Última atualização em 12 de janeiro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Quando menos se espera, uma notícia surge e abala todo o mercado. A mais recente delas, inclusive, foi o fechamento das fábricas da Ford no país…
Alguns especialistas acreditam que a companhia já vinha ensaiando a desistência de atuação no Brasil há algum tempo. Isso porque, em 2019, a montadora finalizou suas atividades da fábrica de caminhões no ABC Paulista, por exemplo.
Diante disso, não dá para não questionar: por que será que a Ford deixou de fabricar seus veículos no Brasil?
Ao longo deste artigo, vamos apresentar detalhes da saída da Ford do Brasil, e explicar os motivos que levaram a companhia a tomar essa decisão.
O Fim do Ford Ka e do EcoSport no Brasil?
Depois de mais de 100 anos produzindo no país, a Ford anunciou o encerramento das atividades de suas fábricas no Brasil…
De acordo com um comunicado emitido pela montadora, a decisão faz parte de um plano para reestruturar a companhia na América do Sul – o que vamos explicar em mais detalhes adiante…
Assim, com a decisão, a Ford encerra imediatamente as seguintes fábricas no Brasil:
- Camaçari (BA);
- Taubaté (SP);
- Horizonte (CE) – da Troller.
Entretanto, a montadora afirma que serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, que fica na Bahia, e o campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos localizados em São Paulo…
Mas não só isso…
A Ford também informou que as vendas dos veículos Ka, EcoSport e do Troller T4 cessarão assim que acabarem os estoques desses modelos…
Mas, mesmo assim, ainda garantiu que seus consumidores continuarão com a assistência de manutenção e garantia de seus veículos já comprados.
Diante disso, não há como não questionar o porquê de a Ford ter fechado as suas fábricas no país…
Por que a Ford Brasil Encerrou suas Atividades?
Ainda de acordo com o comunicado, a companhia ressaltou que acumulou perdas significativas desde a crise na Economia em 2013…
E que, desde então, a matriz, que fica nos Estados Unidos, vinha auxiliando nas demandas de caixa da empresa, o que já não estava mais sendo sustentável para a montadora.
Além disso, a Ford Brasil reforçou o foco em um modelo de negócios mais ágil e enxuto, para atender aos clientes com outros produtos do portfólio global da empresa:
“Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, afirma.
Mas, independentemente disso, ficou visível o esforço da montadora em permanecer em terras brasileiras funcionando plenamente. Isto é: de acordo com o mercado…
Exemplo disso foi a criação de uma loja virtual da Ford no Mercado Livre. Isto é: uma iniciativa que muitas empresas do setor automotivo seguiram nos últimos meses de pandemia…
Audi, Chevrolet, Jeep, Renault, Nissan, Volkswagen também fizeram as suas lojas oficiais no Mercado Livre para a comercialização de peças e demais acessórios.
Portanto, não há como negar: a Ford representa mais uma grande empresa deixando de investir no Brasil…
E isso, em si, é um grande problema não só para o setor automobilístico nacional, mas para a Economia do país em geral, claro.
Querendo ou não, são mais de 5 mil funcionários dispensados e menos uma empresa internacional de grande porte fazendo fortes investimentos e deixando de crescer no Brasil.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.