Como vender no Instagram: jovem de 23 anos já vende 500 peças/mês

Última atualização em 19 de julho de 2021 por Maria Alice Medeiros

Já não é novidade dizer que a internet mudou a maneira com que fazemos negócio. O surgimento do Facebook, por exemplo, há tempos vem impactando diretamente no faturamento de diversas marcas do mercado. Hoje, vamos falar de outra rede social: você sabe como vender no instagram?

A empresa de Mark Zuckerberg já acumula mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Destes, mais de 50 milhões são brasileiros. O Brasil é está entre os 5 países que mais utiliza o aplicativo.

Quando os empreendedores pensam sobre como vender no instagram, o que mais chama a atenção é a dinâmica da rede social.

Por mais que Facebook e Twitter sejam ótimas plataformas de engajamento e geração de tráfego, o Instagram é uma rede social ideal para os negócios: priorizando fotos e vídeos, ele faz da estética um elemento propulsor de novas ideias e desejos.

como vender no instagram

Vendas no instagram: jovem de 23 anos já vende centenas de peças todo mês

Geralmente, quando se pensa em montar um ecommerce de sucesso, a ideia de criar um site é unânime. Entretanto, você não precisa de uma loja virtual para vender online.

A jovem empreendedora Daniela Baratella, de 25 anos, foi uma das que apostou no Instagram para criar sua marca. Ela começou empreendendo exclusivamente pela plataforma, o que foi uma ótima escolha de modelo de negócio.

Segundo a empresária, em entrevista para a Folha de São Paulo, a ideia era fazer o marketing “99% via instagram” e atingir o público feminino jovem interessado em bijuterias.

Hoje, com mais de 28 mil seguidores, Daniela já tem a ajuda de outros funcionários e faz as vendas no Instagram de forma integrada ao Whatsapp. Certamente, a modernidade permitiu um modelo que seria impensável há alguns anos atrás, mas muito lucrativo para a empreendedora.

Segundo a empreendedora, seu diferencial é o fato de a marca estar entendendo seu público-alvo, fator decisivo quando se trata de vendas no Instagram. “A cada troca de coleção é feito um novo editorial com uma modelo”, conta Daniela.

Leia mais: Como planejar e montar um ecommerce de sucesso?

Apesar de ter começado exclusivamente pelo instagram, ela sabe que essa não é a única maneira de vender pela internet. Agora que se formalizou, a loja estreou sua primeira loja online e hoje conta até com showroom.

como vender no instagram - colares

O que diz o Instagram

Para Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook e do Instagram para a América Latina, não é nenhuma surpresa que um negócio como o de Daniela Baratella agrade tanto ao público.

“O setor têxtil e o de moda são os que mais beneficiam-se com as vendas no Instagram, pois são justamente os que melhor se adaptam ao uso da ferramenta”, complementa Fusco em entrevista à Folha.

A fala da executiva é bastante relevante para quem quer saber mais sobre como vender no instagram. Para fazer isso, além de apostar em bom gosto na gestão das imagens, também é preciso compreender qual o seu público dentro da plataforma.

como vender no instagram - computador

Como vender no Instagram: mais casos de sucesso

Não foi só Daniela que viu potencial no Instagram para vender seus produtos. Os cariocas Matheus Almeida e Bernardo Cordeiro também seguiram esse caminho, com a marca .PORMENOR, focada em moda urbana (streetwear).

A empresa aposta na cultura do subúrbio do Rio de Janeiro para criar peças exclusivas, e vem conseguindo faturar com isso.

Os dois sócios têm 23 anos, trabalham fora e se dedicam à marca no tempo livre. Criada em 2016, a .PORMENOR vende uma média de 100 peças por mês e fatura cerca de 10 mil reais.

Apesar de também usarem o Facebook e o site próprio para as vendas, Matheus afirma que o Instagram é o foco da empresa, o que deve continuar nos próximos anos:

“Hoje, 80% do nosso faturamento vem do Instagram. É uma rede social altamente visual, e o público que consome moda online compra com os olhos”.como vender no instagram - .pormenor

Veja mais: Como começar seu comércio eletrônico do zero?

Ainda no segmento de moda, a jovem Letícia Vaz começou a empreender aos 18 anos, com a @lvstore_oficial, e apostou suas fichas na rede social.

A marca foi criada em 2015 e hoje já conta com confecção e criação próprias. Letícia é responsável por desenhar a maior parte das peças, que são desenvolvidas por uma equipe de modelistas profissionais.

A LV Store é focada no público jovem e universitárias, especialmente pelos hábitos de compra desse grupo, já acostumado a consumir pelas redes sociais.

Segundo Letícia, ao oferecer produtos através do site e de sua conta no Instagram, sua margem de lucro chegou perto dos 400%. 

como vender no instagram - roupas

Mas não é só para o segmento de moda que o Instagram pode representar um modelo viável.

O jovem Eduardo Seidel, de 16 anos, revolucionou o negócio da família, que produz café.

Eduardo criou um tutorial sobre como vender no instagram para seu avô, Francisco Gonçalves, de 73 anos.

Atualmente, o perfil do Café Sr Chiquinho ultrapassou os 24 mil seguidores. Desses, 20 mil vieram nos 4 dias após o neto postar no twitter que estava ajudando seu avô a empreender nas redes sociais.

O adolescente se tornou responsável por administrar o Instagram da empresa, fazendo as postagens e respondendo aos comentários. Ele envia a lista de pedidos para Francisco, que envia os produtos para os clientes.

como vender no instagram - cafe sr chiquinho

Ficou inspirado por esses jovens empreendedores? Preste muita atenção no que tenho para te contar caso você tenha vontade de se tornar um empreendedor de sucesso!

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