Última atualização em 9 de julho de 2018 por
Uma das preferências nacionais, a cerveja é consumida em larga escala no Brasil. Nosso país é o terceiro maior consumidor no mundo. Hoje, é possível encontrar diversas lojas online no segmento. Mesmo assim, o mercado ainda tem muito espaço para novos players. Seja investindo em um modelo de negócios mais abrangente ou se restringindo a estratégias locais e de nicho, é uma ótima oportunidade. Confira aqui um panorama geral e algumas dicas para quem pensa em ter um Ecommerce de cerveja:
Variedade de produtos
O número de cervejarias no país cresceu mais de seis vezes na última década, segundo pesquisa oficial. Ou seja, há uma imensa variedade de produtos disponíveis. Uma boa ideia é fazer um catálogo vasto, em que o cliente possa escolher cervejas exóticas ou desconhecidas. Outra, um pouco mais modesta, é selecionar rótulos do seu estado ou região, incentivando o consumo local. Isso pode ser uma grande vantagem na hora de negociar com seus fornecedores. Também é possível revender cervejas mais acessíveis, com marca já consolidada e público fiel.
Caso esteja pensando em um modelo regional, é bom saber que há oportunidades em todo o país. Segundo levantamento, a grande maioria das cervejarias se encontra no Sul e no Sudeste. Mesmo assim, os números também são animadores para quem vive em outras partes do país. Roraima, por exemplo, tem o quinto maior índice de cervejarias por habitante, o que pode ser um mercado interessante a ser explorado.
Clientes pagam caro pela cerveja certa
O público desse tipo de produto pode ser bastante exigente quanto à qualidade, mas certamente está disposto a pagar por isso. Quem compra cervejas artesanais sabe que pode custar caro, mas aceita valores bem acima do mercado convencional. Muitos consumidores são grandes promotores de marcas nas quais confiam e a maioria está aberta a dar oportunidades para novos produtos, desde que sejam estimulados corretamente.
Consumo constante
Há quem beba todo dia, mas o hábito está mais relacionado com a reunião de amigos e familiares. Esse ritual de estar junto compartilhando uma boa cerveja em festas, churrascos e aniversários pode ser um grande impulso para sua marca. O boca a boca, imprescindível para qualquer negócio, é feito de forma orgânica e lucrativa. Sua loja online pode ser bem sucedida ao oferecer opções de compra em pequenos lotes para consumo próprio e também vantagens para quem quer comprar uma quantidade maior, visando eventos. Para se inspirar, veja um mapeamento das principais razões de compra de cerveja domiciliar.
Opções de modelo de negócio
Para quem está começando no ramo, uma forma segura de se estabelecer é realizar parcerias ou se tornar franqueados de marcas de renome. Outro modelo interessante é o de criar clubes de assinatura para que seus clientes recebam em casa produtos diversos. Se optar por este tipo de abordagem, capriche nas embalagens, na variedade e no relacionamento com seus clientes: fidelizar o público vai ser seu maior desafio. Quem já produz cerveja pode, também, escolher criar um Ecommerce próprio, focado no seu produto. As regras e legislações para fazer isso legalmente podem ser altos, mas há a possibilidade de conseguir uma margem de lucro maior.
Bônus: eventos especializados
Quem tem um Ecommerce de cerveja pode fazer muito bom uso do boom de eventos e feiras do segmento. Estar presente em eventos físicos é uma grande jogada para sua loja virtual. Lá estão consumidores e entusiastas de cerveja, além de curiosos que podem se interessar pelo produto. Firmar parcerias na feira de cerveja do seu bairro ou cidade certamente traz uma excelente exposição da marca. E muitas vendas, é claro.
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