Qual o segredo do copywriting e porque ele permite criar textos poderosos?

Última atualização em 7 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

copywriting

Você usa a escrita persuasiva, o copywriting, nos conteúdos do seu negócio? Sejam eles posts em um blog ou até mesmo descrições para seu ecommerce?

Se sim, você já se perguntou o porquê o copywriting consegue ser tão poderoso?

As técnicas de copywriting estão cada vez mais conhecidas pelo público, tanto pela sua publicação em livros, conteúdos digitais e profissionais da área.

Empregado corretamente, o copywriting é altamente eficaz para melhorar os resultados buscados em uma comunicação com o público. Alguns exemplos desses resultados podem ser, no âmbito digital, um aumento no número de leads e uma maior taxa de conversão.

Ou seja, vendas.

Continue lendo esse artigo para descobrir o segredo que está por trás do poder do copywriting.

Conexão com a persona, componente essencial em todo copywriting

Muito se fala da persuasão, que falaremos no próximo tópico, como o grande trunfo e segredo do sucesso do copywriting. Porém, um ponto esquecido por muita gente é que o copywriting eficiente é aquele que gera conexão com o público, com a persona do negócio.

Tão importante quanto a persuasão, gatilhos mentais, etc é que o leitor consiga se sentir ligado às palavras do conteúdo escrito com copywriting. A mensagem deve ser sentida como algo inspirador para o leitor.

Algo como “Eu sou assim também, então eu consigo fazer isso se você conseguiu”, ou ainda “Eureka! Era justamente isso que estava pensando, essa é a resposta que preciso”.

Um texto que consiga alcançar esse resultado em seu leitor está consegue criar uma conexão com o público. E aqui que reside um grande segredo para o sucesso do copywriting. Que é do conectar-se ao leitor, fazendo com que ele tome uma ação mais facilmente.

Escrita persuasiva, bem mais que gatilhos

Existem “copywriters” que alegam que tudo o que é necessário para criar bons textos persuasivos é o uso dos gatilhos mentais corretos. Alguns chegam a escrever artigos com praticamente “receitas de bolo” de gatilhos para fazer bons textos com copywriting.

Como se a escrita persuasiva do copywriting se resumisse a usar um tanto de escassez, um bocado de autoridade e um monte de prova social.

Conseguir persuadir e engajar o leitor de um texto a tomar uma ação envolve bem mais que gatilhos mentais.

Se o objetivo for realizar uma venda, elementos como o princípio do benefício e da transformação devem estar presentes. O princípio do benefício consiste em apresentar o que o produto pode trazer de bom para o leitor, as vantagens que propicia e dores resolvidas por ele.

Já o princípio de transformação se baseia inserir frases e argumentos que levem o leitor a ver possibilidades de transformação em sua vida após tomar a ação. No caso de uma venda, é preciso fazer o leitor imaginar sua vida transformada pelo produto após a compra.

<< Está buscando o segmento ideal para sua loja? Confira nesse artigo os 10 maiores mercados de ecommerce do Brasil>>

Apelo emocional, uma bala de prata no copywriting

Um dos maiores segredos usados pelo copywriting para gerar textos poderosos é o uso do apelo emocional.

Na verdade, o uso das emoções já é extremamente poderoso em si ao se tratar do comportamento do consumidor. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, empresas que investiram em gerar conexão emocional com seu público conseguem melhores resultados.

Eles dão o exemplo de um grande banco que lançou um cartão de crédito para o grupo conhecido como Millenials. O objetivo de criar conexão com esse público foi tão bem-sucedido que o uso desse cartão aumentou em 70% entre os usuários. Além disso, o aumento na taxa de abertura de contas foi de 40% apenas em função desse cartão.

Com base nisso, é fácil enxergar porque textos com copywriting que geram resultados apelam para as emoções.

Além disso, existe uma grande variedade de emoções que podem ser usadas em textos com copywriting. Muito além do medo e da cobiça, é possível levar leitores a ação por outras emoções. Dentre elas podemos citar o patriotismo, altruísmo, orgulho, paixão, confiança, etc.

Agora você conhece alguns dos maiores segredos para o copywriting ser tão poderoso. Cabe apenas passar a aplicar corretamente a técnica em seu negócio e impulsionar seus resultados.

Garanta informações de valor em primeira mão

Esteja sempre bem informado sobre o mercado de ecommerce, técnicas de vendas e métodos para impulsionar suas vendas e resultados digitais.

Ao assinar nossa newsletter, você garante acesso a muito mais do que se tornar membro da nossa Lista Vip.

Você garante ficar por dentro das nossas atualizações, sendo informado sobre novos posts e muito mais.

Todo dia tem conteúdo exclusivo por aqui, contribuindo ainda mais para o sucesso do seu negócio.

Dê esse passo em direção ao seu sucesso agora mesmo.

Boas vendas e até breve!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.