Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Se você quer melhores resultados, mais cliente e crescer, a sua página precisa estar bem ranqueada no Google. O SEO serve justamente para isso. Aqui, vou te mostrar como aumentar o posicionamento do seu site nas buscas com técnicas bem simples e funcionais de SEO, atraindo mais clientes para sua loja.
O que é SEO?
Segundo estatísticas, 90% das pessoas que pesquisam no Google apenas clicam nos primeiros resultados que aparecem. E, para estar entre essas opções, suas páginas devem estar otimizada de modo que o sistema de busca a reconheça como relevante para a audiência.
É aí que entra o Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). é um conjunto de ações que posicionam melhor o seu conteúdo – de forma orgânica – nas buscas do Google.
Ela é essencial para trazer mais visibilidade e clientes para sua empresa. Afinal, quanto melhor for o seu posicionamento, mais tráfego tende a atrair e o potencial de venda se multiplica.
Como funcionam as pesquisas no Google?
Para montar sua estratégia de SEO, é muito importante entender como o Google funciona.
A primeira coisa para ter em mente é a divisão das buscas: temos os resultados orgânicos (gratuitos) e os pagos.
Os pagos vão sempre aparecer como primeira opção no Google. Ao lado do título do site, estará escrito “Ad” ou “anúncio”.
Para posicionar seu site nesta parte, é necessário configurar anúncios dentro do Google Ads.
Logo após os resultados pagos, aparecem os orgânicos. A ordem que cada página aparece ali é determinada pelo Google Bot – ou robô do Google -, que verifica alguns aspectos das páginas e oferece pontuações. As páginas que oferecem melhor experiência e respondem bem a dúvida do usuário são as que costumam aparecer primeiro.
Como o Google analisa um site?
Para o Google mostrar os sites como resultados de busca, ele precisa analisá los antes, certo?
Só que a análise do robô não é igual à nossa. Ele analisa apenas o que consegue visualizar – textos e códigos. Imagens, por exemplo, não são vistas.
Por isso, se o seu site tem algumas imagens, é muito importante utilizar o texto alternativo (alt text) em todas elas, pois será isso que o robô irá analisar. Uma boa ideia é as palavras-chave na descrição e no nome da imagem.
Se você não usar o texto alternativo, o robô vai entender que tem um grande espaço em branco no seu site e pode considerar que é apenas um layout mal feito. Assim, o Google pode entender que o seu site não é tão bom assim para o usuário.
Além das imagens, existem outros fatores que são analisados. Vou falar um pouco mais sobre eles…
Como chegar ao topo do Google
Lembra quando eu disse que a experiência do usuário é a principal preocupação do Google?
Quando melhor for a qualidade de experiência da sua página, melhor ranqueada ela fica.
Aqui, vou te dar 12 dicas que, se seguidas, podem melhorar o seu ranqueamento. Confira quais são elas:
1 – Tenha Conteúdo de Qualidade
Como uma forma de avaliar o conteúdo dos sites, foi lançado o Google Panda, um algoritmo que analisa os conteúdos com base na experiência do usuário.
E esse é um dos fatores mais levados a sério pelo o Google.
Por isso, tenha bastante preocupação em ter um conteúdo completo, sem erros de linguagem e que traga informações relevante para melhorar o seu ranqueamento.
2 – Tamanho do conteúdo
Por o Google procurar conteúdos completos, ele considera que quanto menor os textos forem, provavelmente não têm tanta informação assim e não são tão bons.
Porém, isso não é uma regra tão rígida. Quem deve definir o tamanho do seu conteúdo é a sua persona. Se ela gosta de textos longos, ótimo.
No entanto, preocupe-se mais em tirar todas as dúvidas dos usuários do que com tamanho. Se seu conteúdo não resolver o problema dessa pessoa, ela irá buscar respostas em outro lugar…
3 – SEO title
Esse é um dos fatores mais importantes para o ranqueamento. O SEO title tem o objetivo de trazer o usuário até o seu conteúdo e garantir uma alta taxa de cliques (CTR)
Para ter um SEO title de qualidade, se preocupe em fazer com que ele tenha aproximadamente 55 caracteres, use a palavra-chave à esquerda e tenha um título mais objetivo.
4 – Título interno
Enquanto o título de SEO é pensado para otimizar os resultados de busca, o título interno tem como objetivo estimular a pessoa a continuar na página. Esses títulos pode – ou não – ser diferentes.
O que você precisa ter em mente é que deve despertar curiosidade da audiência e deixar claro o que vai dizer no texto. Faça apenas promessas que serão compridas quando a pessoa ler o texto.
5 – URL simples
Uma boa URL é aquela que possui o nome do seu site ou do conteúdo, como você consegue ver nesse artigo.
Além disso, se preocupe com que ela contenha a palavra-chave, seja curta, fácil de compreender, seja relacionada ao conteúdo e que tenha hífens.
