Última atualização em 29 de outubro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Muitos leitores chegam até nós se queixando de que, apesar de sua loja virtual já estar no ar e com todas as ofertas configuradas, as vendas simplesmente não acontecem. Afinal, o que essas pessoas estão fazendo de errado?
Bem, na verdade existe mais de uma razão que faz uma loja virtual não vender, mas, em grande parte das vezes, o motivo é muito simples: falta de tráfego.
Pois é, por mais que muitos empreendedores do ecommerce ainda tenham dificuldade em enxergar isso, o tráfego é um elemento fundamental para o sucesso do negócio, e ele não aparece em um passe de mágica.
Taxa de conversão
No ecommerce, temos uma métrica chamada taxa de conversão: ela mede a relação entre os usuários que acessam a sua loja virtual e aqueles que realmente compram alguma coisa.
No Brasil, essa taxa fica em torno de 1%. Nesse caso, o natural é que, de cada 100 visitas, ao menos uma se desdobre em um pedido (é claro que alguns negócios têm taxas maiores e outros menores, mas vamos considerar a média nacional).
Sendo assim, não faz sentido cravar uma meta de 10 vendas por dia para a loja virtual se, no final das contas, o seu site atrai somente 100 visitas diárias. Faz sentido para você?
6 Formas de gerar tráfego para uma loja virtual
Agora que você já entendeu que a geração de tráfego está diretamente relacionada com o aumento nas vendas, vamos falar um pouco sobre algumas maneiras de se fazer isso:
1 – Invista em marketing
A forma mais rápida de se gerar tráfego para uma loja virtual é através de anúncios — e nós recomendamos muito que você utilize essa estratégia.
Mesmo quem está com recursos limitados precisa encarar o marketing como uma prioridade do negócio, pois é ele quem trará mais tráfego, vendas e lucro para dentro da empresa. Se precisar de ajuda, acesse o nosso Manual de Facebook Ads para Ecommerce.
2 – Trabalhe o seu SEO
Quer gerar tráfego para a sua loja virtual? Então comece agora a trabalhar o seu SEO (Search Engine Optimization).
Caso não saiba, o SEO é um conjunto de técnicas que te ajudam a melhorar o ranqueamento de suas páginas no Google, gerando, a longo prazo, diversos acessos gratuitos que chamamos de tráfego orgânico.
Acesse o nosso guia de introdução ao SEO para ecommerce.
3 – Tenha uma fanpage interessante
Nos tópicos 3, 4 e 5 falaremos basicamente sobre criação de conteúdo, que é a chave para o empreendedor que quer multiplicar o número de acessos da sua loja.
Para começar, tenha uma fanpage interessante — nada de publicar somente ofertas por lá. Trate de criar conteúdo, dar dicas interessantes e cultivar uma audiência cada vez maior e mais engajada. Fazendo isso você ganhará confiança, cliques, tráfego e vendas.
4 – Crie um blog
Criar ou não um blog? Para muitos empreendedores do ecommerce essa é uma pergunta bastante difícil de ser respondida…
Na verdade, ninguém discute que, atualmente, um blog é o tipo de ferramenta útil para quase todo negócio… O problema é que essa estratégia traz resultados a médio e longo prazo — o que não é o ideal para aqueles empreendedores que estão “com a corda no pescoço” em busca de vendas.
De qualquer forma, se você tiver disponibilidade, crie um blog e comece a publicar conteúdos lá. Principalmente se o seu ecommerce estiver em nichos como artigos esportivos, suplementos alimentares, alimentação natural, moda e casa e decoração.
5 – Crie um canal no Youtube
Assim como o blog, um canal no Youtube também pode ajudá-lo a construir uma audiência e, consequentemente, gerar tráfego e interesse em sua loja virtual.
A produção de vídeos tem sido uma arma cada vez mais importante no comércio eletrônico. Através dessas peças de conteúdo você consegue pessoalizar a sua marca e trabalhar com o formato de maior alcance hoje dentro do Facebook.
Veja mais sobre pessoalização da marca:
6 – Faça parcerias
Por último, as parcerias também aparecem como uma excelente opção para quem está em busca de resultados a curto prazo…
E aqui não estamos falando somente sobre parcerias com influenciadores digitais, mas também sobre parcerias com empresas não concorrentes que, ao divulgar alguns de seus links, podem multiplicar o tráfego do negócio.
Como vender sem me preocupar com tráfego?
Não se preocupe: mesmo com todas as dicas acima, nós sabemos que nem sempre é fácil gerar tráfego no começo do negócio… Isso porque a empresa está começando e ainda não é tão conhecida pelo mercado.
Uma das alternativas mais eficientes que os nossos alunos têm encontrado para driblar o problema é vender em marketplaces como Submarino e Mercado Livre… Como você provavelmente já sabe, esses sites são famosos e atraem milhões de usuários todos os dias.
Quer saber como os nossos alunos começam nessas plataformas e conseguem alavancar suas vendas lá dentro? Então não perca tempo e acesse a Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”. A apresentação é ministrada pelo especialista Bruno de Oliveira e está disponível gratuitamente na internet!