas do mundo continuou a ser dominado por marcas de tecnologia, o que já é comum nesse estudo, pois estão muito relacionadas à soluções de problemas do cliente e facilidades…
Confira aqui lista com as 10 marcas mais valiosas do mundo:
1 – Amazon (varejo)
2 – Apple (tecnologia)
3 – Microsoft (tecnologia)
4 – Google (tecnologia)
5 – Visa (pagamentos)
6 – Alibaba (varejo)
7 – Tecent (tecnologia)
8 – Facebook (tecnologia)
9 – McDonald’s (fast food)
10 – Mastercard (pagamentos)
Juntas, essas 10 empresas representam cerca de 37% do valor das Top 100.
Em uma análise rápida, é notável que, em um ano de pandemia, as pessoas começaram a passar mais tempo na Internet, o que fortaleceu empresas do segmento…
Mesmo assim, o principal fator de crescimento das marcas nesse período foram inovação e criatividade.
Variação do Ranking e Novas Entradas
A Amazon entrou no ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo do BrandZ em 2006. Só neste ano, a marca cresceu 32%, quase 100 bilhões de dólares, atingindo o valor de 415 bilhões de dólares…
E, consequentemente, mantendo seu 1º lugar.
A Apple também manteve a sua posição em segundo lugar como marca mais valiosa do mundo. O crescimento foi de 14%, com um valor médio de 352 bilhões de dólares.
Já a Microsoft e a Google inverteram suas posições…
A Microsoft recuperou o terceiro lugar, apresentando um crescimento de 30%, e a Google desceu para o 4º lugar, com um crescimento de apenas 5%. A recuperação da Microsoft é muito devido ao investimento em programas para home office, como Office365 e o Microsoft Teams, durante a quarentena.
O Alibaba é a marca chinesa mais valiosa,com um crescimento de 16% e cerca de 152 bilhões de dólares. Logo abaixo, a gigante chinesa de serviços de Internet, a Tencent, com crescimento de 15% e cerca de 151 bilhões de dólares.
Mas o verdadeiro destaque – e surpresa – foi a rede social TikTok, que entrou pela primeira vez no ranking. A marca de entretenimento ocupa a 79ª posição, com o valor de 16,9 bilhões de dólares.
Você pode conferir a lista completa com o ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZ aqui.
Como as Marcas cresceram mesmo na Crise
O David Roth, CEO da The Store WPP EMEA e Asia e chairman do BrandZ, afirmou que houve uma melhoria significativa no valor de marca nos últimos 10 anos…
Segundo ele, as empresas investiram muito na construção de marca e esse foi o fator responsável para que essas marcas resistissem e crescessem mesmo durante a crise.
Além disso, a inovação também foi um fator essencial para evitar o declínio em meio à pandemia e ainda fazer as empresas crescerem, de acordo com Doreen Wang, Líder Global do BrandZ na Kantar.
“A criatividade também é uma característica importante e valiosa para as marcas mais valiosas do mundo.”
Essa visão também é válida para as pequenas marcas que querem se destacar no mercado.
Cada vez mais os consumidores estão exigentes e não é apenas o preço dos produtos que os fazem comprar de um negócio ou de outro…
Com uma concorrência cada vez maior, o que vai fazer uma empresa se destacar é a construção sólida da marca, principalmente na internet.
Confira aqui mais sobre a importância de uma marca forte para vender pela internet.
Como a Amazon se tornou a marca mais valiosa do mundo
Mesmo com a crise econômica, a Amazon cresceu 32% e é responsável por um terço do valor total das Top 100 marcas mais valiosas. Esse número é impressionante se comparado com tantas outras empresas que quebraram nesse período.
Mas, além de uma construção de uma marca forte, a história da Amazon tem diversos fatores que fizeram a empresa estar no primeiro lugar hoje…
E essa história começa em 1994, com Jeff Bezos que, na época era um engenheiro que trabalhava como analista na Wall Street.
Confira o artigo que conta a trajetória completa da Marca Mais Valiosa do Mundo: