Última atualização em 21 de setembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
A Semana do Brasil teve como proposta “aquecer” o varejo nacional em setembro, mês em que o movimento do varejo costuma ser um pouco mais baixo do que o normal. Nessa data a expectativa era alta… Mas será que os resultados ficaram dentro do esperado?
Para você ter uma ideia, no ano passado, com apenas 4 dias de campanha, as vendas no registram crescimento de 12%. O Ecommerce apresentou uma alta de 10% logo nos primeiros dias da Semana do Brasil… E, ao todo, foram 5,4 milhões de compras e um faturamento de R$ 2,2 bilhões.
Diante disso, era esperado um resultado bastante animador para a edição deste ano, principalmente levando em consideração como os novos hábitos e consumo estão gerando verdadeiros recordes no Ecommerce…
Ao longo do artigo, vou apresentar os números obtidos na edição de 2020, e fazer um comparativo com um outro evento marcante para o varejo: a Black Friday. Acompanhe.
R$ 2,3 Bilhões de Faturamento
De acordo com pesquisa realizada pelo Cielo para o Global Retail Show, a Semana do Brasil teve queda de 8,3% no faturamento sobre 2019…
Apesar disso, o e-commerce nacional faturou R$ 2,3 bilhões durante a Semana do Brasil, representando um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2019.
Em uma análise por regiões, o Sudeste teve uma alta de 12% nas vendas, sendo responsável por 50% do volume total. Já a região Nordeste teve a maior alta, atingindo 82%. O volume foi de 20%, da mesma forma que a região Sul.
O resultado geral foi positivo, mas ficou longe de atingir o mesmo crescimento do ano anterior, que foi de 41% em relação a 2018.
Alguns especialistas acreditam que as vendas do Ecommerce na Semana do Brasil foram impactadas pelo contexto geral da pandemia…
Isto é, o Ecommerce já estava apresentando números expressivos nos últimos meses, o que significa que o consumidor pode ter adiantado algumas compras, deixando a data de promocional menos atrativa.
Para você ter uma ideia, só no 1º semestre de 2020, o e-commerce faturou 47% a mais do que o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da E-bit Nielsen.
Sobre isso, Roberto Butragueño, diretor de varejo da Nielsen, afirmou que a grande quantidade de datas comerciais no Brasil pode ter um efeito inverso ao aquecimento de compras…
“O consumidor nem sempre vai conseguir comprar em todas elas (…) Nos últimos 6 meses tivemos mais de 7 milhões de novos consumidores online. E a expectativa de compras para a Black Friday cresceu. No online, deve ser um número recorde”, ressalta Butragueño.
Outro ponto que pode ter contribuído para este cenário é a greve de funcionário dos Correios…
Greve dos Correios afetou os resultados da Semana do Brasil?
Ainda de acordo com levantamento da Nielsen, a greve dos Correios não influenciou o faturamento da Semana do Brasil deste ano.
Contudo, o Mercado Livre, por exemplo, que é o maior marketplace da América Latina, não participou da semana de descontos…
Na época, Luiz Vergueiro, diretor de operações do mercado envios no Brasil, disse que a greve dos correios tira um pouco da oportunidade.
E completou afirmando que mesmo que a greve não tenha afetado significativamente as entregas da companhia, o consumidor fica com um receio a mais de realizar compras pela internet no período.
No início da paralisação, a estatal emitiu uma nota afirmando que havia um Plano de Continuidade de Negócios. Isto é, uma medida para seguir atendendo à população em qualquer situação adversa.
Diante disso, fica no ar um questionamento sobre o quanto os varejistas – dos pequenos até os de grande porte – estão engajados nessa proposta do Governo Federal…
Semana Brasil está distante dos Pequenos Varejistas
Segundo pesquisa feita pela Loja Integrada – que consultou 570 empreendedores em agosto – 66% dos varejistas afirmam não conhecer a Semana do Brasil.
E mais:
- Apenas 20% diz ter se preparado para a data neste ano;
- E 96% afirmaram que não participaram da edição passada.
Além disso, a pesquisa chamou a atenção ao apontar que 21,7% acreditavam que o evento tinha maior potencial de vendas do que a Black Friday este ano…
Sobre a Black Friday, entretanto, a expectativa de compra é outra. Cerca de 72% dos entrevistados estão com expectativas positivas para o evento e 78% acha que vai vender mais que a Semana Brasileira.
Ou seja, um cenário bem diferente entre os dois eventos…
Lembrando que o Ecommerce faturou R$ 3,87 bilhões na Black Friday de 2019, mais que os R$ 2,3 Bilhões obtidos na Semana do Brasil deste ano. Assim, a estimativa para a Black Friday de 2020 parece ser bem mais animadora do que a Semana do Brasil.