Última atualização em 8 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
O contrato com os Correios quase sempre causa dúvidas no empreendedor que está começando. A partir do momento em que o seu ecommerce faz a primeira venda, é completamente natural que a questão torne-se cada vez mais urgente.
Percebendo que ainda não temos nenhum texto sobre o assunto por aqui, a equipe Ecommerce de Sucesso resolveu criar um pequeno guia que vai responder a todas as suas perguntas sobre o tema:
- Qual o momento ideal de fazer o contrato com os Correios?
- Quais as vantagens do contrato com os Correios?
- Quais são os descontos desse contrato?
- Existe limite mínimo de vendas?
Confira todas essas respostas no texto de hoje!
O que é o contrato com os Correios?
Antes de partir para níveis mais detalhados sobre o assunto, temos que desfazer uma confusão que sempre acontece quando falamos sobre esse contrato.
Ao contrário do que alguns pensam, o contrato com os Correios não serve apenas para ecommerce, podendo ser feito também por qualquer outra empresa, seja ela um escritório, loja física ou banca de jornal.
Nesse caso, não há limite mínimo para o contrato com os Correios, o que existe é uma fatura que chega todos os meses… Tudo o que você gasta com os Correios vem nessa conta, que funciona mais ou menos como uma linha de crédito.
Se essa conta “estourar”, ou seja, se o limite máximo de gastos for ultrapassado, você fica impossibilitado de realizar novos pedidos, tendo que pagar a fatura para que mais crédito possa ser liberado — exatamente como acontece com um cartão de crédito.
Contrato com os Correios com foco para o ecommerce
Agora que você já entendeu que o serviço de ecommerce pode ou não estar incluso no seu contrato com os Correios, vamos falar um pouco mais sobre esse serviço especializado (que é o que realmente interessa).
Há algum tempo os Correios possuiam a modalidade eSedex para atender as operações de ecommerce do país. Se você quiser saber um pouco mais sobre por que ela foi descontinuada, basta dar o play no vídeo abaixo (quem fala é o especialista Bruno de Oliveira):
Com o fim do eSedex, os Correios logo lançaram outro serviço focado em atender a demanda de quem vende pela internet: o próprio Sedex. Foi aí que surgiram os Sedex 1, 2 e 3:
Sedex 1: limite mínimo de R$15 mil a serem gastos mensalmente com os Correios. O lojista ganha um desconto que gira em torno de 50%.
Sedex 2: limite mínimo de R$5 mil a serem gastos mensalmente com os Correios. O lojista ganha um desconto que gira em torno de 40%.
Sedex 3: limite mínimo de R$500 a serem gastos mensalmente com os Correios. O lojista ganha um desconto que gira em torno de 30%.
Como fazer um contrato com os Correios?
Se você chegou até aqui e está perguntando-se sobre como fazer um contrato com os Correios, provavelmente gasta pelo menos R$500/mês com as entregas, certo?
Se for o caso, é muito simples: entre em contato com a agência mais próxima e peça orientações detalhadas para prosseguir com a parceria. O contrato com os Correios costuma demorar de 60 a 90 dias para ficar pronto.
Tem mais dúvidas sobre o assunto? Então não se esqueça de deixar um comentário abaixo… Sua opinião é sempre muito importante para nós!
Conheça o Ecommerce na Prática!
E se você já tem ou está pensando em montar um ecommerce, não pode deixar de conhecer o Ecommerce na Prática, maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico.
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz artigo diários exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e muito mais… Acesse o site e bons estudos!