Enjoei Compra Plataforma de Venda de Artigos de Luxo ‘Gringa’

Última atualização em 15 de dezembro de 2021 por Maria Alice Medeiros

O Enjoei anunciou nesta sexta-feira (10) a aquisição da plataforma de intermediação e venda de artigos de luxo Gringa. A startup, fundada em junho de 2020 pela atriz e apresentadora Fiorella Mattheis, comercializa produtos como bolsas, sapatos e acessórios.

Desde sua fundação, a Gringa conseguiu alcançar números significativos no mercado. No total, o Volume de Produtos Transacionados atingiu a marca de R$ 18 milhões, com um aumento anual de 330%. E é esperado que a plataforma, que recebe mais de 140 mil visitas por mês, alcance uma expansão de 260% até o final do ano. 

enjoei
(Imagem: Enjoei)

Inclusive, a startup tem uma base de clientes consolidada, já que cerca de 3 a cada 4 bolsas e acessórios são vendidos em até três meses. 

Apesar de o negócio ter apenas 2 anos no mercado, Fiorella Mattheis vendia produtos no marketplace do Enjoei desde 2015, como pessoa física. A empreendedora decidiu fundar a Gringa após ganhar experiências em sites de revenda de produtos no exterior, como The RealReal e Poshmark, em 2018.

De acordo com Tiê Lima, CEO e cofundador do Enjoei, Mattheis está atenta às tendências no mercado, tendo em vistas as iniciativas tomadas pela empreendedora:

Fiorella criou uma marca com alto engajamento do cliente, em que vemos os mesmos princípios do Enjoei. Trouxe uma rede de influenciadoras como embaixadoras da marca, além do que ela própria faz naturalmente. Ela promove dezenas de live shops, que é uma tendência com muito engajamento“, afirma.

Segundo fato relevante emitido pela companhia, o acordo de compra custou R$ 14,25 milhões. O valor foi pago em dinheiro por 95% do capital da Gringa e mais 200.025 ações ordinárias nominativas que serão feitas para a fundadora e outros sócios investidores pelos 5% restantes.

Além disso, o Enjoei se comprometeu a aportar recursos na Gringa para garantir o alinhamento de interesses de ambas as partes durante um período chamado de earn-out. O termo se refere a uma parcela relacionada aos lucros futuros da empresa. 

É válido destacar que a Gringa seguirá como uma empresa independente, Fiorella continuará responsável pelas operações de negócio e como embaixadora da marca. No entanto, a loja estará vinculada ao marketplace do Enjoei.

Enjoei Projeta Crescimento Bilionário no Mercado de Secondhand

Segundo Projeções do Enjoei, baseado em dados da Euromonitor, o mercado brasileiro de moda de luxo de segunda mão deve chegar a R$ 10 bilhões até 2025. Ou seja, o Enjoei acaba de realizar uma compra estratégica para reforçar uma posição posição diante da concorrência…

Para você ter uma ideia, a quantidade de vendedores parceiros no Enjoei aumentou, em média, 50% no 3º trimestre deste ano, incluindo a presença de 87 marcas, como Zee.Dog, Dermage, Decatlhon, que trazem um novo sortimento de produtos para a plataforma, como:

  • Pets;
  • Dermocosméticos;
  • Esporte & Fitness;
  • Móveis e Decoração.

Diante dessa expansão, o Enjoei traz novas categorias de produtos para o marketplace e atrai um novo perfil de consumidores. Isto é, pessoas que estejam interessadas em adquirir artigos de luxo por um preço mais acessível, justamente por serem de segunda mão… 

Assim, o Enjoei, que abriu loja oficial no Mercado Livre em setembro deste ano, coloca em prática mais uma ação para ser reconhecida como a principal plataforma online de revenda de produtos do país.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.