Vai dar certo? Diminuindo os riscos na hora de montar uma loja virtual

Última atualização em 29 de março de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

montar uma loja virtual

Apesar de todo o otimismo de quem está pensando em montar uma loja virtual, uma velha questão quase sempre passa pela cabeça do empreendedor: afinal, será que vai dar certo mesmo?

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Depois do fator “falta de dinheiro”, a desconfiança sobre o potencial do negócio talvez seja a objeção que mais impede seus projetos de saírem do papel…

Pensando nisso, a equipe do Ecommerce de Sucesso resolveu trazer algumas dicas práticas que vão ajudar você a montar um ecommerce de maneira mais segura, reduzindo consideravelmente as chances de perder dinheiro.

Está preparado? Então pegue papel e caneta e vamos lá!

Não comece com uma estrutura muito robusta

É incrível a quantidade de mensagens de leitores que chegam diariamente até nós perguntando sobre qual plataforma de ecommerce escolher ou como montar um estoque da melhor maneira possível…

Apesar de serem dúvidas muito coerentes, essas perguntas muitas vezes estão sendo feitas no tempo errado.

Se você quer começar um negócio com pouco dinheiro e diminuindo ao máximo as chances de prejuízo, o ideal é que, antes de qualquer coisa, você submeta os produtos ao processo que chamamos de “validação”.

Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?

Pense bem: todo negócio está baseado no desejo ou necessidade de um grupo de pessoas. Se você pensa que tem uma solução interessante para determinado nicho, não basta desconfiar disso, é preciso comprovar!

E você pode fazer isso de maneira simples: crie uma pequena lista inicial de produtos e comece a vendê-los no Mercado Livre, via redes sociais ou mesmo para familiares e amigos.

Converse com potenciais clientes, busque angariar opiniões.

Está vendendo bem? Então utilize os lucros para adquirir mais mercadorias e ir para o próximo degrau do negócio.

É importante notar que, ao começar enxuto, você elimina custos com montagem de estoque, aluguel de plataforma, fotografia profissional de produtos etc.

Não faz sentido investir em tudo isso sem saber se os seus produtos realmente interessam ao público, certo?

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Você pode trabalhar com o estoque do fornecedor

E por falar em custos com o estoque, também é relevante citar que esse será um dos maiores (se não o maior) gastos que o empreendedor terá na hora de montar uma loja virtual.

Sendo assim, nada impede que você também simplifique esse processo. Pesquise por fornecedores do seu mercado, explique a situação e mostre que, antes de montar um estoque mais robusto, você pretende validar a linha de produtos.

Nada impede, por exemplo, que no começo você trabalhe no modelo “Just in Time”, comprando do fornecedor somente depois que o cliente compra de você.

Invista um bom tempo no planejamento do negócio

Por fim, nada pode economizar mais tempo e recursos financeiros que um planejamento bem feito.

Apesar de ser extensamente ignorada por empreendedores do mundo inteiro, essa etapa é fundamental para que você conheça clientes, concorrentes, fornecedores e entenda exatamente o que precisa oferecer caso queira se diferenciar (e sobreviver) no mercado.

Leia bastante sobre o tema, invista muitas horas no planejamento do seu ecommerce e diminua os riscos de as coisas darem errado!

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Gostou de saber mais sobre como diminuir os riscos na hora de montar uma loja virtual? Caso tenha outras sacadas que não foram citadas no texto, escreva um comentário abaixo para ajudar os outros leitores!

E se quiser continuar aprendendo muito sobre o mundo das lojas virtuais, não deixe de conferir o vídeo abaixo!

Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala sobre como você pode começar a sua operação em marketplaces:

Palestra Online Gratuita: “Como Montar seu Ecommerce do Zero”

Você quer montar uma loja virtual de sucesso e não sabe muito bem por onde começar?

Então a palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero” é a chance de aprender!

Ministrada pelo especialista Bruno de Oliveira, a apresentação está ajudando centenas de empreendedores a montarem um plano de ação para finalmente dar o “start” em seus negócios.

Se interessou? O conteúdo é totalmente gratuito e está disponível online. Acesse e aproveite!

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