Já uma URL ruim é aquela que não faz sentido nenhum para o leitor: tem números, é muito grande, tenha pontos ou letras maiúsculas e que use muito subdomínios.
Além da palavra-chave, quanto menos elementos tiver a sua URL, melhor. É importante evitar o uso de números e listas, por exemplo.
Além disso, nunca atualize a sua URL depois do conteúdo ser indexado. Isso afeta o seu ranqueamento.
6 – Heading Tags
As heading funcionam como uma forma de entender qual é a hierarquia das informações do seu conteúdo.
São até seis headings que vão do título (H1) até seus subtítulos (H2 até H6).
Por exemplo, nesse artigo o H1 é o título “SEO: Como melhorar o ranqueamento no Google”, um dos H2 é “Como chegar ao topo do Google” e um dos H3 é “1 – Tenha Conteúdo de Qualidade”
Com elas, é possível mostrar ao Google qual são as informações mais importantes do conteúdo, otimiza a leitura do texto e facilita a interpretação do Google Bot.
Preocupe-se em usar a palavra-chave no H1 (que sempre será o título) e pelo menos em algum H2.
7 – Uso de palavra-chave
É através da palavra-chave que os usuários encontram a sua página. Além disso, são essenciais para o Google Bot na hora de avaliar o tema e se a qualidade do seu conteúdo está boa ou não.
Além disso, é muito importante que ela esteja logo no início do conteúdo para que o Google reconheça rapidamente que a sua página está falando sobre o tema procurado pelo usuário.
Caso esteja em dúvida sobre qual palavra-chave usar, pode usar duas ferramentas de buscas muito úteis: o SEMRush e o Google Ads.
Vale lembrar que ela precisa ser usada durante o texto: no título (H1), pelo menos em um H2 e H3 e, no mínimo, 8 vezes nos parágrafos.
Procure trabalhar também com sinônimos e palavras que fazem parte do tema em questão.
8 – Tempo de permanência na página
Através desse fator, o Google avalia se o seu conteúdo agrada aos usuários ou não.
Se as pessoas saem rapidamente da sua página, ele entende que o que você posta não é bom o suficiente para manter a atenção das pessoas.
Para fazer com que a sua audiência permaneça mais tempo, você pode aplicar as seguintes dicas:
- Produza conteúdo que seja bem escrito, direto e tire dúvidas.
- Faça uma boa introdução que gere interesse para continuar.
- Use frases que façam conexão como “e tem mais”, “isso não é tudo”…
9 – Otimização das imagens para SEO
Como eu expliquei, o Google não enxerga as imagens como nós. Para ele, se não tiver alt text, elas são apenas buracos no seu site e isso diminui drasticamente o seu ranqueamento.
Para fazer com que o robô entenda que tem uma imagem ali, você precisa seguir os seguintes passos:
- Salvar o nome do arquivo com a palavra-chave separada por hífens;
- Usar o texto alternativo (alt text) fazendo uma descrição da imagem também com a palavra-chave;
- Usar leitores de tela que são muito usados por pessoas com deficiência visual. O leitor recita o alt text para o usuário automaticamente;
- Fazer descrição em imagens quebradas
- Descrição das imagens nas buscas do Google.
- Não usar imagens pesadas que dificultam o carregamento da página.
10 – Linkagem interna
Deixe links de outras páginas dentro do seu conteúdo. Assim, você pode manter o usuário ocupado dentro do seu site e o Google entende que isso é uma boa experiência para eles.
Quanto mais linkagem interna você fizer, mais os robôs vão entender que o seu site tem relevância e que pode criar conteúdo de qualidade.
11 – Design Responsivo
Atualmente, além de ter um bom layout para desktops, o Google está priorizando ainda mais o mobile friendly, ou seja, o design para celulares.
Se o seu site não está otimizado para ser funcional em celulares, o seu rendimento pode cair.
12 – Meta-Descrição
A meta descrição é o texto que fica embaixo do título nas pesquisas do Google.
Por mais que não influencie diretamente no SEO, ele serve para resumir qual é o conteúdo que o usuário irá encontrar na página.
Ou seja, ele é um elemento que pode atrair a atenção do leitor e convidá-lo a entrar no seu site. Isso interfere diretamente na taxa de cliques do seu site.
Para fazer uma boa meta descrição, lembre-se de usar a palavra-chave, resumir o seu conteúdo em 150 caracteres, não mentir e nem usar um pedaço da introdução.
O crescimento do SEO
Aplicando essas dicas, sem dúvidas o seu ranqueamento no Google vai melhorar.Mais pessoas vão conhecer o seu negócio e, consequentemente, mais resultados você terá.
Estar no topo do Google é uma das preocupações que você deve ter se pensa em crescer o seu negócio.
Mas, junto com ela, vem outras: gestão de estoque, de vendas, de acompanhamento com base no fluxo de clientes que chegarão na sua loja.
Por isso, preparei uma aula grátis com alguns pontos essenciais para o crescimento saudável do seu E-commerce.
Assista agora agora mesmo!
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