Como preparar seu Ecommerce para o Dia do Consumidor

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

O Dia do Consumidor está se aproximando e é uma grande oportunidade para você aumentar as vendas do seu Ecommerce. Celebrado no dia 15 de março, esta data movimenta uma semana inteira de ofertas e está crescendo a cada ano.

Apesar de ainda não ser uma data comemorativa tão famosa quanto a Black Friday, a Semana do Consumidor chegou a faturar R$ 1,174 bilhão no ano passado.

Para aproveitar essa data da melhor forma, confira as dicas abaixo!

Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor

1 – Análise e planejamento

Em qualquer ação que você fizer no seu negócio, isso é fundamental. E não é diferente no Dia do Consumidor.

Veja os dados de suas vendas na mesma época em anos anteriores. Entenda o que pode ser melhorado para planejar suas ações.

Após a análise, trace seus objetivos.

Essas datas também são uma ótima alternativa para você conquistar mais público e fazer sua marca ser vista. 

2 – Verifique sua plataforma

Verifique se tudo está bem na sua plataforma, se ela será capaz de suportar a demanda de vendas que você projetou. 

Uma plataforma que não esteja funcionando 100% pode acabar com sua estratégia.

3 – Ofereça benefícios

Ofereça benefícios atraentes para o seu público-alvo. 

Algumas marcas tendem a aumentar o valor do produtos antes dessas datas, mas não faça isso! Essa estratégia pode acabar com a sua reputação no mercado. Nunca tente tirar vantagem do seu cliente.

Na análise e planejamento, entenda o que pode ser feito para que você aumente o faturamento, não o contrário.

4 – Foque nos produtos mais recorrentes

Oferecer bons descontos do seu produto estrela é uma boa estratégia para essa data. Tornar esse produto mais atrativo é uma forma de conseguir atingir novos clientes.

Esta pode ser uma ótima forma de você criar mais audiência e aumentar sua base de consumidores.

5 – Divulgação

A divulgação deve ser feita com antecedência, preparando o consumidor para a data. 

Não esqueça de mensurar essas divulgações. Esses dados podem ser úteis para ações futuras. Com elas, você consegue entender melhor o comportamento dos seus consumidores.

Faça divulgações nas redes sociais. Mas você pode focar mais força naquelas que você tem mais engajamento, pois provavelmente é onde tem mais clientes em potencial para comprarem nessa época.

6 – Identidade da campanha

É sempre interessante criar identidades de campanhas como o Dia do Consumidor. Isso gera no cliente uma sensação de uma data especial. 

Como esse dia é voltado para ele, crie uma identidade com a qual ele se identifique. Mude o layout da sua loja, use cores específicas para essa data e as use em todo o seu conteúdo nessa época.

Uma dica é também criar e-mail marketing personalizados para os clientes que mais compram com você. Isso faz eles se sentirem especiais e gera uma aproximação com a sua marca.

7 – Tenha estoque

Oferecer produtos sem tê-los gera uma experiência ruim entre seu cliente e sua marca, até porque vai atrasar na entrega. Portanto, esteja preparado e tenha um estoque que suporte suas projeções.

8 – Formas de Pagamento

Oferecer todas as formas de pagamento possíveis aumenta a chance do consumidor realizar a compra.

9 –  Cross sell e Upsell

O Dia do Consumidor pode ser uma oportunidade de você praticar o Cross sell e Upsell e aumentar o ticket médio da sua loja.

O Cross sell é uma técnica que oferece combos e descontos de acordo com os produtos que o cliente selecionou no carrinho de compras.

Já o Upsell consiste em adicionar um bônus ao produto que o cliente colocou no carrinho, aumentando o preço final do produto por conta desse bônus.

Clique aqui para saber mais sobre Como vender mais em sua loja usando a técnica de upsell.

10 – Documente os resultados

Tudo que você fizer vai gerar dados muito importantes para suas próximas ações. Portanto, documente seus resultados para poder criar estratégias para próximas datas.

Adquira novos clientes, mas não esqueça os antigos

Em datas como o Dia do Consumidor, as chances de você atingir novos clientes é enorme. Mas tudo depende das suas estratégias…

Por isso, sempre analise todas as suas ações anteriores e guarde todos os documentos de estratégias novas. Elas serão uma forma de você avaliar melhor o que funciona ou não.

Porém, só atrair novos clientes e não mantê-los pode não ser uma boa estratégia. Você precisa usar técnicas novas para criar experiências positivas e fidelizá-los.

Em um negócio saudável e crescente, os clientes antigos nunca são ignorados. Eles são muito importantes para novas vendas, pois já conhecem a sua marca e possuem confiança no seu negócio.

Portanto, o próximo passo que você deve dar após atrair novos consumidores, é entender fidelizá-los e aumentar seus tickets médios.

Se você está interessado em entender melhor como aumentar o Lifetime Value do seu Negócio, confira o artigo abaixo:

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