Vale a pena investir em um Ecommerce de cerveja?

Última atualização em 9 de julho de 2018 por Lucas Lombardi

Uma das preferências nacionais, a cerveja é consumida em larga escala no Brasil. Nosso país é o terceiro maior consumidor no mundo. Hoje, é possível encontrar diversas lojas online no segmento. Mesmo assim, o mercado ainda tem muito espaço para novos players. Seja investindo em um modelo de negócios mais abrangente ou se restringindo a estratégias locais e de nicho, é uma ótima oportunidade. Confira aqui um panorama geral e algumas dicas para quem pensa em ter um Ecommerce de cerveja:

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Variedade de produtos

O número de cervejarias no país cresceu mais de seis vezes na última década, segundo pesquisa oficial. Ou seja, há uma imensa variedade de produtos disponíveis. Uma boa ideia é fazer um catálogo vasto, em que o cliente possa escolher cervejas exóticas ou desconhecidas. Outra, um pouco mais modesta, é selecionar rótulos do seu estado ou região, incentivando o consumo local. Isso pode ser uma grande vantagem na hora de negociar com seus fornecedores. Também é possível revender cervejas mais acessíveis, com marca já consolidada e público fiel.

Caso esteja pensando em um modelo regional, é bom saber que há oportunidades em todo o país. Segundo levantamento, a grande maioria das cervejarias se encontra no Sul e no Sudeste. Mesmo assim, os números também são animadores para quem vive em outras partes do país. Roraima, por exemplo, tem o quinto maior índice de cervejarias por habitante, o que pode ser um mercado interessante a ser explorado.

 

Clientes pagam caro pela cerveja certa

O público desse tipo de produto pode ser bastante exigente quanto à qualidade, mas certamente está disposto a pagar por isso. Quem compra cervejas artesanais sabe que pode custar caro, mas aceita valores bem acima do mercado convencional. Muitos consumidores são grandes promotores de marcas nas quais confiam e a maioria está aberta a dar oportunidades para novos produtos, desde que sejam estimulados corretamente.

 

Consumo constante

Há quem beba todo dia, mas o hábito está mais relacionado com a reunião de amigos e familiares. Esse ritual de estar junto compartilhando uma boa cerveja em festas, churrascos e aniversários pode ser um grande impulso para sua marca. O boca a boca, imprescindível para qualquer negócio, é feito de forma orgânica e lucrativa. Sua loja online pode ser bem sucedida ao oferecer opções de compra em pequenos lotes para consumo próprio e também vantagens para quem quer comprar uma quantidade maior, visando eventos. Para se inspirar, veja um mapeamento das principais razões de compra de cerveja domiciliar.

 

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Opções de modelo de negócio

Para quem está começando no ramo, uma forma segura de se estabelecer é realizar parcerias ou se tornar franqueados de marcas de renome. Outro modelo interessante é o de criar clubes de assinatura para que seus clientes recebam em casa produtos diversos. Se optar por este tipo de abordagem, capriche nas embalagens, na variedade e no relacionamento com seus clientes: fidelizar o público vai ser seu maior desafio. Quem já produz cerveja pode, também, escolher criar um Ecommerce próprio, focado no seu produto. As regras e legislações para fazer isso legalmente podem ser altos, mas há a possibilidade de conseguir uma margem de lucro maior.

 

Bônus: eventos especializados

Quem tem um Ecommerce de cerveja pode fazer muito bom uso do boom de eventos e feiras do segmento. Estar presente em eventos físicos é uma grande jogada para sua loja virtual. Lá estão consumidores e entusiastas de cerveja, além de curiosos que podem se interessar pelo produto. Firmar parcerias na feira de cerveja do seu bairro ou cidade certamente traz uma excelente exposição da marca. E muitas vendas, é claro.

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