Última atualização em 5 de janeiro de 2022 por Ana Júlia Parreira
O fim do ano foi otimista para o setor de Ecommerce. Prova disso é que as vendas online somaram R$ 4,5 bilhões no Natal 2021, valor que representa uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2020.
De acordo com dados da Ebit | Nielsen, plataforma de opinião de consumidores, foram totalizados mais de 9 milhões de pedidos entre os dias 10 e 24 de dezembro, o que representa um crescimento de 14% em relação ao registrado no ano anterior. Já o ticket médio das compras chegou a R$ 489, valor 6% maior do que o do Natal de 2020.
Além disso, o relatório também apontou as categorias de produtos que tiveram destaque entre os consumidores. Os segmentos que lideraram as compras foram:
- Moda e Acessórios (20%);
- Casa e Decoração (13%);
- Eletrodomésticos (11%).
Em termos de faturamento, os segmentos que mais cresceram foram Eletrodomésticos (46%), Esporte e Lazer (43%) e Brinquedos (41%).
Já em número de pedidos, as maiores altas ficaram com os segmentos de Eletrônicos (61%), Alimentos e Bebidas (44%) e Esporte e Lazer (37%).
Entretanto, mesmo com o sucesso do Ecommerce, muitos consumidores optaram por realizar as compras de fim de ano diretamente em lojas físicas…
Lojas Físicas Lideram Vendas na Data Comemorativa
É interessante destacar que, apesar do crescimento do Ecommerce, as vendas online durante o período de Natal não ultrapassam as vendas das lojas físicas.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), cerca de 123,7 milhões de consumidores foram às compras neste fim de ano e o estimado é que as vendas nas lojas físicas tenham somado R$ 204 bilhões. Ou seja, o Ecommerce representa apenas 2,2% do total de vendas do Natal 2021.
Entretanto, o montante vendido nos comércios tradicionais representa um crescimento de 58% em relação a 2020, período em que muitos comerciantes foram prejudicados pela pandemia e pelas medidas de restrição.
Em entrevista ao jornal Estadão, Keine Monteiro, líder de inteligência da Ebit | Nielsen, afirma que o crescimento das vendas de Natal é expressivo ao levar em consideração que, em 2020, as vendas online apresentaram alta de 45%. Ou seja, houve um aumento significativo dos negócios sobre uma base forte registrada há 1 ano.
Montero lembra que a previsão de crescimento para o Ecommerce brasileiro em 2021 era de 26% e estima que, apesar de ainda não haver dados fechados, os números reais terminem muito próximos do que foi previsto. Além disso, o especialista pontua que o crescimento do setor não veio exatamente nos momentos esperados, mas que, ao todo, 2021 cumpriu com as perspectivas:
“Havia expectativa de alta na Black Friday, mas o crescimento foi de 5%. No entanto, o mês de novembro terminou com alta de 19% em relação ao mesmo período de 2020. Ou seja, as vendas foram mais espaçadas”, afirma
Portanto, é esperado que 2022 seja mais um ano otimista para o setor de Ecommerce, que cresce disparadamente desde o início da pandemia e, inclusive, bateu recorde histórico no 1º semestre de 2021, atingindo um faturamento de R$ 54,3 bilhões.
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