Última atualização em 12 de dezembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
O final do ano vai chegando e, com ele, surge a questão: como fazer o meu ecommerce vender mais no Natal?
Bem, em primeiro lugar precisamos dizer que a pergunta é bastante natural. Tanto para o varejo online quanto para o varejo físico, as compras de final de ano representam grandes oportunidades de faturar alto.
Em relação às mudanças que você pode fazer em seu site ou redes sociais para vender mais no Natal, saiba que são muitas! Hoje falaremos de 9 delas. Confira!
9 Insights para lojas virtuais que querem vender mais no Natal
Para vender mais no Natal, seu ecommerce deve:
1 – Atualizar campanhas nos principais comparadores de preços
Nós sabemos que, durante o ano, você nem sempre dá a atenção que deveria aos comparadores de preço (como Zoom e Buscapé, por exemplo).
Por outro lado, em eventos como Natal ou Black Friday, quando o consumidor senta em frente ao computador já com a intenção de gastar um pouco mais, ele costuma ser mais cuidadoso e pesquisar bastante.
Sendo assim, a utilização dos comparadores de preço explode nessa época do ano, e, se o seu ecommerce não estiver nesses sites, você estará desperdiçando boas oportunidades.
Leia mais: Como escolher a melhor plataforma para o meu ecommerce?
2 – Manter informações de contato no topo da loja
Outro aspecto muito importante a ser trabalhado é o seu atendimento.
Para facilitar as coisas para o cliente, procure deixar todas as informações de contato no topo da loja, visível a todos aqueles que acessarema página. Faça o mesmo com as redes sociais.
Se possível, disponibilize também um número de Whats App para atendimento. Você vai se surpreender com a quantidade de vendas que pode fazer (e problemas que pode resolver) por lá!
3 – Apostar forte em uma mensagem de segurança
Mesmo que você já promova um ambiente seguro para os seus clientes, ainda não basta… É preciso conscientizar o mercado sobre isso.
Exiba selos na página inicial do seu site, trabalhe com mensagens de segurança, patrocine alguns anúncios temáticos no Facebook etc. Tudo isso para mostrar ao e-consumer que, ao comprar de você, ele estará fazendo negócio com uma empresa séria.
4 – Atualizar as fotos dos produtos
Se você quer vender mais no Natal, terá que trabalhar pensando, especificamente, em campanhas natalinas.
Sendo assim, que tal atualizar todas as suas fotos e dar um toque natalino a elas? Aproveite para melhorar a qualidade das imagens e corrigir possíveis erros!
Isso faz com que o seu site entre no clima das festas de fim de ano e torne-se muito mais convidativo.
5 – Melhorar as estratégias SEO
Natal também é hora de melhorar o SEO!
Lembre-se: o Search Engine Optimization é um ativo do seu ecommerce, procure melhorá-lo dia após dia e os resultados aparecerão.
6 – Promover vendas com frete grátis
Vender com frete grátis durante o ano inteiro é para poucos… A maioria dos pequenos e médios empreendedores do ecommerce não tem caixa para isso.
Por outro lado, trabalhar com campanhas de frete grátis durante o Natal pode ser um diferencial e tanto da sua loja — mesmo que seja somente para as regiões que mais compram de você.
7 – Trabalhar com descrições inéditas
Assim como as imagens dos produtos, as descrições são outra forte arma do ecommerce que muitos empreendedores ainda subestimam.
Com a chegada do Natal, crie (ou contrate alguém para criar) novas descrições para os produtos.
Seja original, aprimore o SEO, tire todas as possíveis dúvidas e lembre-se de que é preciso dar água na boca do consumidor.
Veja mais: Sua loja virtual não vende por causa disso
8 – Apostar em campanhas personalizadas de marketing digital
O marketing digital deve ser uma prioridade na vida do empreendedor durante o ano inteiro, mas, no Natal, as campanhas tornam-se ainda mais importantes.
Trabalhe com email marketing e links patrocinados em suas principais redes sociais — sempre com mensagens temáticas relacionando seus produtos ao clima natalino.
9 – Fazer testes A/B
E, por último, ninguém consegue vender mais no Natal sem antes fazer MUITOS testes!
Empreender é testar. Só através da tentativa e erro é que podemos evoluir.
Seja nos títulos do email marketing, nas imagens do Facebook Ads ou mesmo nas descrições dos seus anúncios Adwords, faça testes e veja o que mais está funcionando com a sua persona.
Conheça o Ecommerce na Prática
Agora que você já sabe como deixar o seu ecommerce pronto para vender mais no Natal, que tal estudar um pouco sobre marketing, vendas, comunicação, logística e outras temáticas interessantes?
Para fazer isso, acesse o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo!
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