Última atualização em 21 de agosto de 2018 por
É cada vez mais claro que abrir um negócio online é a melhor alternativa para empreender. Recentemente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) cortou em 75% a estimativa de abertura de lojas físicas no Brasil. Sem dúvidas, é a hora do Ecommerce.
O estudo
Inicialmente, a CNC estimava que mais de 20 mil novas lojas físicas seriam abertas em 2018 no país. Entretanto, o órgão identificou um crescimento muito menor (75%, para ser mais exato) no ritmo de abertura. Isso significa que a previsão atual é de apenas 5,2 mil novos estabelecimentos comerciais no Brasil. Nos primeiros seis meses do ano, pouco mais de 2,2 mil novas lojas físicas foram abertas, número que ficou bastante aquém do esperado.
Segundo a CNC, o cenário pouco animador para o varejo físico se dá devido a fatores econômicos, incerteza política, lenta recuperação da crise e os altos custos envolvidos para ter uma loja física. O levantamento realizado leva em consideração apenas estabelecimentos comerciais com vínculo empregatício.
A hora do Ecommerce
Na contramão do varejo físico, o Ecommerce não para de se desenvolver no país. No ano passado, o crescimento foi de cerca de 12% e a expectativa é que o setor cresça mais de 20% em 2018. Em reais, isso quer dizer que o comércio eletrônico deve faturar mais de R$ 77,5 bilhões só neste ano. Sem dúvidas, é a hora do Ecommerce!
Algumas Vantagens do Ecommerce
- Custo inicial: você não precisa alugar ou comprar espaço fiísico. Pode começar sua operação de casa. Além disso, é possível vender online sem precisar gastar nada com estrutura e nem mesmo é necessário um site próprio.
- Custo Operacional: assim como é mais fácil abrir um negócio online, também é muito mais barato para mantê-lo. Por exemplo: você não precisará arcar com contas de luz e água caríssimas.
- Conforto: Quem atua no Ecommerce também conta com um maior conforto em relação aos empresários que apostam em lojas físicas. Com uma operação voltada para o online, muitas vezes o negócio é administrado da própria casa do empreendedor.
- Público maior: se você abre uma loja física, seu público fica restrito a pessoas que podem ir até lá comprar. Vender online te permite impactar clientes por todo o Brasil e fazer muito mais vendas, pois não há limitação geográfica
- Prazo de construção: Se você quer abrir uma loja física, terá que procurar um local, comprar, reformar, projetar, fazer obras… Enfim, são diversos processos que tomam muito tempo. No Ecommerce, nada disso é necessário. Você pode começar sua operação hoje mesmo e já colher os frutos de suas vendas!
Você está convencido de que agora é a hora do Ecommerce? Assista a uma aula gratuita e crie seu negócio do zero!