Última atualização em 12 de agosto de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você foi um dos sortudos que estiveram presentes no Viver de Ecommerce Live 2017, provavelmente saiu do evento com uma ideia fixa em mente: a de começar a criar mais conteúdos para o seu blog, fanpage e canal do Youtube.
Muita gente já sabe, mas nunca é demais repetir: criar conteúdo relevante é a forma mais eficiente de construir a sua audiência na internet, gerar autoridade, engajamento e, consequentemente, vender mais!
>> Entre para a Lista Vip e receba novos conteúdos em primeira mão! (100% Gratuito)
Você vive perguntando-se sobre como ter mais ideias de conteúdo para movimentar seu site e redes sociais? Então confira as nossas super dicas de hoje!
Como ter mais ideias de conteúdo? Torne-se uma máquina de criar textos e vídeos!
1 – Veja o que os concorrentes estão fazendo
Uma atitude simples que renderá muitos frutos será preparar uma pequena lista com todos os seus concorrentes que já produzem conteúdo. A partir daí, visite suas fanpages, blogs e canais no Youtube para ver quais temas são os mais vistos, curtidos e comentados pelos clientes…
Anote tudo, crie um planejamento com base nessa pesquisa e depois coloque a mão na massa!
2 – Utilize o planejador do Google
Muitos não sabem, mas o Google tem uma ferramenta gratuita chamada Google Keyword Planner. Através dela, é possível pesquisar termos relacionados ao seu mercado e entender quantas buscas são feitas mensalmente por ele. Veja:
Naturalmente, quanto maior o volume de busca por uma palavra ou frase, maior o interesse das pessoas por ela.
Se preferir, você ainda pode utilizar outras ferramentas como o Keyword Tool ou o Semrush.
3 – Foque nas principais dificuldades do seu cliente
Está com muitos temas em mente e não sabe muito bem por onde começar? Então dê prioridade às “dores” que são mais latentes no dia a dia do seu cliente… Esses temas são os que mais vão interessá-lo em um primeiro momento.
Digamos, por exemplo, que você esteja vendendo suplementos alimentares. Falar sobre “como montar uma dieta simples e rápida para emagrecimento” pode ser bem mais poderoso do que falar sobre “top 10 melhores marcas de suplementos”.
Ambos são temas interessantes, mas o primeiro é nitidamente mais relevante para a sua persona. Pense nisso!
4 – Acorde e vá dormir pensando em conteúdo
Você precisa pensar em conteúdo o dia todo, e não só na hora de escrever ou gravar.
Estava andando na rua e teve um insight? Anote! Rolou a timeline do Facebook e encontrou alguma matéria interessante? Salve!
Crie uma lista com novas ideias de conteúdo sempre que elas forem surgindo. Dessa forma você facilita a sua vida e gasta menos energia na hora de criar textos e vídeos.
5 – Busque ideias de conteúdo fora do Brasil
Independentemente de qual seja o seu mercado, certamente existem lojistas, blogueiros e revistas especializadas em falar sobre ele dentro e fora do país.
Faça uma lista com os principais sites estrangeiros que cobrem o seu segmento e, sempre que necessário, dê uma passada para conferir se alguma novidade interessante foi publicada por lá.
6 – Estimule sua criatividade diariamente
Está se perguntando sobre como ter mais ideias de conteúdo para o seu negócio? A resposta está bem na sua frente: você precisa se tornar alguém mais criativo!
Para isso, leia mais, assista filmes, séries e documentários de diferentes gêneros, faça um caminho diferente sempre que estiver voltando para a casa, aprenda a tocar um instrumento musical, cozinhe algo novo… Todas essas são maneiras de estimular (muito) a sua criatividade!
Conheça o Ecommerce na Prática!
E aí, gostou de entender sobre como ter mais ideias de conteúdo para postar diariamente em sua fanpage, blog ou canal do Youtube?
Se quiser continuar aprendendo, acesse já o Ecommerce na Prática, maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico… Lá você encontra artigos diários exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e muito mais! Acesse o site e bons estudos!