M-commerce: Por Que é CRUCIAL Apostar Nesta Estratégia?

Última atualização em 31 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros

Hoje, as transações feitas através de smartphones não são apenas uma tendência, mas sim uma realidade. Diante disso, não há como ignorar: o M-Commerce não para de crescer e nem dá indícios de que isso vai acontecer. 

Como reflexo deste cenário, muitas empresas já migraram para plataformas de smartphones e outras estão bem atentas para fazerem isso o quanto antes – e, consequentemente, aumentarem suas receitas…

Principalmente porque não é nenhum fato oculto que quase todo mundo atualmente tem um smartphone para entretenimento, educação e, claro, fazer compras. Para você ter uma ideia, hoje, já é possível os clientes comprarem produtos com apenas poucos cliques…

E você, que atua no Ecommerce, precisa estar por dentro de tudo sobre M-commerce e como essa estratégia pode impactar positivamente o seu negócio. 

m-commerce
(Imagem: Freepik)

O Que é m-commerce?

O M-commerce ou Mobile Commerce é um termo amplo que descreve o processo de compra e venda de produtos ou serviços por meio de dispositivos móveis (ou seja, smartphones e tablets).

Para 2021, segundo o site Info Varejo, estima-se que o M-commerce represente 54% de todas as vendas no ambiente digital. E, à medida que o número de pessoas em todo o mundo usando smartphones só aumenta, faz sentido que as vendas online também cresçam significativamente, não é mesmo?

E outro ponto importante: embora o mobile commerce possa ajudá-lo a aumentar as vendas, ele também pode servir como uma estratégia de retenção de clientes. Isso porque você aumenta as possibilidades de seu cliente chegar a sua empresa através de um meio em que ele está sempre conectado, tornando o seu negócio uma preferência na hora de compra. 

Entenda as Vantagens do M-commerce 

Uma das maiores vantagens do m-commerce é a conveniência que o recurso oferece aos consumidores. Ou seja: uma excelente oportunidade também para as empresas venderem mais…

E mais do que isso…

Na prática, há algumas boas vantagens de utilizar a tecnologia mobile no seu negócio:

  • Compras mais rápidas: enquanto navega por uma loja virtual pelo smartphone, o usuário pode buscar informações, tirar dúvidas e finalizar compras em poucos cliques;
  • Melhor experiência do cliente: com velocidade, conveniência, interação e exclusividade incorporadas ao seu negócio por meio do M-commerce, os clientes estão no caminho certo para uma ótima experiência de compra – melhor até do que poderiam obter pessoalmente ou na web, por exemplo; 
  • Conexão com os clientes: com o M-commerce, é possível o envio de notificações diretamente para seus dispositivos móveis dos clientes, o que já ajuda na conexão com eles;
  • Análise mais aprofundada: com informações como idade, sexo, localização e histórico de compras, você pode garantir que o cliente veja os produtos que mais estão alinhados aos seus gostos e interesses, o que, automaticamente, o incentiva a comprar mais. 

Integrando o M-commerce à sua Estratégia de Marketing 

Verdade seja dita:, a maioria dos consumidores espera fazer negócios com uma marca compatível com dispositivos móveis. Portanto, a integração do M-commerce às suas estratégias de marketing digital é o que vai levar o seu negócio para outro nível… 

– Leia Mais: O que é Marketing Digital e Por Que É Importante Para o seu Ecommerce

Mas, para que isso ocorra, existem algumas ações que você deve ficar atento: 

1) Otimize o seu site para Celular:

A mais óbvia de todas, certo? pois é… Este é o primeiro e mais importante aspecto do m-commerce, que permitirá que seus clientes em potencial encontrem você online a partir de seus dispositivos móveis…

De acordo com um estudo do Google, 74% dos usuários de sites têm maior probabilidade de retornar a um site compatível com dispositivos móveis. Um número realmente significativo, não acha?

Por isso, é importante otimizar seu site para usuários móveis – não o ignore isso!

2) Use o SMS Marketing:  

Outra boa iniciativa quando o assunto é vender mais por meio dos dispositivos móveis…

A integração do SMS marketing irá ajudá-lo a alcançar seus clientes instantaneamente com serviços de mensagens curtas, seja como uma mensagem personalizada ou em massa. 

3) Personalize o Conteúdo do Mobile Commerce

Quando o assunto é vender online, é preciso produzir conteúdo relevante para todos os canais utilizados. E isso inclui diretamente as vendas feitas por dispositivos móveis…

Isto é: você pode pensar em funcionalidades específicas para essas telas menores, como os anúncios dos produtos ficam expostos, qual produto vale a pena deixar visível logo de cara e por aí vai. Inclusive, isso tudo só reforça o quanto é importante coletar as informações dos clientes, seu histórico de pesquisas e etc, não é mesmo?

4) Transforme o Processo de Compra em algo Simples

Pense assim: o usuário que quer comprar pelo smartphone quer praticidade. Caso contrário, ele ligaria o computador, por exemplo. 

Diante disso, tenha página com um carregamento rápido, com uma linguagem fácil e de uso simples e intuitivo. O foco é fazer a pessoa conseguir comprar na sua loja virtual de maneira rápida e prática, sem muitas páginas que não levam a lugar nenhum ou dificuldades para concluir o seu objetivo. 

Afinal, Vale Apostar no M-commerce? 

Claro que sim. O futuro da tecnologia de mobile commerce é infinito… E mais tão importante quanto isso: quem vende online PRECISA se adaptar à realidade. 

Reflita assim:

Com a alta ABSURDA do Ecommerce nos últimos meses e das pessoas comprando cada vez mais pelos smartphones, por que a sua loja virtual não deveria ser adaptada para as vendas feitas através dos dispositivos móveis? Não faz sentido, não é mesmo?

Por isso, tenha em mente que ignorar a necessidade de ter o seu negócio adaptado a todas as formas com que os clientes compram é desperdiçar valiosas oportunidades de lucrar mais..

A velocidade e a comodidade que o M-commerce permite aos clientes, deixando-os fazerem compras onde e quando eles, pode ser justamente o diferencial para você alavancar o seu negócio. E então, você está pronto para levar seu negócio para o celular agora?

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