Última atualização em 24 de março de 2021 por
O Carrefour Brasil está determinado em expandir seus negócios no país. Prova disso é que a rede varejista acabou de anunciar a compra do Grupo Big, antiga operação do Walmart no Brasil.
Atualmente, o Grupo Big é conhecido por ser a 3º maior varejista de alimentos do país…
E, com a sua aquisição, o Carrefour poderá atingir um total de 60 milhões de consumidores…
E mais:
A compra é a maior do grupo nos últimos 5 anos, algo muito significativo para a estratégia de crescimento da varejista…
Acompanhe este artigo para saber mais detalhes sobre a nova aquisição do Grupo Carrefour. Confira!
Carrefour anuncia acordo com Grupo Big por R$ 7,5 bilhões
O Carrefour Brasil acaba de anunciar um acordo de compra, estabelecido com a Advent Internacional e o Walmart, para aquisição da totalidade das ações do Grupo Big, pela quantia de R $7,5 bilhões.
Na prática, o pagamento da compra vai acontecer em duas etapas:
- Pagamento em dinheiro: 70% do total (R$ 5,25 bilhões);
- Emissão de novas ações: 30% por meio de emissão de novas ações do Carrefour Brasil.
Segundo o Carrefour, a aquisição do Grupo Big vai ajudar na expansão de sua atuação no Nordeste e no Sul, regiões que representam um forte mercado para a varejista.
Além disso, através de um contrato de licenciamento com o Walmart, o Carrefour Brasil também passará a administrar o Sam’s Club, o clube de compras do Walmart…
Entretanto, a conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também dos próprios acionistas do Carrefour. A expectativa é para obter o aval até o ano que vem.
Diante disso, é possível afirmar que o projeto de expansão do Carrefour acontece há algum tempo, como vou explicar em mais detalhes adiante…
Mas, por ora, é válido ressaltar que a aquisição do Big Brasil reforça os planos do Carrefour em se tornar a maior empresa atuante no varejo alimentício nacional…
Não é à toa que a compra é a maior feita pela varejista desde 2017.
Dessa forma, é possível que a parceria entre as empresas seja um sucesso, isso porque os números somados pelas duas empresas são bem animadores…
União Com Alto Potencial de Sucesso
Com atuação no Brasil desde 1995, o Grupo Big possui 387 lojas em 19 estados do país e emprega 41 mil funcionários…
E, ao longo do ano passado, a companhia atingiu uma venda bruta de R$ 24,9 bilhões.
Do outro lado, o Carrefour possui 489 lojas espalhadas pelo Brasil em que atende a 45 milhões de consumidores. E a estimativa é que os clientes da empresa cresçam com a soma de 15 milhões de clientes do Grupo Big.
De acordo com o comunicado, as vendas somadas dos dois grupos chegam a cerca de R$ 100 bilhões…
Por isso, a expectativa do Carrefour é atingir uma contribuição adicional líquida ao Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,7 bilhão por ano – após três anos da conclusão do negócio.
Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, intensifica essa expectativa:
“Juntos, nossa oferta será ainda mais atrativa, completa e competitiva, beneficiando o poder de compra dos consumidores brasileiros e adicionando milhões de clientes ao nosso ecossistema”, afirma o executivo.
Outro ponto de destaque na aquisição é que o Carrefour pretende investir na conversão de bandeiras…
Foco do Carrefour Brasil é a sua Expansão
Em relação a compra do Big Brasil, o Carrefour também planeja converter as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão, e parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club…
Enquanto as demais lojas serão convertidas para a bandeira do hipermercado Carrefour.
Mas os planos do Carrefour para crescer no mercado não começaram com essa aquisição…
No ano passado, a varejista anunciou o lançamento de uma nova plataforma de Ecommerce com o objetivo de aproveitar toda a forte alta do Ecommerce dos últimos meses.
Sendo assim, a aquisição demonstra o quanto o Carrefour está empenhado em expandir os negócios no varejo…
E como também está atento ao seu principal concorrente hoje no mercado, o GPA (Grupo Pão de Açúcar), que já atua em todas as regiões do país…
Na prática, a junção do Carrefour com o Big Brasil tem tudo para beneficiar ambas varejistas. E claro, fazer com que o Grupo Carrefour dê mais alguns passos rumo ao seu objetivo: a liderança do varejo de alimentos no país.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.