Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Com a aquisição de mais 2 empresas para seu portfólio de marcas, a Magazine Luiza parece seguir os passos de gigantes internacionais. Desde o ano passado, o foco em expansão digital por parte da Magalu já era notável, mas agora, além de Ecommercers de menor porte, a empresa também está apostando em espaços de publicidade…
A estratégia segue em dois sentidos:
- Integração de anúncios online e offline;
- Conversão de venda por meio de conteúdo com sites parceiros.
Ambas são ações implementadas nos maiores marketplaces do mundo: o Alibaba e a Amazon.
Entenda mais sobre essa estratégia e sobre as novas aquisições da Magazine Luiza ao longo do artigo…
Foco na Expansão Digital
Ao longo dos últimos anos, a Magazine Luiza apostou em aquisição de empresas para consolidar ainda mais sua participação no mercado de varejo físico e digital. Nesse portfólio de marcas sob seu guarda-chuva, nomes de peso foram adquiridos, como:
- Netshoes (Líder do segmento de artigos esportivos);
- Estante Virtual (Plataforma especializada na venda de livros);
- Época Cosméticos (Site de produtos de Beleza e Perfumaria);
- Softbox (Site de produtos para estúdio e Iluminação);
- Consórcio Luiza (Empresa de Consórcios);
- Luizacred (Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento);
- Luizaseg (Seguradora);
- Integra (Novo Portal Magalu);
- Logbee (Empresa de Entregas e Logística).
E, recentemente, a Magalu anunciou a compra da Hubsales, startup de moda focada em conectar fabricantes diretamente aos consumidores finais…
Só que não parou por aí.
Agora, a Magazine Luiza também está apostando em canais publicitários…
Canaltech e Inloco Media
Na última quinta-feira (6), a Magazine Luiza anunciou o fechamento de contrato para aquisição das empresas da Unilogic Media Group Ltda. e Canal Geek Internet Ltda. (Canaltech) e Inloco Media, uma unidade de negócio da empresa Inloco Tecnologia da Informação.
A Magazine Luiza informou que as transações marcam a sua entrada no segmento de publicidade online, “combinando a geração de conteúdo e audiência com a plataforma para comercialização de mídia digital”, segundo Fred Trajano, CEO da companhia.
A seguir, vou te explicar em mais detalhes sobre cada uma dessas aquisições. Veja só:
Canaltech
A Canaltech é uma plataforma multimídia com foco na produção de conteúdo de tecnologia em vários formatos: textos, áudios, vídeos… Incluindo análises de produtos (um forte da companhia), podcasts e cobertura de notícias do setor.
O alcance do portal é de 24 milhões de visitantes únicos por mês, o que traz uma visibilidade grande para a Magazine Luiza enquanto marca-mãe e contribui para venda de produtos.
Ao visualizar os reviews de produtos no Canaltech, os clientes podem entrar direto no site Magazine Luiza para pesquisar preços, ler descrições demais informações sobre as mercadorias, visualizar as condições de pagamento e, claro, também comprar.
Inloco Media
Já a plataforma Inloco Media é a divisão da empresa Inloco, que tem como foco a comercialização de publicidade digital.
A aquisição desta empresa tem por objetivo acelerar o crescimento da MagaluAds, plataforma de publicidade Magazine Luiza.
Ou seja: se um cliente pesquisar sobre um produto na internet, ele poderá receber uma notificação de disponibilidade do produto ao passar em frente a uma loja Magalu, por exemplo.
Na prática, seria a integração das esferas online e offline…
Com a aquisição por parte da Magazine Luiza, uma equipe de 12 desenvolvedores e especialistas que atuavam nessa divisão na Inloco passarão a fazer parte do time do MagaluAds.
Ecossistema no estilo Alibaba e Amazon
Ter uma estratégia de negócios focada na estruturação de anúncios faz parte da forma de trabalho da gigante chinesa Alibaba.
Na verdade, esse é um dos pilares de sucesso do ecossistema explorados da companhia.
Além disso, a Magalu parece estar se espelhando também em outra gigante internacional, a Amazon.
A companhia norte-americana é hoje a maior anunciante do mundo – e também uma das empresas mais valiosas do planeta. A Amazon investe em conteúdo com parceiros para promover seus produtos, coletar dados e se conectar melhor com o consumidor…
Que é exatamente o que a Magalu pretende fazer.
Com coleta e análise de dados dos consumidores, a Magazine Luiza poderá anunciar exatamente aquilo que eles desejam, criando uma relação mais assertiva entre a empresa e seus usuários – o que deve beneficiar tanto o faturamento interno quanto de lojistas parceiros.