Como fazer email marketing: 7 dicas para ser mais eficiente

Última atualização em 27 de outubro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

como fazer email marketing

Como fazer email marketing da maneira mais eficiente possível?

Se você tem uma loja virtual, provavelmente já deve ter feito esta pergunta.

O email marketing, importante ferramenta que ajuda empreendedores do mundo inteiro a criarem relacionamentos mais fortes com seus clientes, possui um ROI (Retorno Sobre o Investimento) impressionante de 4300%.

É isso mesmo: a cada R$1 investido, em média, no seu serviço de email marketing, R$43 tendem a ser gerados para o negócio.

Muito legal, não?

Outras razões para apostar no email marketing

Ao contrário do que muitos profissionais do mercado pensam, o email não morreu.

Pelo contrário: em muitos casos, ele ainda é até mais eficiente que as famosas redes sociais. E isso acontece por alguns motivos:

  • Existem 4.3 bilhões de contas de email ativas no mundo atualmente
  • 196 bilhões de emails são enviados todos os dias
  • 91% dos consumidores (online) checam seus emails diariamente
  • Ao contrário das redes sociais, o email é um canal onde você não corre o risco de perder seus conteúdos e clientes por conta de mudanças na plataforma
  • 77% dos consumidores preferem o email a outras estratégias de marketing
  • O email marketing torna a comunicação extremamente íntima e pessoal

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Todos os dados citados neste texto são provenientes da Direct Marketing Association.

Leia mais: Email Marketing para ecommerce: você está fazendo isso certo?

Como fazer email marketing: 7 sacadas para melhorar suas práticas

Dito isso, você provavelmente já se convenceu de que precisa aprender mais sobre como fazer email marketing.

Então confira algumas de nossas dicas que podem ajudar nessa jornada!

1 – Segmente suas listas

Segmentação é a palavra-chave quando o assunto é email marketing.

Divida sua lista em outras listas de acordo com as características do seu público.

Isso torna a sua comunicação mais eficiente, personalizada e, consequentemente, relevante ao usuário.

2 – Pessoas falam com pessoas

Algumas pesquisas recentes mostram que, ao enviar emails com nomes de pessoas (e não de empresas), uma organização aumenta, em média, 3% de sua taxa de abertura.

Por isso, pense duas vezes antes de colocar o nome de sua marca no campo “remetente” dos seus emails.

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3 – Tenha um contexto

Sempre que o assunto for questões sobre como fazer email marketing, é preciso combinar conteúdo e contexto.

Os americanos costumam dizer que eficiência no email marketing é:

  • Right Content
  • Right Audience
  • Right Timing

 

Ou seja: conteúdo certo, para a audiência certa e na hora certa.

Uma mesma peça de conteúdo será muito relevante para alguns de seus leads e desinteressante para outros. É por isso que é tão importante segmentar o público e entender exatamente em qual etapa do funil de vendas cada prospect está.

Veja mais: Como funciona o PagSeguro no ecommerce?

4 – Não invente demais

Não se preocupe demasiadamente com layouts, chamadas mirabolantes, trocadilhos etc.

Faça o simples: crie um conteúdo interessante, objetivo e lembre-se de utilizar um bom verbo para convidar o leitor à ação. O resto é detalhe.

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5 – Você abriria o seu email?

A nossa dica nº 5 é quase óbvia, mas mesmo assim pouco utilizada pelos empreendedores que querem aprender mais sobre como fazer email marketing de forma eficiente.

Sempre que estiver preparando um conteúdo, coloque-se no lugar da sua persona e pergunte-se: se eu estivesse do outro lado da tela, abriria esse email? Ele traz algo realmente valioso para a minha vida?

Seus emails só têm propósito de existir caso estejam, realmente, ajudando as pessoas.

6 – Facilite a vida do usuário

As pessoas andam sem tempo, então precisamos ser mais diretos.

Diga logo a que veio, não floreie demais. Passe sua mensagem já no começo do email e deixe sua CTA (Call to Action) explícita.

Isso será o bastante para atrair os interessados em sua oferta, seja ela qual for.

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7 – Tenha um objetivo claro

Nossa 7ª dica é mais que relevante, é fundamental.

Cada email enviado precisa ter um objetivo claro: fazer com que os leads assistam a um webinar, respondam um formulário, comprem o seu produto etc.

É só tendo uma meta clara como as citadas acima que você conseguirá, ao final do processo, medir se aquela campanha foi bem-sucedida ou não.

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Conheça o Ecommerce na Prática

Agora que você já aprendeu muita coisa sobre como fazer email marketing, que tal começar a se aprofundar um pouco mais no tema “comércio eletrônico”?

Se o seu objetivo é alcançar sucesso com uma loja virtual, nada melhor que investir em conhecimento! Para isso, acesse o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do Brasil sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.

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