Fluxo de Pessoas no Varejo Cresce, mas Lojas de Rua Perdem Público

Última atualização em 16 de dezembro de 2021 por

O fluxo de consumidores no varejo teve um crescimento de 15% em novembro de 2021 em uma comparação com o mês de outubro. Porém, as lojas de rua perderam público no mesmo período.

As informações são de um levantamento feito pelo Índice de Performance do Varejo (IPV), organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Dados das plataformas FX Data Intelligence, F360º Harmo foram utilizados no relatório, autenticado pela 4intelligence.

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(Imagem: Freepik)

De acordo com o estudo, o movimento nos shopping centers aumentou 9% no período. E no total, houve uma elevação de 23% nesses espaços, enquanto as lojas de ruas cresceram no gosto do consumidor em 14%. 

Já em relação a novembro de 2020, os shopping centers continuaram com alta, fechando em 15% e também no acumulado anual.

Entretanto, no que diz respeito a 2021 em específico, as lojas físicas tiveram uma queda no fluxo de visitas de 16% e de -8% no total. E os números mostram uma menor quantidade de visitas em lojas de rua, com uma variação de -18% em novembro deste ano, diante de uma redução de 1% nos estabelecimentos dentro de shopping centers. 

O relatório também indica informações sobre o faturamento desses modelos de negócios na comparação mensal deste ano. Houve um aumento de 19% para os shoppings centers e de 9% para as lojas de rua. Já em contraste ao ano passado, o faturamento cresceu, respectivamente, 26% e 7%. 

Além disso, o Índice de Vendas (IDV) aumentou em relação ao mês de outubro deste ano em ambos os formatos:

  • Lojas em shopping centers: 14%;
  • Lojas de rua: 16%.

Outros números apresentados no relatório são referentes ao período da Black Friday 2021

Fluxo de Visitas no Varejo Tem Queda na Black Friday 2021 

Na última sexta-feira de novembro, os shopping centers tiveram um crescimento de 3,4% na comparação a 2020, mas uma queda de 46,7% em relação a 2019. As lojas físicas, por sua vez, registraram uma redução no fluxo de visitas de 22,8% na comparação com 2020 e de 60% com 2019. 

Já o faturamento durante a Black Friday no varejo cresceu 6% e o IDV, 2%, ambos em relação a 2020. Em comparação a 2019, o faturamento registrado este ano caiu 16% e 27% no total de pedidos. Ao analisar os dados de toda a semana, o faturamento aumentou 1% em relação a 2020 e 2% em 2019, enquanto o IDV caiu 2% em 2020 e 8% em 2019. 

Assim, embora os consumidores estejam retornando gradualmente às lojas físicas devido à redução das restrições de isolamento social, é válido lembrar que o faturamento do Ecommerce cresceu significativamente em 2021. Ou seja, a prática de fazer compras online já faz parte dos hábitos de muitos brasileiros…

Em um contexto global, o Ecommerce deve faturar US$ 9,1 bilhões até o final deste ano, segundo o relatório 2021 Holiday Shopping desenvolvido pela Adobe. Uma expectativa que torna o ambiente digital ainda mais animador para os empreendedores que ainda não vendem pela internet…

Isto é, o cenário atual aparenta ser o ideal para os lojistas que atuam somente no varejo físico optar pela digitalização. Somente assim, será possível aproveitar todas as oportunidades de vendas que possam surgir no futuro.

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